quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

SESSÃO SÁBADÃO - #43ª EDIÇÃO (ESPECIAL OSCAR 2017)

Mais uma quarta, mais uma Sessão Sábadão Especial Oscar 2017! O filme indicado a premiação da vez é o drama "Manchester à Beira-Mar". Então dê uma pausa nesse seu dia corrido e venha ler mais uma crítica deste blogger que vos escreve:


Manchester à Beira-Mar - 2016

Elenco: Casey Affleck, Lucas Hedges, Michelle Williams, Kyle Chandler, Gretchen Mol e Matthew Broderick

Nota (0/10): 8
Dirigido por Kenneth Lonergan, cineasta com um curto e pouco conhecido cartel de filmes como diretor, mas roteirista de produções famosíssimas como "Máfia no Divã" de 1999, "Gangues de Nova York" de 2002 e até do desenho Doug (sim, o Funny), "Manchester à Beira-Mar" conta a história do solitário e depressivo Lee Chandler, um homem que é forçado a voltar a sua cidade natal para cuidar do seu sobrinho que acabou de ficar órfão e encarar o seu trágico passado de forma inevitável.

PRÓS: "Manchester By the Sea" (no original) se trata de um drama bem conduzido que tem na sua direção um trabalho bem detalhista. Cenas que se estendem mais do que esperado para mostrar personagens interagindo um com o outro, ou dormindo em frente a TV, contemplando o horizonte, ou simplesmente caminhando procurando a saída do estabelecimento, exemplificam bem esse detalhismo. Não são cenas importantes para o desenvolvimento do roteiro, mas ajudam a passar mais veracidade e mais empatia para o espectador que o assiste, entendendo como funciona a personalidade de cada um.
Por falar em desenvolvimento de roteiro, sua condução é muita boa e coerente. A maneira que a história é contada, intercalando flashbacks com fatos atuais, é um recurso muito bem trabalhado que acaba revelando informações importantes eficientemente.
No quesito atuação, temos um elenco muito afiado aqui. Todos estão compenetrados em seus personagens e conseguem passar a essência que cada um pede. Kyle Chandler e Michelle Williams estão costumeiramente perfeitos, e a atriz tem um diálogo no filme que justificou sua nomeação a "Melhor Atriz Coadjuvante" no Oscar desse ano. Já Casey Affleck está impressionante. Pra você que já assistiu ou vai assistir a "Manchester à Beira-Mar" pode vir a pensar que meu elogio ao ator foi um tanto quanto exagerada, pois sua atuação não teve nada demais. Mas é exatamente aí que você se engana, pois a interpretação de Affleck é tão boa, que ele faz o difícil parecer fácil. Não é qualquer um que poderia passar com tanta naturalidade as diversas camadas desse personagem, passeando de forma genuína sobre a linha tênue da introspecção e a explosão. Uma das melhores atuações masculinas do ano, senão a melhor...