domingo, 11 de março de 2018

SESSÃO SÁBADÃO - #97ª EDIÇÃO

Já faz uma semana que o Oscar rolou e o blog resolveu tirar esses últimos dias pra descansar da correria que foi esse último mês com a nossa fase "Pré-Oscar 2018". Restabelecido e pronto pra outra, vamos comemorar nosso retorno triunfal analisando o filme considerado como a "Melhor Animação" do ano passado segundo a Academia: "Coco", ou no Brasil: "Viva - A Vida é Uma Festa" (mais um pra coleção de títulos que receberam adaptações brasileiras ridículas). Então esqueça a estatueta dourada, prepare seu chapéu de mariachi e a foto do seu tataravô, e vamos ao que interessa...

Viva - A Vida é Uma Festa - 2017

Elenco: Anthony Gonzalez, Gael García Bernal, Benjamin Bratt, Alanna Ubach, Reneé Victor, Ana Ofélia Murguia, Alfonso Arau e Edward James Olmos.


SOBRE O FILME:
Dirigido por Lee Unkrich e co-dirigido por Adrian Molina, "Viva - A Vida é Uma Festa" marca a história da Sessão Sábadão como a primeira animação da Disney/Pixar a receber uma crítica do nosso quadro. 
A história se passa no México e acompanha a jornada de Miguel, um menino que tem como sonho se tornar um grande musico mexicano mesmo com a reprovação de toda sua família de sapateiros. Na busca dos seus objetivos, ele acaba se infiltrando no mundo dos mortos equivocadamente e recebe apoio de Hector, um espírito que não quer ser esquecido pelos seus familiares vivos. 
O filme foi vencedor da categoria de "Melhor Animação" no Oscar deste ano.

PRÓS: Assim como a maioria das animações da Disney/Pixar, "Viva" se sobressai nos quesitos técnicos e visuais. Usufruindo de um ótimo recurso gráfico, o filme consegue construir personagens lúdicos e com um alto grau de detalhes, um mundo divertidamente colorido e uma cinematografia de cair o queixo. Em comparação com "Festa no Céu", animação de 2014 que aborda um tema muito parecido, esta obra faz um trabalho muito mais competente neste quesito... e em outros também.(2)
Um outro ponto positivo do longa é o nível de representatividade que ele insere na sua trama. Por se passar no México e conter um enredo que explora a história do lugar, o filme consegue passar toda a essência da cultura mexicana com muito esmero e cuidado sem cair em esteriótipos baratos. Claro que existem os mariachis, os "arribas muchachos", as tradicionais vestes mexicanas e os senhores de chapéu ostentando grandes bigodes, mas tudo isso é feito de maneira tão sincera que acabam se tornando uma homenagem a tudo que envolve o país latino.(2)
Diferentemente de "Moana" de 2016 e "Frozen" de 2013, os dois últimos trabalhos de mais sucesso da Disney/Pixar dos últimos anos, "Viva - A Vida é Uma Festa" tem poucos momentos musicais. Mesmo assim, as canções que tem são muito boas. Destaque para "Remember Me", que além de bonitinha é tocante e emocionante.(1,5)
Por não assistir o filme no áudio original (assisti com minhas duas filhas pequenas), não posso opinar sobre o desempenho vocal do elenco original que conta com nomes importantes como Gael García Bernal (voz do Héctor) e Benjamin Bratt (voz de Ernesto de la Cruz). Por sua vez, a dublagem nacional faz um bom trabalho e não deixa a peteca cair. Destaque para Arthur Salerno que brilha na voz do protagonista Miguel.(0,5)
Outro ponto que a animação acerta em cheio e na boca do estômago, é a forte carga emocional que ele insere no roteiro. Mesmo carregando a mão em cenas bem sentimentais no seu terceiro ato, ele consegue atingir o seu objetivo de maneira genuína e se torna uma das sequências mais emocionantes em um filme deste gênero desde os quinze minutos iniciais de "Up - Altas Aventuras" de 2009.(2)