domingo, 12 de novembro de 2017

SESSÃO SÁBADÃO - #82ª EDIÇÃO

Última semana bem parada aqui no blog devido a correria do dia a dia, mas acá estamos em mais um domingão para postar mais uma Sessão Sábadão. Hoje, o longa que estrela a edição de número 82 do nosso quadro é o drama "A Ghost Story". Então prepara aquele lençol que você transformou em fantasia no último halloween e vamos ao que interessa...

A Ghost Story - 2017

Elenco: Casey Affleck, Rooney Mara, Will Oldham e Kesha.


SOBRE O FILME:
Dirigido por David Lowery, que já trabalhou com Casey Affleck e Rooney Mara no longa "Amor Fora da Lei" de 2013, esse drama acompanha a história de um homem que após morrer em um acidente fatal, retorna em forma fantasmagórica para acompanhar a sua esposa que se encontra em estado de luto e depressão.

PRÓS: Há quem possa dizer que "A Ghost History" tenha um ritmo severamente lento e paradão. Mesmo sendo um potencial problema para uns, a maneira morosa que o filme conduz sua história abre espaços para que o espectador se apegue e invista na mensagem que o roteiro quer passar. E nesse quesito, o longa tem uma gama de assuntos para refletir. Nuances de um relacionamento ordinário, a dor do luto e como encará-lo, o medo de mudanças, a saudade e principalmente o poder que o tempo tem, são devidamente retratados e trabalhados nessa história.(1,5)
O filme é completamente isento de artifícios manipuladores para engajar o espectador e despertar sentimentos em relação ao que está sendo assistido. Ele não apela para um romance exagerado para que exista empatia em relação ao casal protagonista, nem recorre a trilhas sonoras emocionantes para fazer chorar ou sorrir, focando-se apenas na crueza e na realidade existente em sua premissa principal.(1,5)
Apesar de poucos, os diálogos do longa são bem pontuais e funcionam bem como condução narrativa sem cair em atalhos expositivos.(1)
Por fim, vale ressaltar a atuação do pequeno, porém poderoso elenco. Tratam-se de interpretações minimalistas, mas muito claras e verdadeiras em relação aos sentimentos e a essência de cada personagem. Destaque para Rooney Mara, que brilha em pequenos momentos que parecem não dizer nada, mas dizem muito e para Casey Affleck, que demonstra grande talento e expressividade mesmo estando o tempo todo debaixo de um pano.(1)