domingo, 8 de janeiro de 2017

SESSÃO SÁBADÃO - #34ª EDIÇÃO

Domingão na área e se você não estiver batendo aquele macarrão com frango na casa da sua avó, ou uma bela feijoada na casa da sua mãe, ou quem sabe curtindo uma praia, ou até mesmo cochilando, e não tem nada pra fazer nesse dia?! Então desliga a sua TV e dá uma olhada em mais uma "Sessão Sábadão" novinha em folha aqui no blog "Eu e o Cinema".
O filme da vez é a animação "Festa da Salsicha", que pode ser chamado de qualquer coisa, menos de infantil.
Filme apresentado, vamos a análise:


Festa da Salsicha - 2016

Elenco: Seth Rogen, Michael Cera, Kristen Wigg, Nick Kroll, Bill Hader, Jonah Hill, Edward Norton, David Krumholtz, Salma Hayek, James Franco, Danny McBride, Craig Robinson e Paul Rudd

Elenco BR: Gregório Duvivier, Karina Ramil, Luis Lobianco, Antonio Tabet, Rafael Portugal, Tati Lopes, Fábio Porchat, João Vicente de Castro e Gabriel Totoro

Nota (0/10): 6
Animação dirigida por Conrad Vernon e Greg Tiernan e produzida pela famosa dupla Seth Rogen e Evan Goldberg (os mesmos por trás das comédias "Superbad - É Hoje", "Segurando as Pontas", "É o Fim", entre outros), "Festa da Salsicha" conta a história de Frank, uma salsicha que descobre que a vida fora do supermercado não é o paraíso que os outros alimentos pensam ser. Sendo assim ele se envolve em uma aventura para salvar seus amigos e provar para todos a sua descoberta.

PRÓS: Antes de qualquer coisa, é bom esclarecer que este blogger que vos fala é muito fã dos trabalhos anteriores da dupla Rogen/Goldberg. Me diverti muito assistindo a filmes passados e estava com boas expectativas para essa animação imprópria para crianças. No quesito comédia, "Festa da Salsicha" está abaixo de outros longas produzidos por eles, mas sua qualidade é satisfatória. Com piadas e sacadas que funcionam em sua grande maioria, o longa não dá uma aula de como se fazer graça ou arranca gargalhadas de forma consecutiva, mas é constantemente engraçado.
Outro ponto positivo a se salientar, são as criticas sociais que o roteiro cutuca, principalmente no que se refere a intolerância religiosa. Mesmo com um discurso pró ateísmo nem tão velado assim, a maneira de como o longa conduz essa vertente, é um tanto quanto interessante.
Por fim, vamos falar da competente dublagem dessa animação, tanto no original quanto na versão brasileira. Nos EUA, o elenco de vozes está muito inspirada no geral, com exceção de Seth Rogen, que até está bem mas sem nenhum trabalho de voz devidamente construído, é possível citar Michael Cera, Jonah Hill, Kristen Wigg, Bill Hader e principalmente Salma Hayek e Nick Kroll, como destaques deste quesito. No Brasil, a dublagem ficou por conta dos atores do canal do Youtube Porta dos Fundos, e de forma inferior, eles conseguem realizar um bom trabalho (destaco Gregório Duvivier, Antônio Tabet e Luis Lobianco como os melhores).