segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

OS PIORES FILMES QUE VENCERAM O OSCAR

Na semana passada, o "Eu e o Cinema" postou um ranking que trouxe os 10 melhores filmes vencedores do Oscar, segundo a opinião do blog. Porém, entretanto, nem todo filme que vence a categoria mais importante da cerimônia, é necessariamente bom! Sendo assim, resolvi listar alguns que se encaixam perfeitamente nesse quesito e tentar entender o que a Academia viu de tão especial nessas películas.
Lembrando que falaremos da qualidade dos filmes vencedores e não especificamente de injustiças. Podemos usar de exemplo a premiação de "Melhor Filme" na edição de 1980. O merecedor da estatueta naquela ocasião, foi sem dúvida o apoteótico "Apocalypse Now" dirigido por Francis Ford Coppola, porém quem levou foi o drama "Kramer versus Kramer" que também é muito bom. Sendo assim, este caso e outros parecidos, não entraram na listinha a seguir:



Crash - No Limite (Melhor Filme 2006)


Vamos começar pelo mais recente caso de filmes que não são tão bons assim, mas levaram a estatueta de melhor do ano. O drama "Crash - No Limite" não é o dos piores, ele tem os seus méritos, como por exemplo a crítica que faz contra o racismo e a ótima interpretação de alguns atores que conseguem dar uma boa dinâmica ao roteiro. Mas pensar que essa película desbancou clássicos do cinema atual como "Capote", "Boa Noite e Boa Sorte" e "O Segredo de Brokeback Mountain", é uma coisa que não encaixa na cabeça de ninguém, apenas naquelas que votaram na categoria de "Melhor Filme" no Oscar de 2006.