domingo, 16 de junho de 2019

SESSÃO SÁBADÃO - #120ª EDIÇÃO

E estamos a postos com mais uma edição da Sessão Sabadão para alegrar seu final de Domingo! Hoje falaremos de "Pokémon: Detetive Pikachu", um dos longas mais esperados desse ano. Então prepare suas pokébolas e seu pokémon preferido e vamos ao que interessa...

Pokémon: Detetive Pikachu - 2019

Elenco: Justice Smith, Ryan Reynolds, Kathryn Newton, Bill Nighy, Ken Watanabe, Chris Geere, Rita Ora, Omar Chaparro, Suki Waterhouse e Karan Soni.


SOBRE O FILME:
Após um evento familiar afetar a vida do jovem Tim, ele decide ir para a cidade de Ryme City aonde humanos e pokémons vivem em comunhão atrás de respostas. Lá, ele se depara com um Pikachú falante que jura ser um detetive e juntos seguem em uma aventura para resolver um mistério que envolve um poderoso Mewtwo.
O longa é dirigido pelo cineasta Rob Letterman responsável por uma filmografia pouco prestigiosa que contém obras como "O Espanta Tubarões" de 2004, "As Viagens de Gulliver" de 2010 e "Goosebumps - Monstros e Arrepios" de 2015.

PRÓS:
Uma coisa que "Pokémon: Detetive Pikachu" faz bem, é estabelecer seu tom logo de cara. Mesclando um humor lúdico (porém não infantilóide) que deixa mais leve a densidade de sua trama principal, o longa se desenvolve com uma atmosfera agradável, constante e muito bem definida.(1)
Muito do humor do filme se dá aos seus diálogos. Quando as conversações não estão investidas em apenas explicar algo necessário para o desenrolar da história, elas são elaboradas com sagacidade e dinamismo se tornando então um dos fatores responsáveis pelo quesito cômico do roteiro. 50% da graça de "Detetive Pikachu" está aqui.(0,5)
No quesito atuação, fora o elenco pouco inspirado porém funcional, apenas os protagonistas se sobressaem. Enquanto Justice Smith consegue passar uma empatia cativante ao seu personagem, Ryan Reynolds brilha como Pikachu em uma pontual performance vocal que contém charme, carisma e um delicioso sarcasmo.(1)
Outro ponto positivo da obra são os quesitos técnicos. Destaque para a bela fotografia, o figurino e a construção de mundo que proporciona uma cinematografia digitalmente eficaz.(0,5)
Os efeitos gráficos merecem um ponto a parte. Mesmo que o recurso se torne carregado uma vez ou outra, em nenhum momento ele incomoda. Muito pelo contrário. A computação gráfica é tão bem feita que se torna peça importante para o sucesso da obra. Dentro disso, vale ressaltar que a escolha de deixar os pokémons com um aspecto mais realista sem "desrespeitar" as suas características originais também se revelam um grande acerto da produção.(0,5)
Para terminar, vai mais meio ponto ao longa pela maneira que o roteiro encaixa determinados pokémons na trama. Mr. Mime, Ditto e Loudred exemplificam bem esse recurso.(0,5)