domingo, 18 de fevereiro de 2018

SESSÃO SÁBADÃO - #96ª EDIÇÃO

Vamos dar um tempo de Oscar 2018 por um momento e vamos curtir a nonagésima sexta edição da Sessão Sábadão tradicional de todo domingo. Hoje, vamos analisar o primeiro filme da Marvel a ser lançado neste ano: o aguardadíssimo "Pantera Negra". Será que vale uma ida ao cinema? Se quer saber, prepare suas HQs e seu tambor africano e siga a leitura para mais uma critica super "abalizada" deste blogger que vos fala...


Pantera Negra - 2018

Elenco: Chadwick Boseman, Lupita Nyong'o, Michael B. Jordan, Danai Gurira, Letitia Wright, Daniel Kaluuya, Martin Freeman, Angela Bassett, Andy Serkis, Forest Whitaker, Winston Duke, John Kani e Florence Kasumba.


SOBRE O FILME:
Após os eventos de ocorridos na guerra civil, o príncipe T'Challa retorna para a sua reclusiva e super tecnológica nação de Wakanda a fim de servir como o novo rei do pais. Todavia, T'Challa rapidamente descobre que seu trono está sendo desafiado por facções dentro do seu próprio país. Quando dois adversários conspiram por conquistar Wakanda, o herói conhecido como Pantera Negra se junta aos membros das forças especiais wakadianas para prevenir que seu mundo seja tragado pela guerra.
Este é o terceiro trabalho do promissor diretor Ryan Coogler que esteve a frente de ótimas obras como "Fruitvale Station" de 2013 e "Creed" de 2015 (o ator Michael B. Jordan também atuou nestes filmes).

PRÓS: Assim como em todo filme da Marvel, os recursos técnicos de "Pantera Negra" recebem total atenção e cuidado dos seus realizadores. A diferença aqui é que a inventividade que ele proporciona é bem mais impactante. Fora a competente edição e a belíssima fotografia, o figurino, a maquiagem e os efeitos gráficos resultam em uma construção de mundo extremamente palpável e estonteante. Você consegue imaginar que aquele lugar existe e toda a mística, os dogmas e os rituais que as envolvem quase transformam Wakanda em um personagem da obra.(1,5)
Isso nos leva as empolgantes sequências de ação e as bem elaboradas batalhas corporais que são bem coreografadas e muito envolventes.(1)
Na crítica de "Thor: Ragnarok", comentei que Cate Blanchett tinha interpretado a melhor antagonista desde Loki de "Os Vingadores". Pois Michael B. Jordan na pele do vingativo e impiedoso Killmonger deixa a vilã Hela no chinelo em vários aspectos. Com uma subtrama coerente, os motivos que o tornam maléfico são plausíveis e até mesmo compreensivos, mesmo que inaceitáveis. Isso se estende a todo elenco que está excepcional. Destaque para Chadwick Boseman que passa carisma, imponência e até mesmo fragilidade com muita competência, Lupita Nyong'o que mescla charme e força com naturalidade, Danai Gurira que encarna uma guerreira fodona desde Imperatriz Furiosa de "Mad Max: Estrada da Fúria", Letitia Wright que passa leveza e diverte quase sempre quando está em cena e por fim, Andy Serkis que brilha em um papel sádico e debochado.(1,5)
Fora tudo o que já foi dito positivamente de "Pantera Negra", o seu maior trunfo é sem dúvidas o seu roteiro. Muito mais profundo e elaborado do que outros filmes deste gênero, a trama passeia por situações políticas levantando questões morais e sociais potencialmente reflexivas e podem ser transferidas para o mundo real dos dias atuais (uma das frases ditas por T'Challa me fizeram lembrar de Trump e o seu muro no ato).(2)
A questão cômica do longa também difere das demais obras cinematográficas da Marvel. As piadinhas que são marcas registradas deste universo, estão presentes neste filme mas são menos corriqueiras. Isso fortalece o recurso o deixando mais eficiente sempre quando aparece. Também ajuda o fato do humor inserido em "Pantera Negra" ser mais sofisticado, dinâmico e deliciosamente sarcástico.(0,5)