quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

SESSÃO SÁBADÃO - #45ª EDIÇÃO (ESPECIAL OSCAR 2017)

Chegamos a derradeira Sessão Sábadão especial Oscar 2017!!! E pra finalizar essa grande fase com chave de ouro, vamos falar do último concorrente a "Melhor Filme" desta edição que ainda não tem a sua análise mais do que abalizada deste blog que você tanto ama... "Lion - Uma Jornada Para Casa" é o longa escolhido para fechar com chave de ouro a fase pré Oscar da Sessão Sábadão. Sendo assim, vamos a ele...


Lion - Uma Jornada Para Casa - 2016

Elenco: Dev Patel, Nicole Kidman, Rooney Mara, Sunny Pawar, Abhishek Bharate, Priyanka Bose, David Wenham e Divian Ladwa

Nota (0/10): 8
Primeiro longa dirigido por Garth Davis, conhecido por realizar programas de televisão, "Lion - Uma Jornada Para Casa" conta a história de um jovem indiano adotado por um casal australiano, que após 25 anos perdido de sua família biológica, decide procurar por suas raízes e voltar para casa.

PRÓS: Para começar a crítica sobre "Lion", inicio de forma bastante contundente. O primeiro ato deste filme beira a perfeição! Isso deve-se pelo seu roteiro poderoso e angustiante que segura a atenção do espectador, mesmo que de forma desconfortável. Outro ponto positivo da parte inicial do longa são as atuações dos atores indianos que protagonizam tais sequências, principalmente a interpretação de Sunny Pawar, que faz a fase criança de Saroo, o protagonista do filme. Com seus olhos extremamente expressivos capazes de passar medo, ansiedade e admiração, o ator mirim consegue alcançar e cativar o coração de qualquer ser humano que esteja assistindo ao longa. Uma atuação que poderia ser nomeada para "Melhor Ator Coadjuvante" do Oscar sem maiores problemas.
Falando de boas atuações e nomeações da Academia, Dev Patel e Nicole Kidman estão muito bem e justificam suas indicações de melhor ator e atriz coadjuvantes respectivamente. O primeiro demora a engrenar, mas quando acha o tom do personagem, dá show e carrega sua trama com muita competência. Já Nicole Kidman dá uma interpretação sucinta, de poucas palavras e gestuais contidos, mas com muita carga dramática no olhar.
Se no primeiro ato o longa se destaca por ser agoniante, no seu ato final a emoção toma conta. Essencialmente belo com um misto de alegria e tristeza, "Lion" consegue fazer chorar sem a necessidade de ser excessivamente manipulativo. O roteiro vai direto ao que interessa sem fazer muitos rodeios e sem encheção de linguiça, conseguindo atingir sua mensagem de forma bem sucedida.


CONTRAS: O segundo ato acaba se tornando o grande problema para a produção. Com uma estrutura narrativa bem apressada e pouco trabalhada, os seus acontecimentos vão se dando de forma abrupta demais, o que acaba deixando algumas iniciativas do roteiro um tanto quanto vagas, refletindo que a direção executada por Garth Davis é significantemente inexperiente e ainda precisa melhorar muito. Isso pode ser visto não só na maneira como o filme é conduzido, mas em pequenas falhas técnicas que não são tão notáveis assim, mas insistem em aparecer frequentemente.
No quesito atuação, todos estão muito bem! Mesmo assim, achei Rooney Mara muito atriz pra pouco papel. Mesmo dando vida a um personagem teoricamente importante, a maneira que o enredo conduz sua trama, não dá espaço para que a intérprete demonstre todo o seu potencial, e dá liberdade para se imaginar como seria "Lion", caso seu personagem não existisse. Eu, particularmente não sentiria falta. Talvez funcionasse melhor se tivessem contratado uma atriz menos expressiva.


DIAGNÓSTICO DO FILME
"Lion - Uma Jornada Para Casa" é um filme que ganha o espectador pelo seu começo e pelo seu final. Porém o seu miolo problemático expõe todas as fraquezas de uma direção pouco experiente. Mesmo assim é um bom e emocionante filme. Nota 8!




É isso aí galera!!! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!! 


E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:



Nenhum comentário:

Postar um comentário