sexta-feira, 28 de abril de 2017

UM PERSONAGEM, VÁRIOS ATORES

O cinema é um mundo vasto e enorme aonde se pode vislumbrar as mais diferenciadas histórias e seus personagens únicos, porém, vira e mexe a sétima arte decide contar a mesma história, algumas vezes de maneira diferente, possibilitando um fenômeno corriqueiro: Dois (ou mais) atores diferentes interpretando o mesmo papel. Em cima disso é que basearemos o post de hoje. Independentemente se trata de uma pessoa que existiu ou alguém fictício, sempre existe exemplos dessa natureza. Sendo assim, vamos a eles:


Steve Jobs

(Noah Wyle - Ashton Kutcher - Michael Fassbender)



Começamos essa matéria citando um dos maiores gênios da tecnologia que esse mundo já teve. Se hoje vivemos abarrotados entre milhões de IPhones, IPads, IMacs e IPods (esse último nem tanto), devemos a Steve Jobs, o idealizador e fundador da Apple Inc que veio a falecer em 2011.
Conhecido não só pela sua genialidade, mas também pelo seu temperamento instável e anti-social (pra não chamar de outra coisa), Jobs recebeu três cinebiografias. Uma antes da sua morte e duas póstumas. Foram elas "Piratas da Informática" de 1999, "Jobs" de 2013 e "Steve Jobs" de 2015. O mais antigo trouxe o ator Noah Wyle no papel do empresário e não carrega a responsabilidade de homenagear sua figura assim como nos outros dois exemplos. Ele se preocupa em contar como a Apple e a Microsoft se tornaram duas megas empresas mundiais e devido a isso não poupa os altos e baixos de Jobs. O longa de 2013 teve o contestável Ashton Kutcher no papel principal e de todos os outros é o que mais tem semelhança física. Mas no quesito atuação, acabou fazendo jus as desconfianças que rondam seu nome, e o que era pra ser interpretação passou a impressão de pura imitação. Já em 2015, Michael Fassbender resolveu virar Steve Jobs e é o menos parecido com o seu personagem na vida real, mas acabou mostrando um ótimo trabalho, tanto que concorreu ao Oscar na categoria de "Melhor Ator" por conta desse filme. 

Quem foi melhor?: Como eu gostei mais de "Piratas da Informática", Noah Wyle conseguiu me passar toda a essência das características e da personalidade de Steve Jobs. Sendo assim, se tornou meu preferido.