quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

SESSÃO SÁBADÃO - #45ª EDIÇÃO (ESPECIAL OSCAR 2017)

Chegamos a derradeira Sessão Sábadão especial Oscar 2017!!! E pra finalizar essa grande fase com chave de ouro, vamos falar do último concorrente a "Melhor Filme" desta edição que ainda não tem a sua análise mais do que abalizada deste blog que você tanto ama... "Lion - Uma Jornada Para Casa" é o longa escolhido para fechar com chave de ouro a fase pré Oscar da Sessão Sábadão. Sendo assim, vamos a ele...


Lion - Uma Jornada Para Casa - 2016

Elenco: Dev Patel, Nicole Kidman, Rooney Mara, Sunny Pawar, Abhishek Bharate, Priyanka Bose, David Wenham e Divian Ladwa

Nota (0/10): 8
Primeiro longa dirigido por Garth Davis, conhecido por realizar programas de televisão, "Lion - Uma Jornada Para Casa" conta a história de um jovem indiano adotado por um casal australiano, que após 25 anos perdido de sua família biológica, decide procurar por suas raízes e voltar para casa.

PRÓS: Para começar a crítica sobre "Lion", inicio de forma bastante contundente. O primeiro ato deste filme beira a perfeição! Isso deve-se pelo seu roteiro poderoso e angustiante que segura a atenção do espectador, mesmo que de forma desconfortável. Outro ponto positivo da parte inicial do longa são as atuações dos atores indianos que protagonizam tais sequências, principalmente a interpretação de Sunny Pawar, que faz a fase criança de Saroo, o protagonista do filme. Com seus olhos extremamente expressivos capazes de passar medo, ansiedade e admiração, o ator mirim consegue alcançar e cativar o coração de qualquer ser humano que esteja assistindo ao longa. Uma atuação que poderia ser nomeada para "Melhor Ator Coadjuvante" do Oscar sem maiores problemas.
Falando de boas atuações e nomeações da Academia, Dev Patel e Nicole Kidman estão muito bem e justificam suas indicações de melhor ator e atriz coadjuvantes respectivamente. O primeiro demora a engrenar, mas quando acha o tom do personagem, dá show e carrega sua trama com muita competência. Já Nicole Kidman dá uma interpretação sucinta, de poucas palavras e gestuais contidos, mas com muita carga dramática no olhar.
Se no primeiro ato o longa se destaca por ser agoniante, no seu ato final a emoção toma conta. Essencialmente belo com um misto de alegria e tristeza, "Lion" consegue fazer chorar sem a necessidade de ser excessivamente manipulativo. O roteiro vai direto ao que interessa sem fazer muitos rodeios e sem encheção de linguiça, conseguindo atingir sua mensagem de forma bem sucedida.