domingo, 5 de maio de 2019

SESSÃO SÁBADÃO - #114ª EDIÇÃO

Enfim chegou a hora de falar daquele que no exato momento da publicação deste post, se tornou a segunda maior bilheteria da história dos cinemas ultrapassando até mesmo "Titanic". Caso você seja de Saturno e não saiba de que filme eu estou falando, é claro que falo de "Vingadores: Ultimato", o longa mais importante do universo cinematográfico da Marvel. Então ajeita sua manopla do infinito, seu escudo e seu machado asgardiano, segura seus spoilers e vamo que vamo pra este momento tão esperado...


Vingadores: Ultimato - 2019

Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Josh Brolin, Scarlett Johansson, Jeremy Reener, Bradley Cooper, Brie Larson, Gwneth Paltrow, Paul Rudd, Karen Gillian, Tilda Swinton, Don Cheadle, Danai Gurira, Rene Russo e grande elenco...


SOBRE O FILME:
Após 11 anos e 21 filmes, este trata-se do longa que encerra a primeira fase do Universo Cinematográfico da Marvel. Dessa vez, a história acompanha os heróis sobreviventes da catástrofe que dizimou metade do planeta ocorrida em "Guerra Infinita" e buscam uma forma de reverter o ocorrido e destruir Thanos de uma vez por todas. O longa recebe direção dos irmãos Anthony e Joe Russo que se tornaram um dos nomes mais importantes dessa franquia já estiveram a frente de obras como "Soldado Invernal" de 2014, "Guerra Civil" de 2016 e o próprio "Guerra Infinita" de 2018.

PRÓS:
"Vingadores: Ultimato" tem tantos pontos positivos que fica até difícil saber por onde começar. Sendo assim, vamos pelo quesito que me chamou atenção logo de cara: os diálogos. É bem verdade que eles se tornam bem genéricos e expositivos conforme a história se desenvolve, mas em seu melhor momento as conversações são de tirar o fôlego. Carregados de tensão e de um pessimismo intrínseco, o debate entre os personagens são executados de maneira pontual e engradecem a trama.(0,5)
O mesmo pode se dizer da atuação do elenco. É claro que se é bem mais fácil se sair bem quando você interpreta um personagem por mais de uma década, mas neste caso, a maioria destes personagens recebem novos arcos e camadas que não tinha sido desenvolvidas até ali. Para que esse recurso funcione, é necessário que o intérprete conheça muito bem o seu papel e todos eles conhecem.(0,5)
Nos quesitos técnicos, não há nada para se criticar. Muito pelo contrário, eles estão mais relevantes do que de costume. A fluidez da edição, a fotografia irretocável, a trilha sonora poderosa e atmosférica, a cinematografia grandiosa, o ótimo trabalho de maquiagem e figurino e os efeitos visuais que beiram a perfeição alavancam a história e se tornam um recurso que além de sustentar a obra ajuda a contá-la.(1,5)
Imprevisível, corajoso e muito bem realizado, a trama constrói uma estrutura muito sólida e seu enredo entrega um desenvolvimento muito fluído sem esbarrar na complexidade da história deixando as longas três horas de duração quase que imperceptíveis.(1,5)
Assim como todo filme que encerra uma franquia, ele precisa ter momentos grandiosos para brindar o seu espectador. A última meia-hora de "Vingadores: Ultimato" é repleto de momentos como estes. Destaque para a batalha final que é de arrepiar até o menos fanático pela franquia!(2)
Por fim, vale destacar o humor do longa que é executado de maneira bastante pontual. Mesmo que atrapalhe a tensão pré estabelecida pelo roteiro uma vez ou outra, ele tem equilíbrio e piadas que funcionam em sua maioria.(1)