sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

PALPITES - OSCAR 2017

Daqui exatas 48 horas estaremos testemunhando a edição 2017 da cerimônia mais importante da sétima arte. Mesmo sendo contraditória em diversas vezes, não dá pra negar o frio na barriga que o Oscar causa nos amantes do cinema e isso não é diferente com este blogger que vos fala. Sendo assim, resolvi postar os meus palpites sobre os filmes concorrentes a principais categorias neste ano ("Melhor Ator Coadjuvante", "Melhor Atriz Coadjuvante", "Melhor Diretor", "Melhor Ator", "Melhor Atriz" e "Melhor Filme"). Entretanto, farei da seguinte forma: Irei postar quem eu acho que vai ganhar, quem eu quero que ganhe e as injustiças de cada categoria justificados por breves comentários. 
Tudo devidamente explicado, vamos iniciar o bolão Oscar 2017 do "Eu e o Cinema".

PS: Não falarei sobre as categorias de "Melhor Animação" e "Melhor Filme Estrangeiro" pois não assisti a todos os filmes que foram nomeados.





Melhor Atriz Coadjuvante

Quem vai ganhar: Viola Davis (Um Limite Entre Nós)
Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Naomi Harris (Moonlight)


De todas as performances femininas coadjuvantes, Naomi Harris foi a que me fez remexer mais no sofá. Sua performance é pesada e estarrecedoramente cruel, passando por uma involução muito realista na pele de uma dependente química. Uma interpretação digna de Oscar. Já Viola Davis não precisa provar nada pra ninguém já faz muito tempo, e também dá uma atuação incrível. Seu monólogo em "Um Limite Entre Nós" é uma das melhores cenas do filme.
Devido aos prêmios já recebidos, creio que o Oscar vai pela mesma diretriz e vai dar a estatueta a Viola Davis de forma merecida, mas minha torcida vai para Naomi Harris.

Injustiças: Não entendi a indicação de Octavia Spencer, que tem uma performance muito digna em "Estrelas Além do Tempo", mas nada que justificasse sua nomeação nessa categoria. Dá a impressão de que a Academia indicou a atriz apenas para afastar o mais longe possível a mancha do #Oscarsowhite da cerimônia passada.
Em seu lugar, Olivia Colman em "O Lagosta" e Greta Gerwig em "Mulheres do Século 20" fazem trabalhos muito mais notáveis.

Melhor Ator Coadjuvante

Quem vai ganhar: Mahershala Ali (Moonlight)
Quem o "Eu e o Cinema" quer que eu ganhe: Dev Patel (Lion)


Devido a aclamação crítica e pública de "Moonlight" e alguns prêmios importantes recebidos, tudo leva a crer que a vitória na categoria "Ator Coadjuvante" deste ano vai para Mahershala Ali pelo seu trabalho neste longa. Mas minha torcida vai para Dev Patel, mesmo não entendendo porque o mesmo concorre a coadjuvante, se o mesmo é o protagonista de "Lion".
A interpretação de Maheshala Ali consegue passar uma bondade e um senso de justiça, mesmo que controverso, de uma maneira muito genuína e sem maneirismo algum e é um trabalho merecedor de reconhecimento. Mas Dev Patel me ganhou pela competência que teve em entender todas as dúvidas e dilemas do seu personagem em "Lion". Mesmo sendo uma atuação minimamente inferiora, meu coração torce pelo irmão de Guddu (quem assistiu o filme entendeu a referência).

Injustiças: Mesmo sendo uma interpretação boa, não era a hora de Lucas Hedges ser nomeado pelo seu trabalho em "Manchester à Beira-Mar". Ben Foster por "Á Qualquer Custo", Aaron Taylor-Johnson por "Animais Noturnos" e até Sunny Pawar, que dá vida ao Saroo criança em "Lion", eram mais merecedores dessa indicação.

Melhor Direção


Quem vai ganhar: Damien Chazelle (La La Land)
Quem o "Eu e o Cinema" quer que eu ganhe: Damien Chazelle (La La Land)


Primeira categoria em que o blog e a Academia (provavelmente) entrará em acordo será na categoria de "Melhor Diretor". Devido ao seu ótimo trabalho em "La La Land", minha torcida vai para Damien Chazelle, que é o grande favorito a levar o Oscar nesta edição. Bem arrojado, ousado, milimetricamente detalhado, com ótimas jogadas de câmera e repleto de planos sequências bem executados, neste ano não vai ter jeito, a estatueta dourada de melhor direção vai para ele... ou não...

Injustiças: Outro caso de bom trabalho, porém não merecedor da indicação ao Oscar, temos Kenneth Lonergan, cineasta responsável por "Manchester à Beira-Mar", que executa uma direção competente e só. No seu lugar poderia entrar Tom Ford, diretor de "Animais Noturnos", David Mackenzie que dirigiu "À Qualquer Custo" e até mesmo Martin Scorsese, lendário cineasta que esse ano foi o responsável por realizar o drama épico "Silêncio".

Melhor Atriz

Quem vai ganhar: Emma Stone (La La Land)
Quem o "Eu e o Cinema" quer que eu ganhe: Emma Stone (La La Land)


Não tem pra Natalie Portman, nem pra Meryl Streep ou Isabelle Huppert, esse ano o Oscar vai para Emma Stone, justamente a dona da torcida deste blogger que vos fala pelo prêmio de "Melhor Atriz". Com uma interpretação carismática, enérgica e ao mesmo tempo doce, engraçada e cativante, a atriz brilha mesmo não tendo a mesma carga dramática das outras indicadas. É a minha atuação favorita e provavelmente vai levar a estatueta dourada pra casa.

Injustiça: Todas as atrizes que foram indicadas mereceram suas respectivas nomeações, mas a Academia tinha que ter se virado e colocado Amy Adams pela sua estrondosa interpretação em "A Chegada" nessa categoria. Na minha singela opinião, a única que seria capaz de desbancar Emma Stone nesta edição. 

Melhor Ator

Quem vai ganhar: Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)
Quem o "Eu e o Cinema" quer que eu ganhe: Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)


Até dias atrás eu tinha certeza que o Oscar iria para Casey Affleck por sua atuação em "Manchester à Beira-Mar", até que Denzel Washington ganhou o SAG por seu trabalho em "Um Limite Entre Nós" e uma nuvem de dúvidas cobriu minha mente. Mas como não há muros no "Eu e o Cinema" para se ficar em cima, mantenho o palpite de que a estatueta dourada vai para o irmão do Batman. Na minha opinião, é a melhor atuação masculina em anos. O ator consegue trazer no olhar, no falar, no andar, toda a dor e o arrependimento do seu personagem da maneira mais realista e natural do mundo. Caso Denzel venha a vencer, fez por merecer pois trata-se da segunda melhor atuação entre os indicados.

Injustiças: Ryan Gosling está muito bem em "La La Land" mas não mereceu a indicação que recebeu. Nomes como Chris Pine por "À Qualquer Custo", Jake Ghyllenhaal por "Animais Noturnos" e principalmente Joel Edgerton por "Loving", estão imensamente melhores em seus papéis.


Melhor Filme

Quem vai ganhar: La La Land
Quem o "Eu e o Cinema" quer que eu ganhe: A Chegada


Esse blogger que vos fala está na torcida pelo ousado, arrojado e inteligente "A Chegada", dirigido pelo excelente Denis Villeneuve e protagonizado pela maravilhosa, porém esnobada, Amy Adams. Entre os favoritos a receber o principal prêmio da cerimônia está o drama "Moonlight" e o musical "La La Land" que está ligeiramente a frente, mas caso a Academia queira surpreender, que seja premiando esta belíssima ficção científica.

Injustiças: Misteriosamente, a Academia não completou as dez vagas possíveis para concorrer ao prêmio de "Melhor Filme". Fora isso, "Estrelas Além do Tempo" é um filme bem mediano para a nomeação que recebeu. Opções não faltaram, já que produções como "Loving", "Animais Noturnos", "Silêncio" e até "Deadpool" foram aclamados pela opinião crítica e pública, mas como sempre, a Academia prefere complicar do que facilitar.

E vocês caros amigos cinéfilos? Quais são os seus palpites? Participem através dos comentários, compartilhe com amigos e não deixe de curtir a página do Facebook para fortalecer cada vez mais o blog "Eu e o Cinema"... E bora pro Oscar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário