segunda-feira, 22 de julho de 2019

SESSÃO SÁBADÃO - #125ª EDIÇÃO

Uns dias atrasados mas cá estamos com mais uma edição novinha em folha da Sessão Sabadão! Hoje, vamos falar daquele que figura como um dos filmes mais esperados de 2019: a versão live-action de "O Rei Leão".
Que a obra original é um clássico cinematográfico poucos descordam, mas será que o seu remake consegue se comparar a animação? Saberemos agora...


O REI LEÃO - 2019

Elenco de Vozes: Donald Glover, Beyoncé Knowles-Carter, James Earl Jones, Chiwetel Ejiofor, Alfree Woodard, Seth Rogen, Billy Eichner, John Oliver, Florence Kasumba, Keegan-Michael Kay, Eric André, John Kani, JD McCrary, Shahadi Wright Joseph, Icaro Sílva (BR) e Iza (BR).


SOBRE O FILME:
Nova versão de uma das animações mais marcantes dos estúdios Disney, "O Rei Leão" narra a trajetória do leão Simba desde filhote até sua fase adulta, passando por todos os dilemas e dificuldades de assumir sua herança e se tornar rei da Pedra do Reino.
Este longa é dirigido pelo ator/cineasta Jon Favreau que tem um vasto currículo contendo obras como "Homem de Ferro" de 2008 e "Mogli, o Menino Lobo" de 2015 como cineasta e "Homem Aranha: Longe de Casa " como intérprete do personagem Happy.

PRÓS:
Para iniciar a crítica, vamos falar daquela que talvez seja a principal proeza deste remake e ao mesmo tempo o causador do seu maior problema: a computação gráfica! Em seu favor vale dizer que este recurso é perfeitamente executado. Extremamente determinante para a abordagem escolhida pela obra, seu CGI é impressionante e seu cuidado com cada detalhe nos presenteia com uma construção de mundo virtualmente perfeita que contém animais realistas e uma cinematografia belíssima e embasbacante que tornam a obra em uma experiência altamente contemplativa.(2)
Como minhas filhas foram dormir na vovó neste fim de semana, pude assistir ao filme em seu idioma original e foi possível analisar o trabalho de voz com muito mais propriedade. É claro que dublar a nova versão de um clássico dos cinemas é um trabalho muito árduo mas neste caso o elenco segura as pontas. Todos (com exceção de dois nomes pontuais) se saem bem e conseguem inserir um pouco de sua própria personalidade dentro das personalidades pré estabelecidas de seus personagens. O meu destaque positivo vai para John Oliver como Zazu, Billy Eichner como Timão e Seth Rogen que está engraçadíssimo como Pumba.(1)
Para não ficar óbvio demais (já que a história é igualzinha a animação de 1994) o roteiro insere pequenas novidades e a maioria delas funcionam, principalmente aquelas que injetam um pouco de coerência em passagens que são brevemente contadas na obra original. No frigir dos ovos não faz muita diferença, mas é bacana ver uma versão mais completa de como a poeira que o Simba levanta chega até o Rafiki, por exemplo. (Spoiler inofensivo só pra quem assistiu ao desenho). É pura perfumaria, mas é legal...(0,5)
Mesmo sendo inferiores e beeeem menos atmosféricos do que na versão original, as sequencias musicas são funcionais e tem seu valor de entretenimento. Interpretadas por belas vozes, seu melhor momento é quando decide dar mais destaque a "The Lion Sleeps Tonight" que originalmente é uma canção coadjuvante.(0,5)