domingo, 14 de julho de 2019

SESSÃO SÁBADÃO - #124ª EDIÇÃO

Mais uma semana acabou, outra está prestes a começar e estamos aqui com mais uma edição da sagrada Sessão Sabadão. Hoje, analisaremos os prós e os contras da mais nova produção Marvel: "Homem-Aranha: Longe de Casa". Então prepare sua melhor poltrona para mais uma crítica novinha em folha.


HOMEM-ARANHA: LONGE DE CASA - 2019

Elenco: Tom Holland, Jake Gyllenhaal, Zendaya, Jacob Batalon, Samuel L. Jackson, Jon Favreau, Cobie Smulders, Toni Revolori, Martin Starr, J.B. Smoove, Angourie Rice, Marisa Tomei e Remy Hii.


SOBRE O FILME:
Apreensivo pelas responsabilidades de super herói, principalmente após os eventos relatados em "Ultimato", Peter Parker anseia por sair de férias com seus amigos para uma viagem pela Europa. Lá, monstros denominados "elementais" se manifestam pelo continente e obrigam Peter a voltar aos seus dons aracnídeos.
O longa recebe a direção de Jon Watts, o mesmo cineasta que esteve a frente de "Homem-Aranha: De Volta ao Lar" de 2017 (clique aqui para ler aquela crítica) e segundo rumores, é o longa que de fato fecha o ciclo da atual fase cinematográfica da Marvel.

PRÓS:
Falando de filmes de super-heróis, gênero que proporciona várias obras cinematográficas em um curto espaço de tempo, originalidade é algo difícil de encontrar. Em "Longe de Casa", o roteiro esbarra na falta dela em sua estrutura, mas consegue trazer uma história divertida que prende o espectador inserindo elementos interessantes e ousando em reviravoltas que se por um lado não são executadas de maneira perfeita, deixa a trama muito bem encaminhada.(1)
O enredo também é outro acerto pois se movimenta bem, sempre de forma evolutiva sabendo a hora de descansar e acelerar formando uma estrutura narrativa bastante competente.(0,5)
Mesmo sendo bastante carregado, a computação gráfica é bastante funcional assim como outros quesitos técnicos como a belíssima fotografia, a edição contagiante e a cinematografia contemplativa.(0,5)
As sequências de ação de "De Volta ao Lar" merecem uma pontuação a parte. Visualmente espetaculares e inventivas, as batalhas se tornam um recurso a mais para apreciação da história. No universo Marvel, este é um dos longas que mais se destacam dentro deste quesito.(1)
Por fim, vamos falar dos quesitos interpretativos da obra. Fora o elenco funcional que compreende a essência dos seus respectivos personagens, temos Tom Holland que cada vez mais fortalece a ideia de que ele é o melhor Peter Parker/Homem-Aranha da sétima arte (perdão para aqueles que acham que o Maguire ou o Garfield são melhores) e Jake Gyllenhaal está muito bem como de costume.(1)