domingo, 9 de junho de 2019

SESSÃO SÁBADÃO - #119ª EDIÇÃO

Mais um final de semana chegando ao seu fim, mas não sem antes de mais uma edição da Sessão Sabadão! Hoje falaremos da cinebiografia musical que está fazendo barulho nos cinemas: "RocketMan", longa que conta a história do sempre lendário Elton John. Então prepare sua coletânea de sucessos, seus óculos estrelares e suas fantasias extravagantes e vamos para mais uma análise super bacana do blog "Eu e o Cinema"...

Rocketman - 2019

Elenco: Taron Egerton, Jamie Bell, Richard Madden, Bryce Dallas Howard, Steven Mackintosh, Gemma Jones, Kit Connor, Charlie Rowe, Stephen Graham e Tate Donovan.


SOBRE O FILME:
Dirigido por Dexter Fletcher (o mesmo cineasta que assumiu "Bohemian Rhapsody" de 2018 assim que a produção foi abandonada por Bryan Singer), "Rocketman" passeia pela vida da super estrela britânica Elton John, desde sua infância passando pela sua espetacular carreira musical, sua conturbada vida pessoal e seus excessos destrutivos.
O título da produção recebe o mesmo nome de uma das canções mais importantes da trajetória do cantor.

PRÓS:
A melhor maneira de iniciar as críticas positivas desta obra é pelo seu principal acerto: seu roteiro! Bem elaborado, rico em detalhes, empolgante, emocionante e com uma gama de mensagens bacanas inseridas, sua trama acerta em cheio ao investir na sinceridade de sua história, que mesmo não sendo 100% fidedigna com os fatos ou com a cronologia dos acontecimentos, não perde a essência realista tratando de forma coerente fatores como a personalidade, excessos, decepções e até mesmo o enorme talento do seu protagonista. Tudo isso coopera para que o filme se torne mais palpável e cativante para aqueles que o assiste.(2)
Vale dizer que mais do que uma cinebiografia, "Rocketman" é uma cinebiografia musical. Sendo assim, o longa é repleto de sequências musicais que são inseridas em momentos rotineiros de maneira orgânica. Dito isso, vai o destaque para a coreografia, a entrega e a intensidade que essas sequências proporcionam, se tornando então a alma dessa produção.(1,5)
Diferentemente da maioria dos filmes que eu já citei aqui na Sessão Sábadão, os quesitos técnicos desta vez transcendem as suas funções. Construídos de forma primorosa, a belíssima fotografia, a cinematografia mágica, o ótimo de trabalho de maquiagem, o figurino impecável e os esplendorosos efeitos gráficos e visuais deixam de ser apenas funcionais para se tornarem parte da mecânica que conta a história, tanto que me deparei com pelo menos três momentos grandiosos que ficarão na minha memória graças a todos estes fatores.(1)
No quesito interpretativo, Taron Egerton está voando! Sua atuação se sobressai emocionalmente, fisicamente e musicalmente. Uma performance cativante, empolgante e estonteante... Talvez seja cedo demais mas entreguem um Oscar pra esse homem! Dos demais atores do elenco, todos estão muito bem (até mesmo Bryce Dallas Howard que consegue fazer muito mesmo com a personalidade unilateral de sua personagem).(1,5)