domingo, 23 de junho de 2019

SESSÃO SÁBADÃO - #121ª EDIÇÃO

E lá vamos nós com mais uma edição da Sessão Sábadão! Desta vez, vamos analisar a comédia "Fora de Série", que apesar do seu título adaptado horrível tem recebido diversos elogios e comparado com outras comédias clássicas como "Superbad" de 2007. Então já prepara seu boletim e seu chapéu de formatura e bora acompanhar mais uma das nossas críticas abalizadas...

FORA DE SÉRIE - 2019

Elenco: Beanie Feldstein, Kaitlyn Dever, Billie Lourd, Victoria Ruesga, Mason Gooding, Skyler Gisondo, Jason Sudeikis, Jessica Williams, Noah Galvin, Austin Crute, Molly Gordon, Diana Silvers, Eduardo Franco, Nico Hiraga, Lisa Kudrow, Will Forte e Mike O'Brien.


SOBRE O FILME:
Com a conclusão do ensino médio, duas amigas denominadas CDFs se dão conta que não se divertiram o tanto que poderiam. Pra compensar o tempo perdido, elas decidem passar em uma noite toda a diversão que não tiveram durante todos estes anos.
O longa é o primeiro trabalho da já conhecida atriz Olivia Wilde na direção e tem recebido muitas críticas positivas, entre elas, comparações com a aclamada comédia "Superbad - É Hoje!" lançada em 2007 que tem uma temática parecida e que por coincidência (ou não), foi protagonizada por Jonah Hill, irmão da atriz Beanie Feldstein que é uma das atrizes principais de "Fora de Série".

PRÓS:
Vamos iniciar as análises por um dos aspectos positivos mais importantes do longa: seu roteiro. Não se trata da história mais original do mundo, muito pelo contrário, essa trama já é contada de diversas maneiras desde os anos 80 com "Curtindo a Vida Adoidado". Mas a maneira de como ela é elaborada e se desenvolve em "Fora de Série" traz uma sobrevida ao gênero. Trabalhando de maneira eficiente assuntos importantes como complexos da juventude, auto conhecimento, amadurecimento, amizade, entre outras coisas, o roteiro consegue encontrar boas saídas para não se entregar totalmente a clichês e facilidades narrativas e insere bons momentos que fogem do convencional e chacoalha o tom pré estabelecido.(1)
Outro acerto do roteiro é o cuidado que ele entrega para os numerosos personagens secundários que ele apresenta. Não chegam a ser subtramas mas todos eles injetam personalidade a trama e tem o seu momento de brilhar seja comicamente ou narrativamente.(0,5)
Aproveitando o gancho, o elenco também se mostra um ponto positivo do longa. Em sintonia com os seus personagens, todos eles entregam atuações pontuais e que vão de acordo com aquilo que a trama pede.(0,5)
Entretanto, ninguém está melhor do que Beanie Feldstein e Kaitlyn Dever! Engraçadas, joviais e empenhadas em seus papéis, elas transformam a química das protagonistas na espinha dorsal do filme com atuações que se complementam. Mesmo sendo quase dez anos mais velhas do que suas personagens, as atrizes convencem como duas adolescentes desengonçadas do ensino médio tanto na fisicalidade quanto no comportamento. Um ótimo trabalho interpretativo de ambas.(1,5)
O humor de "Fora de Série" é preciso pois consegue passear por todos os seus aspectos cômicos de maneira fluída e funcional. Sendo assim, o longa oferece piadas situacionais, físicas e até mesmo escatológicas.(1)
Os quesitos técnicos também se sobressaem e demonstram que além de ótima atriz, Olivia Wilde também é uma diretora extremamente competente. Afinal ela nos mostra ter amplo domínio de recursos como fotografia, cinematografia, zoom, plano sequência e câmera lenta e sabe como usá-los. Sem contar a edição sagaz e a trilha sonora envolvente que dão um charme adicional a obra.(1)