domingo, 12 de março de 2017

SESSÃO SÁBADÃO - #47ª EDIÇÃO

Quadragésima sétima edição da Sessão Sábadão invadindo o meio do seu domingão. E hoje vamos de drama policial: "A Lei da Noite" é o escolhido da vez para ser analisado na crítica da semana. Sem mais delongas, vamos a ela...

A Lei da Noite - 2017

Elenco: Ben Affleck, Zoë Saldaña, Elle Fanning, Chris Cooper, Sienna Miller, Chris Messina, Remo Girone, Robert Glennister e Brendan Gleeson

SOBRE O FILME:
Produzido, roteirizado, dirigido e protagonizado por Ben Affleck, "A Lei da Noite" se passa entre as décadas de 20 e 30 e conta a história de Joe Coughlin (Affleck), um simplório fora da lei que por vingança a um poderoso criminoso, se torna um importante e influente contrabandista de bebidas na antiga América da Lei Seca.

PRÓS: Uma coisa que Ben Affleck já nos provou há algum tempo, é que melhor do que ator, ele é como diretor (seu Oscar de "Melhor Filme" por "Argo" de 2012, é a grande prova disso). Aqui, ele nos dá mais um tostão do seu talento como cineasta. Com um bom jogo de câmeras e bom uso das potencializações dos planos que contam com uma iluminação e fotografia muito convenientes a época em que o filme se passa, sua direção acaba sendo um diferencial relevante no resultado da obra. (1,5)
Ainda falando sobre os dotes técnicos do longa, suas sequências de ação, que são compostas por tiroteios e perseguições automobilísticas, também se tornam importantes trunfos. Envolventes e empolgantes essas sequências se mostram originais, pois é raro ver esse tipo de proposta mais agressiva, gráfica e explosiva em filmes que se passam nos anos 20, e isso me chamou bastante atenção. (2)
No quesito atuação, todos estão bem e completamente inseridos nos ideais de seus personagens. Mesmo com interpretações afetadas por alguns vilões genéricos, no geral tudo está encaixado e nenhuma atuação destoa. Destaco Elle Fanning, que demonstra grande talento sempre quando está em cena, mostrando de uma forma muito verdadeira, as motivações e as incertezas de sua personagem. (1,5)
A maioria dos diálogos neste filme também são muito bons! Bem trabalhado pelo seu bom roteiro e suas boas interpretações, as conversações são intensas, são ambíguas e até angustiantes em um certo ponto. O desenvolvimento desse quesito é o que mais esclarece a essência de cada um deles. (1)
Por fim, vale enaltecer o roteiro de "A Lei da Noite". Com uma premissa interessante e um enredo bem amarrado, o longa acaba formando uma história muito completa pra contar. Seus últimos cinco minutos são surpreendentemente inesperados e termina o filme em um tom insatisfatoriamente realista. (1,5)