domingo, 16 de abril de 2017

SESSÃO SÁBADÃO - #52ª EDIÇÃO

Domingão de Páscoa e provavelmente você está comendo um belo pedaço de chocolate meste momento, ou acabando de matar o bacalhau que sobrou de anteontem, ou pronto pra tirar um cochilo pois logo mais tem a missa/culto pascoal. Sendo assim, não tem hora melhor pra dar aquela esticada na mais nova edição da Sessão Sábadão e curtir nossa última análise. O filme escolhido da vez, é nada mais, nada menos do que "Logan", aquele que muitos dizem ser o longa definitivo do personagem Wolverine nos cinemas. Vamos ver o que o blog tem a dizer sobre ele? Então vamos...

Logan - 2017

Elenco: Hugh Jackman, Patrick Stewart, Dafne Keen, Boyd Holbrook, Stephen Merchant e Richard E. Grant


SOBRE O FILME:
Dirigido por James Mangold (o mesmo que dirigiu o último filme do personagem), "Logan" se passa no ano de 2029 e traz um Wolverine debilitado que trabalha como chofer, mas ao conhecer Laura, uma menina que foi transformada em multante, passa a protege-la com unhas e dentes á pedidos de um idoso Professor Xavier.

PRÓS: "Logan" é um filme repleto de pontos positivos, mas iniciarei as citações com o quesito que me impressionou logo de cara: a maquiagem. Mais do que extremamente competente, acabou se tornando um importante recurso para contar a história. É possível ver e sentir todo o sofrimento que compõe os personagens, seja nas cicatrizes, na sujeira, nos olhos vermelhos, nas veias saltadas. Tudo isso se torna potencialmente emersivo para o espectador que acompanha o longa.(1)
A premissa principal do roteiro, por si só, já é bem poderosa, mas as subtramas inseridas ali também funcionam perfeitamente. Com uma ótima pegada conspiracionista, a história não perde força quando focaliza as questões organizacionais e acaba enriquecendo a obra como um todo.(2)
No quesito atuação, todos estão muitíssimo bem. Os destaques ficam por conta das interpretações de Hugh Jackman, Patrick Stewart e Stephen Merchant. O último citado, foi o que mais me impressionou, pois eu não esperava muito deste ator que formou sua filmografia nas comédias. Em "Logan", ele dá uma convincente composição de personagem, seja nos quesitos técnicos e físicos. Stewart também dispensa comentários e brilha imensamente dando o tom perfeito entre a sabedoria e a insanidade. Mas o destaque principal vai mesmo pra Hugh Jackman. No filme onde se despede do papel que periodicamente exerce desde que se tornou um grande nome em Hollywood, Jackman mostra que conhece bem o seu personagem e tem o domínio interpretativo do mesmo na palma das mãos.(2)