domingo, 10 de julho de 2022

CRÍTICA DA SEMANA - #184ª EDIÇÃO

 A semana virou e o blog "Eu e o Cinema" retorna com mais uma edição da Crítica da Semana. O longa de hoje é uma obra nacional que chamou muita atenção do público e da crítica especializada nesse ano de 2022 devido a sua proposta engenhosa e importância social: o quase distópico "Medida Provisória". Mas será que uma mensagem impactante e reflexiva é o suficiente para resultar em um bom filme? É isso que saberemos na análise a seguir. Então prepare sua resistência contra os desmandos ditatoriais e vamos para o que interessa...

MEDIDA PROVISÓRIA - 2022

Elenco: Alfred Enoch, Thaís Araújo, Seu Jorge, Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier, Cláudio Gabriel, Pablo Sanábrio, Aldri Anunciação, Diva Guimarães e Emicida.


SOBRE O FILME:
Em um futuro quase nada distante os governantes brasileiros propõem uma medida de reparação histórica que consiste em uma viagem opcional das pessoas de raça negra a países de origem africana. Com a resistência de grande parte do povo negro, a medida provisória se torna obrigatória e transforma o país em um campo de guerra e perseguição étnica e racial.
Baseado no livro e na peça teatral nominada "Namíbia, Não!", "Medida Provisória" é o primeiro longa dirigido pelo também ator Lázaro Ramos e tinha a sua data de lançamento prevista para 2020, mas devido a pandemia e impasses com a Ancine, o filme chegou aos cinemas apenas em Abril deste ano.