quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

RANKING: AS 10 MELHORES INTERPRETAÇÕES INFANTIS DE TODOS OS TEMPOS

Há quem diga que criança não trabalha, que criança dá trabalho e eu concordo plenamente com isso. Mas quando eles resolvem atuar é aí que o trabalho se torna algo especial. É embasado nisso que se forma o último ranking do blog "Eu e o Cinema" nesse ano de 2016: As 10 melhores atuações infantis de todos os tempos.
Antes de começarmos, vamos citar os importantíssimos critérios para a formação desta lista:
- Para definir as 10 melhores atuações infantis, primeiro se define o que é infantil. Neste caso levei em consideração apenas trabalhos feitos por atores de até 14 anos de idade.
- Citei apenas uma atuação por ator e por filme. Dessa maneira o ranking se torna mais variado e interessante.
- O quesito atuação foi o ponto mais determinante para ranquear os nomes. Mas a idade que cada ator e atriz tinham quando fizeram seus filmes, também foi levado em conta.
- E o último critério e não menos importante, o ranking é embasado na minha torpe opinião.
Critérios citados, vamos ao que interessa...


10º) Shirley Temple como Sara Crewe (A Pequena Princesa - 1939)


Para começar bem o nosso ranking, na décima posição temos nada mais, nada menos que Shirley Temple, uma das maiores estrelas infantis de todos os tempos. Em 1939 ela já era um nome importante em Hollywood e foi neste mesmo ano que lançou seu melhor trabalho dando vida a Sara Crew, uma pequena aristocrata que acaba indo morar em um colégio interno depois que seu pai militar parte para a guerra.
Há quem diga que a interpretação de Shirley é um tanto quanto afetada, muito teatral e demasiadamente lúdica e eu até concordo com tais afirmações. Mas se considerarmos que este filme foi lançado no final dos anos 30, muito antes do cinema explorar genuinamente todos os seus recursos e vertentes, é possível encontrar muita doçura, carisma e graciosidade na atuação da pequena atriz que tinha apenas 11 anos na época do lançamento do longa.