domingo, 24 de setembro de 2017

SESSÃO SÁBADÃO - #75ª EDIÇÃO

Fim de domingo e olha a gente aí outra vez! Sessão Sábadão na área com mais um longa para ser analisado. Hoje vamos de mais uma produção original da Netflix, o drama bélico "First They Killed My Father" que entrou recentemente no catálogo do site. Quer saber o que este blogger que vos fala achou deste filme? Então segue a leitura...

First They Killed My Father - 2017

Elenco: Sareum Srey Moch, Kompheak Phoeung, Sveng Socheata, Chenda Run, Dara Heng, Kimhak Mun e Tharoth Sam.


SOBRE O FILME:
Quarto longa da filmografia de Angelina Jolie como diretora, "First They Killed My Father" é uma obra original da Netflix e acompanha a história de Long Ung, uma garotinha cambojana que no alto dos seus cinco anos presencia o regime comunista do Khmer Vermelho controlar o seu país, forçando moradores as suas doutrinas e iniciando desta maneira, uma sanguinária guerra civil que pode lhe custar sua própria vida e os de seus familiares. Baseado em uma história real.

PRÓS: Vamos iniciar as citações positivas dessa produção por um ponto que chama atenção logo de cara e se sustenta durante o filme inteiro: seus quesitos técnicos. Ele se sobressai não só pela sua bela fotografia e pela competente construção de época (já que a história se passa no Camboja em meados da década de 70), mas é possível notar suas virtudes na sua edição bem desenhada, no intenso e realista trabalho de maquiagem, nas boas sequências de guerra que não fazem feio para nenhuma outra obra deste gênero, e o interessante jogo de câmera que mostram toda a evolução de Angelina Jolie como cineasta desde o primeiro longa que dirigiu em 2011.(1,5)
No quesito interpretativo não há o que salientar negativamente, mas o destaque vai todo para a jovem Sareum Srey Moch que interpreta a protagonista. Não se trata de uma das 10 melhores atuações infantis de todos os tempos, pois faltou injetar mais emoção ou mais veracidade em alguns pontos cruciais do filme, mas no geral ela se sai muito bem. Não há muitos diálogos e nem muitos excessos, é uma construção de personagem moldada a base de olhares e pequenos gestos que expressam todo o medo, a pureza, a tristeza, a esperança e até mesmo a raiva de maneira muito coerente.(1,5)
O roteiro de "First They Killed My Father" é essencialmente bom, pois desenvolve bem sua premissa, trabalha os sentimentos fraternais de seus personagens sem cair constantemente na pieguice e ganha corpo e pujança no seu ato final.(1,5)