domingo, 4 de fevereiro de 2018

SESSÃO SÁBADÃO - #94ª EDIÇÃO

Conforme o combinado, vamos a segunda Sessão Sábadão deste final de semana para quitar a ausência do último domingo. Dessa forma chegamos a nonagésima quarta edição do nosso quadro assim como deveria ser. O filme a ser analisado é o drama familiar "Extraordinário" que foi lançado no finalzinho de 2017. Então prepara seu capacete de astronauta e sua coragem de enfrentar o mundo e vamos nessa...


Extraordinário - 2017

Elenco: Jacob Tremblay, Julia Roberts, Izabela Vidovic, Owen Wilson, Noah Jupe, Bryce Gheisar, Mandy Patinkin, Danielle Rose Russell, Millie Davis, Daveed Diggs, Nadji Jeter, Elle McKinnon e Sônia Braga.


SOBRE O FILME:
Dirigido pelo cineasta americano Stephen Chbosky (o mesmo que dirigiu "As Vantagens de Ser Invisível" de 2012), "Extraordinário" acompanha a história de August "Auggie" Pullman, um garotinho que nasceu com uma deformidade facial e teve que passar por 27 cirurgias o deixando com o rosto marcado e incomum. Ao completar 10 anos, seus pais decidem que é a hora de estudar em um colégio regular, como qualquer outra criança, e encarar as dificuldades que o esperam no mundo lá fora.
O longa é baseado no livro de mesmo nome escrito por R.J. Palacio e lançado em 2012.

PRÓS: Já de cara, vale iniciar os pontos positivos desse longa pelo seus competentes quesitos técnicos. A produção contém uma bela fotografia, uma edição bem montada, uma trilha sonora imersiva e transparente, fora o excelente trabalho de maquiagem que se torna determinante na composição do personagem Auggie e não se torna um empecilho para a interpretação.(0,5)
Por falar em interpretação, todos aqui estão muito bem e merecem ser ressaltados. Owen Wilson faz um bom trabalho aqui, mesmo entregando uma interpretação que não foge de nada que ele já não tenha feito anteriormente (me lembrou muito sua performance em "Marley & Eu" de 2008), gostei bastante das atuações dos atores mirins Noah Jupe, Millie Davis e Bryce Gheisar e da fraternidade genuína que Mandy Patinkin consegue transpassar apenas com o olhar. Mas o destaque deste quesito vai para Jacob Tremblay (que brilha ao transpassar toda a essência e as camadas de um personagem extremamente complexo), Izabela Vidovic (que tem uma das subtramas mais interessantes do longa e consegue segurar a onda com muita destreza) e Julia Roberts (que entrega muita bondade, verdade e maternidade em sua atuação).(1,5)
Sim, "Extraordinário" contém diálogos repletos de frases de efeito, falácias prontas e conversações sentimentalistas e um pouco expositivas. Mas a maneira que o roteiro os inserem na história acaba os tornando fluidos e na maioria das vezes, atinge o seu objetivo passando a mensagem desejada. Como se trata de um feito difícil de se conquistar, ponto para o filme.(0,5)
Uma das frases do longa diziam: "Auggie, nem tudo no mundo é sobre você!" e é justamente isso que o filme faz, e faz bem! O roteiro explora as subtramas dos personagens que rodeiam o protagonista de forma competente e satisfatória. Desta maneira a história ganha conteúdo, pois é possível que o espectador veja, reflita e entenda os pontos de vista de seus amigos, parentes e até dos seus inimigos, mesmo que não concorde com eles.(1,5)