sexta-feira, 28 de abril de 2017

UM PERSONAGEM, VÁRIOS ATORES

O cinema é um mundo vasto e enorme aonde se pode vislumbrar as mais diferenciadas histórias e seus personagens únicos, porém, vira e mexe a sétima arte decide contar a mesma história, algumas vezes de maneira diferente, possibilitando um fenômeno corriqueiro: Dois (ou mais) atores diferentes interpretando o mesmo papel. Em cima disso é que basearemos o post de hoje. Independentemente se trata de uma pessoa que existiu ou alguém fictício, sempre existe exemplos dessa natureza. Sendo assim, vamos a eles:


Steve Jobs

(Noah Wyle - Ashton Kutcher - Michael Fassbender)



Começamos essa matéria citando um dos maiores gênios da tecnologia que esse mundo já teve. Se hoje vivemos abarrotados entre milhões de IPhones, IPads, IMacs e IPods (esse último nem tanto), devemos a Steve Jobs, o idealizador e fundador da Apple Inc que veio a falecer em 2011.
Conhecido não só pela sua genialidade, mas também pelo seu temperamento instável e anti-social (pra não chamar de outra coisa), Jobs recebeu três cinebiografias. Uma antes da sua morte e duas póstumas. Foram elas "Piratas da Informática" de 1999, "Jobs" de 2013 e "Steve Jobs" de 2015. O mais antigo trouxe o ator Noah Wyle no papel do empresário e não carrega a responsabilidade de homenagear sua figura assim como nos outros dois exemplos. Ele se preocupa em contar como a Apple e a Microsoft se tornaram duas megas empresas mundiais e devido a isso não poupa os altos e baixos de Jobs. O longa de 2013 teve o contestável Ashton Kutcher no papel principal e de todos os outros é o que mais tem semelhança física. Mas no quesito atuação, acabou fazendo jus as desconfianças que rondam seu nome, e o que era pra ser interpretação passou a impressão de pura imitação. Já em 2015, Michael Fassbender resolveu virar Steve Jobs e é o menos parecido com o seu personagem na vida real, mas acabou mostrando um ótimo trabalho, tanto que concorreu ao Oscar na categoria de "Melhor Ator" por conta desse filme. 

Quem foi melhor?: Como eu gostei mais de "Piratas da Informática", Noah Wyle conseguiu me passar toda a essência das características e da personalidade de Steve Jobs. Sendo assim, se tornou meu preferido.


Nixon

(Anthony Hopkins - Frank Langella - Kevin Spacey)



Richard Nixon foi um dos presidentes mais controversos da história dos Estados Unidos, sendo o único até hoje, a renunciar o seu cargo depois de ter seu nome envolvido em escandaloso esquema político chamado Watergate. Logicamente que Hollywood não deixaria essa passar e a história rendeu várias produções cinematográficas. A mais cultuada foi "Nixon", lançada em 1995 com direção de Oliver Stone e Anthony Hopkins no papel principal. Toda a carga conspiratória que é uma das proezas do diretor, fez muito bem ao filme que acabou concorrendo a várias categorias importantes no Oscar. Em 2008, foi a vez de Frank Langella dar vida ao ex-presidente em "Frost/Nixon", drama que tem como foco principal uma das entrevistas mais icônicas da televisão americana. No ano passado, a comédia "Nixon & Elvis" trouxe mais um fato esdruxulo na vida do político para as telonas: o seu encontrou casual com a lenda do rock Elvis Presley. O Nixon da vez foi interpretado por Kevin Spacey.
Duas ressalvas: os atores John Cusack e Dan Hedaya fizeram pequenas participações como Richard Nixon nos cinemas. O primeiro faz uma pequena ponta em "O Mordomo da Casa Branca" de 2013 e o segundo está em "Todas as Garotas do Presidente" de 1999.

Quem foi melhor?: Pra quem conhece Kevin Spacey sabe que o ator também é um exímio imitador, e como é dotado de puro talento, nada mas fez do que adaptar sua imitação para o nível interpretativo. Langella dá peso ao seu Richard Nixon e o transforma em um ser quase nefasto. Mas a minha interpretação favorita é a de Anthony Hopkins, que consegue passar todos os possíveis sentimentos do ex-presidente em um dos momentos mais críticos de sua vida.




James Bond

(Sean Connery - Roger Moore - Daniel Craig)



Esse exemplo é até covardia, já que se trata de um dos personagens mais longevos da história do cinema recebendo interpretações de diversos atores até então, mas não poderia ficar de fora.
Para ser mais exato foram seis nomes que tiveram a árdua, porém prazerosa tarefa de dar vida ao agente 007, também conhecido como Bond... James Bond. Mas resolvi destacar os três que ao meu ver,  tiveram mais sucesso nessa empreitada sem deixar de mencionar honrosamente os atores George Lazenby, Timothy Dalton e Pierce Brosnan.
O primeiro ao introduzir o super agente secreto na sétima arte foi Sean Connery. O ator escocês estrelou cinco filmes entre 1962 á 1971, entre eles os clássicos "007 Contra o Satânico Dr. No" e "007 Contra Goldfinger". Em meados da década de 70, Connery foi substituído por Roger Moore, que por sua vez interpretou James Bond até metade da década seguinte. Dando um tom mais canastrão e cômico ao personagem, Moore protagonizou sete longas, se tornando o ator que mais vezes atuou como 007. Seus filmes de destaque foram "007 - O Espião que me Amava", "007 contra o Foguete da Morte" e "007 contra Octopussy".
Por fim, citarei o último nome a carregar esse bastão até última ordem: Daniel Craig. O ator que entrou no projeto em 2006 fez apenas quatro filmes, mas protagonizou aquele de maior sucesso de bilheteria da história da franquia: "007 - Operação Skyfall" que arrecadou mais de U$ 1.000.000,00. "007 - Cassino Royale" e "007 contra Spectre" também são longas protagonizados por Craig que merecem destaque positivo.


Quem foi melhor?: Daniel Craig desempenhou bem o papel nesses últimos 10 anos. Roger Moore também deixou o personagem mais divertido e carismático, mas o pioneiro será sempre o pioneiro... Não tem jeito, só pode ser Sean Connery.




Mulher Gato

(Michelle Pfeiffer - Halle Barry - Anne Hathaway)



Nosso exemplo feminino desse fenômeno que acontece em Hollywood fica por conta da vilã mais sexy e perigosa de Gotham City: a Mulher Gato. Nos cinemas, a personagem acabou recebendo três adaptações diferentes devido as variadas franquias do homem morcego. A primeira interpretação ficou por conta de Michelle Pfeiffer no longa "Batman: O Retorno" que foi lançado em 1992 e trata-se do segundo filme da fase Tim Burton. Em 2004 a personagem foi a grande responsável pela morte abrupta da carreira de Halle Berry, pois foi ela a encarregada de protagonizar o fraquíssimo "Mulher-Gato", película que não tem ligação nenhuma com as bat-franquias. Já em 2012 foi a vez de Anne Hathaway dar vida a icônica vilã em "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge", o último filme da trilogia dirigida por Christopher Nolan.

Quem foi melhor?: Ninguém em sã consciência declararia que a Mulher Gato de Halle Berry foi a melhor do cinema. Anne Hathaway tinha potencial, mas o roteiro de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" acabou dando muito pouco para a personagem se desenvolver. Sendo assim, a Mulher Gato de Michelle Pfeiffer se sobressai positivamente.



Coringa

(Jack Nicholson - Heath Ledger - Jared Leto)



Ainda falando de vilões memoráveis, não posso deixar de mencionar um dos maiores entre eles: The Joker, conhecido no Brasil como Coringa. O principal antagonista de Gotham City também recebeu diversas interpretações no cinema e todas elas foram feitas por atores extremamente talentosos. Em 1989 "Batman" estreava nos cinemas e trazia Jack Nicholson no papel do sádico e psicopata criminoso. Sua interpretação caiu como uma luva e muitos julgavam difícil citar alguém que poderia substituí-lo tão bem nessa posição. Eis que 19 anos depois, Heath Ledger foi escalado para ser Coringa no maravilhoso "Batman: O Cavaleiro das Trevas". Sua performance foi tão estarrecedora, que ele só não se tornou o melhor vilão da história da franquia, como se tornou um dos melhores vilões da história do cinema. Com a morte prematura de Ledger, Jared Leto foi o escolhido para continuar a saga do personagem em "Esquadrão Suicida", filme lançado em meados de 2016.

