domingo, 3 de maio de 2015

SESSÃO SÁBADÃO - #8ª EDIÇÃO

Dá-lhe domingueira, dá-lhe "Sessão Sábadão". O filme da vez é o drama "Pra Sempre Alice". Responsável pelo Oscar de "Melhor Atriz" para Julianne Moore na cerimônia deste ano. Longa assistido, hora de dar o veredito... Vamos lá?!


Pra Sempre Alice - 2014

Elenco: Julianne Moore, Alec Baldwin e Kristen Stewart

Nota (0/10): 8
Lançado no ano passado, "Still Alice" (no original) é um drama baseado no best-seller honônimo escrito por Lisa Genova. Dirigido pelos desconhecidos (pelo menos por mim) Wash Westmoreland e Richard Glatzer, o longa conta a história de uma matriarca familiar que é diagnosticada com uma condição rara e precoce de Alzheimer logo aos 50 anos de idade, e as consequentes dificuldades que a doença lhe proporciona.

PRÓS: Não tem jeito. Mesmo que esse filme esteja repleto de atuações ótimas e competentes, "Pra Sempre Alice" é 100% Julianne Moore. E ela está abismal!!! É incrivelmente tocante, emocionante e angustiante assistir a interpretação genuína e digna de Oscar que Julianne oferece (mesmo achando que Rosamund Pike merecia mais que ela, mas isso são outros quinhentos). Outro ponto fortíssimo do filme é a maneira de como o drama da doença é conduzida. Por se tratar de todo o alicerce do filme, o Alzheimer é tratado de forma realista, nada inventiva, gradativa e ao mesmo tempo devastadora.
Mesmo tendo uma carga emocional intensa, é perceptivo que o longa não apela para qualquer forma de manipulação no roteiro para transforma-lo em um dramalhão de lágrimas. Isto é um outro ponto a favor.