domingo, 18 de março de 2018

SESSÃO SÁBADÃO - #98ª EDIÇÃO

E aqui estamos nós em mais um domingão caloroso para mais uma Sessão Sábadão. Na edição de número 98, vamos de mais uma produção Netflix, a primeira a receber uma crítica do blog neste ano: estou falando de "Aniquilação", longa protagonizado por Natalie Portman e Jennifer Jason Leigh. Então prepare suas armas e seu cérebro para mais esta análise que começa a seguir...


Aniquilação - 2018

Elenco: Natalie Portman, Jennifer Jason Leigh, Tessa Thompson, Gina Rodriguez, Tuva Novotny, Oscar Isaac e David Giasy.


SOBRE O FILME:
Uma das produções Netflix mais esperadas do ano, "Aniquilação" acompanha a jornada de uma bióloga que após o repentino retorno de seu marido desaparecido em uma expedição misteriosa, resolve acompanhar uma equipe de cientistas que vão explorar o lugar aonde ele se encontrava, para tentarem decifrar a força e as anomalias que tomaram conta daquele local. O longa é dirigido por Alex Garland, que no papel de roteirista este envolvido em obras como "Extermínio" de 2002, "Dredd" de 2012 e "Ex-Machina" de 2015 (filme no qual ele também dirigiu).

PRÓS: Apesar de algumas escorregadas (que serão melhor exploradas posteriormente),os quesitos técnicos são bastante eficientes. Compostas de uma belíssima fotografia, um trabalho de maquiagem primoroso, efeitos gráficos, sonoros e visuais bem trabalhados e uma trilha sonora pontual, a produção se sobressai neste setor.(1,5)
O enredo traz uma estrutura que trabalha cautelosamente e se desenvolve com calma sem cair na monotonia. Dessa maneira ele constrói um poderoso clima de suspense e tensão deixando o espectador engajado e inserido nos eventos que o roteiro traz.(1,5)
Por falar no roteiro, é possível salientar positivamente o seus diálogos. Mesmo que auto-explicativos na maioria das vezes, eles são contextualizados de forma tão natural que se tornam muito pertinentes, hábeis e acima de tudo, críveis.(0,5)
No quesito atuação, o longa tem um elenco muito bom em cena. Todos que rondam o núcleo principal, compreenderam a essência de seus personagens e trabalham em cima disso com muita eficiência. O destaque, claro, vai para Natalie Portman, quem em mais uma interpretação de muito talento, entrega uma ótima performance física e emocional, construindo uma personagem forte e determinada, mas ao mesmo tempo, abalada e vulnerável.(1)