Quem foi melhor?: Que Jared Leto é um ótimo ator é um fato que não tem como negar, mas seu Coringa é o que eu menos gostei de ver. Jack Nicholson foi o responsável em transformar o personagem em pele e osso de uma maneira muito marcante, mas foi Heath Ledger o melhor Coringa de todos os tempos... E vai ser difícil alguém superá-lo.


Batman

(Michael Keaton - Christian Bale - Ben Affleck)


Já que falávamos dos vilões, nada mais justo do que mencionar o grande herói de Gotham City: Batman, o homem morcego. Assim como o Coringa de Jack Nicholson, o primeiro Batman dos cinemas foi lançado em 1989 com direção de Tim Burton. Como o cineasta já tinha trabalhado com Michael Keaton no filme "Os Fantasmas se Divertem" de 1988, decidiu manter o ator no seu elenco o escalando novamente como protagonista. Após a fase Tim Burton, o cinematografia do herói da DC passou pelo seu período mais nebuloso quando passou a ser dirigido por Joel Schumacher. "Batman Eternamente" de 1995 e protagonizado por Val Kilmer e "Batman & Robin" de 1997 que teve George Clooney no papel principal, foram alvo de críticas massivas se tornando fiascos bombásticos. Em 2005 Christopher Nolan resolveu reacender a franquia com "Batman Begins" e trouxe com ele Christian Bale para interpretar o herói. Com uma pegada mais adulta do que de costume, a fase Nolan acabou se tornando a mais bem sucedida dentre todas as outras até então.
Muitos torceram o nariz quando anunciaram que o contestadíssimo Ben Affleck seria o mais novo Batman no aguardadíssimo "Batman vs Superman: A Origem da Justiça", o tempo chegou e mostrou que a única coisa boa no decepcionante longa, foi justamente a ótima performance do ator.

Quem foi melhor?: Michael Keaton é um ótimo ator e fez bem sua parte quando solicitado mas não se compara ao Batman de Ben Affleck que parece ter entendido bem a essência do personagem. Mesmo assim dou minha preferência a Christian Bale, afinal ele foi um dos responsáveis por salvar a franquia que depois da fase Joel Schumacher, parecia não ter mais jeito.


Hitler

(Bruno Ganz - Martin Wuttke - Oliver Masucci)



Outra figura que foi retratada muitas vezes na sétima arte é a do ditador alemão Adolf Hitler. Até Anthony Hopkins o interpretou em "The Bunker", filme lançado diretamente pra TV em 1981. Em 2004, Bruno Ganz foi chamado para retratar os derradeiros momentos do ditador em "A Queda! - As Últimas Horas de Hitler". Em 2009, Martin Wuttke fez as vezes em "Bastardos Inglórios", uma epopeia tarantinesca que acompanha a caminhada de um grupo anti nazista que tem como objetivo matar e escalpelar os soldados germânicos. Já em 2015, Hitler ressuscitou no hilário, porém perturbador, "Ele Está de Volta". O ator escolhido para interpreta-lo foi o alemão Oliver Masucci.


Quem foi melhor?: Essa sem dúvida foi a mais difícil pra mim já que os três atores dão ótimas interpretações na pela de Hitler. Martin Wuttke consegue passar uma faceta mais nefasta do ditador, porém aparece pouco em "Bastardos Inglórios". Já Oliver Masucci, é sem dúvida a personificação mais parecida fisicamente que eu já tenha visto nos cinemas, mas o Hitler de Bruno Ganz é o mais completo no quesito atuação, por isso meu preferido.


Por enquanto é isso meus amigos! Claro que existem vários outros exemplos que poderiam ser citador nessa matéria, mas como tenho uma família com duas crianças pequenas pra cuidar, esses sete exemplos tá de bom tamanho... E vocês? Curtiram? Se lembraram de mais algum exemplo de um personagem retratado por vários atores? Então participem através dos comentários, compartilhe com amigos e não deixe de curtir a nossa página no Facebook para ajudar no crescimento do blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário