terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

MOMENTOS MARCANTES DO OSCAR

Hoje a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou os concorrentes a edição ao Oscar 2022 que tem previsão de acontecer no dia 27 de Março. Até lá, o blog "Eu e o Cinema" vai inspirar, expirar e transpirar a premiação mais importante da sétima arte em mais uma das nossas já tradicionais temporadas do Oscar.
Para estrearmos esse nosso momento tão importante, reuniremos algumas das passagens mais icônicas da história da premiação nessa matéria mais do que especial. Dito isso, vamos a elas...

Marlon Brando recusa Oscar de "Melhor Ator"


Após vencer na categoria de "Melhor Ator" pela segunda vez na edição de 1973 pela sua lendária performance em "O Poderoso Chefão" de 1972, o icônico Marlon Brando decidiu não comparecer a premiação e foi mais além. Sabendo da grande possibilidade de levar a estatueta pra casa, Brando enviou uma jovem indígena chamada Sasheen Littlefeather para que subisse no seu lugar caso fosse chamado para receber a honraria. Dito e feito, ao ter seu nome anunciado como vencedor por Liv Ullman, Littlefeather subiu ao palco munida de uma carta de recusa escrita pelo próprio ator em protesto a maneira como os indígenas eram tratados em Hollywood. Uma parte do discurso dizia:
"Ele muito infelizmente não pode aceitar esse generoso prêmio. E a razão disso é o tratamento dos indígenas americanos de hoje pela indústria cinematográfica e na televisão, em reprises de filmes, e também pelos recentes acontecimentos em Wounded Knee".
A recusa movimentou a indústria e gerou muita polêmica na época alavancando esse momento para um dos mais marcantes da premiação.