domingo, 25 de agosto de 2019

SESSÃO SÁBADÃO - #130ª EDIÇÃO

Sessão Sabadão na área trazendo mais uma edição em pleno domingão. Hoje vamos falar do segundo live-action inspirado em um clássico da Disney lançado em 2019: "Aladdin". Que a animação lançada em 1992 é muito boa (e conta com um Robbin Williams inspiradíssimo exercendo aquela que é uma das melhores dublagens da história do cinema na voz do Gênio) todo mundo sabe, mas será que esse remake consegue ser melhor ou pelo menos se equiparar ao original? É o que saberemos agora.
Então prepare sua lâmpada mágica, seus três desejos e o seu tapete voador para mais uma análise do blog...

ALADDIN - 2019

Elenco: Mena Massoud, Will Smith, Naomi Scott, Marwan Kenzari, Nassim Pedrad, Navid Negahban, Alan Tudyk, Numan Acar e Billy Magnussen.


SOBRE O FILME:
Passado na fictícia cidade de Agrabah na antiga Índia a trama acompanha Aladdin, um jovem morador de rua que ocasionalmente esbarra com a princesa Jasmine e acaba nutrindo um sentimento amoroso por ela. Neste meio tempo, sua vida acaba virando de cabeça pra baixo quando se depara com uma lâmpada mágica e um ultra poderoso gênio azul e extrovertido que lhe concede três pedidos.
Posterior à "Dumbo" e anterior a "O Rei Leão", "Aladdin" é o segundo dos quatro live-actions inspirados em clássicos da Disney lançados em 2019 (O quarto é o remake de "A Dama e o Vagabundo" que será feito exclusivamente para streamig).
O longa recebe direção do cineasta inglês Guy Ritchie que contém uma filmografia completa que vai desde "Snatch - Porcos e Diamantes" de 2000 até "Rei Arthur: A Lenda da Espada" de 2017.

PRÓS:
Para iniciar as análises positivas, vamos falar dos quesitos técnicos que funcionam em boa parte do tempo. Com uma bela fotografia que completa a cinematografia, um ótimo trabalho de figurino que trabalha com cores vivas, figurino e trilha sonora funcional, o diretor também consegue encaixar suas características em momentos pontuais da edição.(0,5)
Como se trata de um remake de uma das animações mais importantes da Disney, todas as suas canções são reproduzidas aqui. As que me chamaram atenção positivamente são as animadas "Friend Like Me" e "Prince Ali", todas coincidentemente (ou não) conduzidas por Will Smith (falaremos mais dele depois). Divertidas, bem animadas e com um toque pessoal do ator, as canções fluem de maneira dinâmica.(0,5)
Não tem muito o que falar do roteiro de "Aladdin" já que sua estrutura é idêntica ao da animação de 1992. Entretanto, pode-se dizer que neste caso a história dá mais atenção a detalhes, tem subtramas que colaboram pro andamento da mesma e toca em assuntos importantes como o empoderamento feminino por exemplo.(0,5)
No quesito elenco três nomes se destacam e carregam o filme nas costas. A começar por Nassim Pedrad, que mesmo dando vida a uma personagem nova e de existência questionável, funciona devido ao bom humor que ela injeta a trama. Outra que merece citação é Naomi Scott que entrega uma ótima Jasmine dotada de personalidade e uma voz que se sobressai em suas canções. Mas quem de fato rouba a cena é o Gênio de Will Smith. Mesmo tendo nas mãos a missão impossível de se igualar ao Gênio de Robbie Willians, o ator dá o seu melhor e sua presença e carisma transformam sua performance numa das melhores coisas do longa.(2)