domingo, 28 de abril de 2019

SESSÃO SÁBADÃO - #113ª EDIÇÃO

Sim, eu sei. "Os Vingadores - Ultimato" estreou nos cinemas na última quinta e todo mundo só fala disso. Como eu não quero ficar de fora, o filme mais comentado dos últimos anos terá a sua vez em uma das próximas edições da Sessão Sábadão, mas hoje falaremos de mais uma produção Netflix lançada neste ano: "Loja de Unicórnios", primeiro longa dirigido por Brie Larson, mais conhecida como a Capitã Marvel. Sendo assim, vamos ao que interessa...

Loja de Unicórnios - 2019

Elenco: Brie Larson, Samuel L. Jackson, Mamoudou Athie, Hamish Linklater, Joan Cusack, Bradley Whitford, Karan Soni, Martha MacIsaac, Ryan Hansen e Annaleigh Ashford.


SOBRE O FILME:
Aficionada pelo universo dos unicórnios desde sua infância, a jovem Kit decide encarar sua fase adulta e se lança no mercado de trabalho aceitando um emprego temporário em uma agência de propaganda. Neste meio tempo, ela recebe cartas misteriosas de uma loja exclusivamente segmentada em vendas do equino mitológico. Interessadíssima em adquirir seu próprio unicórnio, Kit está disposta a preencher todos os requisitos necessários para efetuar sua tão esperada aquisição.
Como dito anteriormente, o longa é o primeiro trabalho da atriz Brie Larson na direção, que também protagoniza a obra.

PRÓS: Como diretora, Brie Larson estréia de forma bem regular. Mesmo não trazendo inovações, sua direção demonstra total controle da mise-en-scène e um jogo de câmera bem elaborado. Os quesitos técnicos como luz, fotografia, edição e trilha sonora também se destacam e somam no resultado final da obra.(1)
Vale dizer que quase todos os atores entregam interpretações propositalmente afetadas. Trata-se de um recurso perigoso pois flerta constantemente com o ridículo, entretanto, a maioria do elenco parece se divertir e conseguem dar funcionalidade a este elemento. Destaque para Samuel L. Jackson e principalmente para a protagonista Brie Larson. Talentosa, ela consegue driblar uma possível desconfiança inicial do espectador tornando a personalidade de sua personagem crível, cativante e cheio de camadas.(1)
"Loja de Unicórnios" está longe de ter uma estrutura narrativa original. Mesmo assim, ele contém um ritmo bem compassado, fluido e sucinto, deixando a história correr tranquilamente até sua conclusão.(0,5)
A maneira de como o roteiro é executado, é de fato problemático (falaremos disso mais tarde). Mas deve-se ressaltar de que ele é bem intencionado e tem uma bela mensagem a se passar. Se o seu coração tiver aberto, poderá ser atingido por ela.(0,5)