sábado, 14 de janeiro de 2017

SESSÃO SÁBADÃO - #35ª EDIÇÃO

Tem gente que come macarrão no Domingo, tem outras que dormem bastante de manhã e ainda tiram um cochilo na tarde de Domingo, tem uns que preferem assistir um filme ou ler um livro no Domingo, e tem aqueles que curtem dar uma olhada na "Sessão Sábadão" que sai no blog "Eu e o Cinema" todo o Domingo. Se você se encaixa neste último exemplo, então sorria, pois o quadro que traz críticas abalizadas desse blogger que vos fala tem uma edição novinha em folha. E hoje vamos falar sobre o thriller "O Homem nas Trevas", lançado no último semestre do ano passado. Então segure firme e vamos lá...


O Homem nas Trevas - 2016

Elenco: Stephen Lang, Jane Levy, Dylan Minnette e Daniel Zovatto

Nota: 8,5
Dirigido pelo cineasta uruguaio Fede Alvarez, "O Homem nas Trevas" conta sobre três ladrões que ganham dinheiro invadindo casas, porém acabam se envolvendo em uma trama perigosa quando tentam roubar a residência de um veterano de guerra com deficiência visual, pois o que era para ser um processo tranquilo, acaba se tornando extremamente perigoso.

PRÓS: Assim como um bom filme de comédia tem que fazer rir, um bom filme de suspense deve saber como deixar seu espectador tenso e amedrontado, e isso este longa faz muito bem a começar pela sua atmosfera. palpavelmente denso e fortemente pesado, a tensão que a produção proporciona a quem o assiste está no clima, no cenário, na edição e na narrativa de "O Homem das Trevas".
Um outro ponto positivo do filme é que não tem muita firula aqui. O roteiro apresenta os personagens, conta suas subtramas de maneira prática e logo estabelece a premissa principal. Simples assim!
No quesito atuação, todos estão ótimos e transpassam de forma competente a essência dos seus personagens na história. Os atores Dylan Minnette e Jane Levy transformam o medo em algo tão verídico que o nível de tensão do filme se eleva sempre que estão em cena. Mas o destaque, sem dúvida nenhuma, é Stephen Lang. Com uma interpretação crua, física e energética, ele é personificação do perigo constante e insuperável.
"Don't Breathe" (no original) tem uma das sequências mais assustadoras e inquietantes dos últimos tempos. Para ser mais específico, me refiro a cena da sala escura que é muito bem conduzida pelo diretor e é de dar calafrios em qualquer um.