domingo, 21 de abril de 2019

SESSÃO SÁBADÃO - #112ª EDIÇÃO

A Páscoa já está no seu final mas aqui ficam os bons votos tardios do blog para você, caro cinéfilo internauta. E para findar esse feriadão com o pé direito, vamos de mais uma edição da Sessão Sábadão. Hoje falaremos de mais uma produção original da Netflix, o longa "Operação Fronteira" lançado no final do mês passado. 
Quer saber quais foram as impressões deste filme por este blogger que vos fala? Então segue a leitura...  

OPERAÇÃO FRONTEIRA - 2019

Elenco: Ben Affleck, Oscar Isaac, Charlie Hunnam, Garret Hedlund, Pedro Pascal, Adria Arjona e Reynaldo Gallegos.


SOBRE O FILME:
Após levantar informações importantes sobre um poderoso traficante que comanda a América do Sul, um ex soldado das forças especiais americanas decide reunir a sua antiga equipe para executar o tal rei do crime e levar uma boa quantia de dinheiro por fora. Porém, situações inesperadas acontecem e os mesmos entram em uma luta constante pela sobrevivência.
Lançado pela Netflix, "Operação Fronteira" é dirigido pelo cineasta J.C. Chandor, responsável por realizar obras competentes como "Até o Fim" de 2013 e "O Ano Mais Violento" de 2014.

PRÓS: Iniciando pelos quesitos técnicos, o longa já demonstra o seu primeiro trunfo. Com uma direção muito boa, o longa também usufrui de uma belíssima fotografia, uma edição perfeita, uma cinematografia grandiosa e uma trilha sonora bacana. Vale ressaltar as ótimas sequências de ação que são bem construídas e coreografadas.(0,5)
O forte elenco é um outro ponto positivo importante de "Operação Fronteira". Com interpretações corretas, o grupo de atores principais desenvolvem uma química muito funcional que possibilita a sensação plena de amizade e companheirismo. Dessa maneira, a ideia de que estes personagens contém um passado aonde passaram por muita coisa juntos, torna-se bastante palpável.(1)
O roteiro é bom e funciona em dois terços da obra. É justamente sua estrutura narrativa que consegue trabalhar todos os personagens principais da trama injetando camadas e personalidade a eles. Assim, a história fica mais ampla e consegue despistar eventuais clichês do gênero.(0,5)
É interessante acompanhar como o filme se desenvolve. A trajetória dos soldados é muito fluida e bem executada, trabalhando de forma bastante eficaz a tensão que cada obstáculo oferece aos protagonistas. É sem dúvida, o ponto positivo mais determinante da obra.(1,5)
Por fim, vale citar os diálogos que entre erros e acertos tem saldo positivo na trama. Mesmo que existam algumas conversações demasiadamente afetadas (concentradas em sua maioria no personagem de Charlie Hunnam), os bons diálogos acertam em cheio (por sua vez, tendo sua maioria concentradas no personagem de Ben Affleck).(0,5)