domingo, 21 de maio de 2017

SESSÃO SÁBADÃO - #57ª EDIÇÃO

E estamos aqui em mais um domingo que já está no seu fim, totalmente apostos para mais uma Sessão Sábadão. Na nossa quinquagésima edição, vamos com a versão live action de uma das animações mais importantes da história da Disney: "A Bela e a Fera". Sem mais delongas, vamos ao que interessa pois o resto não tem pressa...

A Bela e a Fera - 2017

Elenco: Emma Watson, Dan Stevens, Luke Evans, Kevin Kline, Josh Gad, Ewan McGregor, Ian McKellen, Emma Thompson, Stanley Tucci, Audra McDonald e Gugu Mbatha-Raw.


SOBRE O FILME:
Como dito anteriormente, "A Bela e a Fera" é um live action (filmes com ser humanos) baseado na animação de mesmo nome lançada pelos mesmos estúdios Walt Disney no ano de 1991. O filme se passa em uma antiga vila francesa e conta a história de Bela, uma jovem que para salvar seu pai acaba se tornando prisioneira de um longínquo e obscuro castelo de forma voluntária. Ali ela acaba conhecendo e desenvolvendo uma relação com a Fera, um príncipe arrogante que acaba tendo sua aparência amaldiçoada por uma feiticeira devido seu comportamento mesquinho e sarcástico.
A produção é dirigida por Bill Condon, cineasta de carreira eclética composta por trabalhos que vão desde "Kinsey - Vamos Falar de Sexo" de 2004 até "A Saga Crespúsculo: Amanhecer" de 2012.

PRÓS: "A Bela e a Fera" já demonstra um de seus maiores trunfos logo nos primeiros 15 minutos de filme. Me refiro as belíssimas, nostálgicas e bem conduzidas sequências musicais. "Belle", a primeira canção do longa é tão bem feita que ela é capaz de inserir o espectador na história quase que imediatamente, principalmente aqueles que já tenham uma relação de amor com a obra original. Uma outra coisa importante neste quesito, é o fato de que os próprios atores é que cantam as musicas e seus desempenhos são os melhores possíveis.(1,5)
Uma coisa bacana que o roteiro faz aqui, é elucidar algumas situações que são simplesmente jogadas ou mencionadas na animação noventista. Dessa maneira, os acontecimentos acabam ganhando um peso e um significado maior na trama.(1)
Se cantando os atores estão muito bem obrigado, o mesmo pode se dizer de suas atuações e de suas dublagens. Emma Watson, por exemplo, entrega força, carisma e doçura necessária para montar sua versão de uma das princesas Disney mais significantes do cinema. O mesmo pode se dizer de Kevin Kline, Luke Evans e Josh Gad que está hilário. Dessa vez pude assistir esse filme sem minhas filhas pequenas. Dessa maneira consegui testemunhar os excepcionais trabalhos de vozes dos atores envolvidos. Destaco Ewan McGregor que parece ter nascido pra isso, além de atuar é claro.(2)
Outro ponto positivo são seus efeitos especiais que acabam fazendo um trabalho fantástico na construção de mundo aonde a história se passa e na formação de seus personagens. O CGI é um pouco falho justamente em um dos seus fatores principais que é a Fera. A computação gráfica feita em cima de suas expressões faciais é altamente perceptiva e pouco convincente. Tirando aqui e colocando ali, a nota desse quesito ainda é positiva.(0,5)