segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

OSCAR GANHOS POR PAPÉIS ERRADOS

Sim, nós amamos o Oscar! Mesmo que ele dê inúmeras mancadas como nomear filmes e atuações que não mereciam ser nomeadas, ou esnobar filmes e atuações que mereciam ser nomeadas, premiar o pior dentre os indicados, sem manter nenhum tipo de coerência ou linha de raciocínio, a gente para tudo pra acompanhar essa cerimônia. Baseando-se nisso, o "Eu e o Cinema" resolveu fazer um post diferente, citando atores e diretores que ganharam o Oscar, mas na ocasião errada. Caso não tenha entendido a ideia, é só seguir adiante que você pega o jeito da coisa:


Martin Scorsese ("Melhor Diretor" - Oscar 2007)

Venceu por: Os Infiltrados
Deveria ter Vencido por: Touro Indomável ou Os Bons Companheiros

Antes de levar o Oscar de "Melhor Diretor" na edição de 2007 pela realização do bom filme "Os Infiltrados", Martin Scorsese estava concorrendo nesta categoria pela sexta vez, e pelo menos quatro das cinco oportunidades anteriores, tratavam-se de produções muito melhores do que essa. Para este blogger que vos fala, a estatueta chegou 26 anos atrasada para o cineasta, que já deveria ter levado na sua primeira indicação a melhor direção por "Touro Indomável" no Oscar de 1981, mas na ocasião a Academia resolveu premiar Robert Redford pelo drama "Gente Como a Gente". Dez anos depois, a mesma Academia teve chances de desfazer a burrada, e premiar Scorsese pelo magnífico "Os Bons Companheiros". Mas por ironia do destino, acabou perdendo para Kevin Costner, outro ator que se aventurava na direção por "Dança com Lobos".
É como uma frase que eu ouvi uma vez: "Para um cara que dirigiu "Taxi Driver", "Os Bons Companheiros" e "Touro Indomável", ganhar o Oscar por "Os Infiltrados" é quase um tapa na cara" - Belotti, Tiago (Canal "Meus 2 Centavos").