domingo, 3 de maio de 2015

SESSÃO SÁBADÃO - #8ª EDIÇÃO

Dá-lhe domingueira, dá-lhe "Sessão Sábadão". O filme da vez é o drama "Pra Sempre Alice". Responsável pelo Oscar de "Melhor Atriz" para Julianne Moore na cerimônia deste ano. Longa assistido, hora de dar o veredito... Vamos lá?!


Pra Sempre Alice - 2014

Elenco: Julianne Moore, Alec Baldwin e Kristen Stewart

Nota (0/10): 8
Lançado no ano passado, "Still Alice" (no original) é um drama baseado no best-seller honônimo escrito por Lisa Genova. Dirigido pelos desconhecidos (pelo menos por mim) Wash Westmoreland e Richard Glatzer, o longa conta a história de uma matriarca familiar que é diagnosticada com uma condição rara e precoce de Alzheimer logo aos 50 anos de idade, e as consequentes dificuldades que a doença lhe proporciona.

PRÓS: Não tem jeito. Mesmo que esse filme esteja repleto de atuações ótimas e competentes, "Pra Sempre Alice" é 100% Julianne Moore. E ela está abismal!!! É incrivelmente tocante, emocionante e angustiante assistir a interpretação genuína e digna de Oscar que Julianne oferece (mesmo achando que Rosamund Pike merecia mais que ela, mas isso são outros quinhentos). Outro ponto fortíssimo do filme é a maneira de como o drama da doença é conduzida. Por se tratar de todo o alicerce do filme, o Alzheimer é tratado de forma realista, nada inventiva, gradativa e ao mesmo tempo devastadora.
Mesmo tendo uma carga emocional intensa, é perceptivo que o longa não apela para qualquer forma de manipulação no roteiro para transforma-lo em um dramalhão de lágrimas. Isto é um outro ponto a favor.


CONTRAS: Juro que não é birra da minha parte e longe de ter sido uma má atuação (uma das melhores cenas do filme pra mim, conta com sua atuação), mas de todos os atores envolvidos, Kristen Stewart é a que menos me agradou. Parece que de tanto querer fugir de um estereótipo (mocinhas de filmes adolescentes) ela está entrando de cabeça em um outro tipo de estereótipo (jovem despreocupada que trata tudo com indiferença e com um certo ar blasé expresso no rosto). Outra coisa que ficou faltando ao filme, foi uma pitada de "grandiosidade". Por se tratar de um longa que tem uma determinada situação como foco central, ele não consegue ser mais do que somente aquilo que foi proposto. Para exemplificar melhor o que eu quero dizer, se assistirmos "O Discurso do Rei" que trata a gagueira do personagem principal como fonte central do filme, percebemos que o longa é mais do que simplesmente ele se propõe. Coisa que não ocorre aqui.

DIAGNÓSTICO DO FILME:
"Pra Sempre Alice" é um filme forte, intenso, emocionante e angustiante. Julianne Moore dá um show e entrega uma interpretação digna do Oscar que ganhou. Entretanto, o longa é limitado e não abrange tudo o que poderia ter abrangido, mas nada que atrapalhe o resultado final do filme.




É isso aí galera!!! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário