domingo, 9 de julho de 2017

SESSÃO SÁBADÃO - #64ª EDIÇÃO

Domingão, mais uma Sessão Sábadão na área e hoje estamos europeus. O filme escolhido para receber a nossa tão abalizada análise é o francês "Demain Tout Commence", que aqui no Brasil recebeu o título de "Uma Família de Dois". Dito isso, não tem mais nada a acrescentar que você ainda não saiba. Prepare seus óculos de leitura e seu chocolate quente e vamos ao que interessa...


Uma Família de Dois - 2016

Elenco: Omar Sy, Gloria Colston, Clémence Poesy, Antoine Bertrand, Ashley Walters e Clémentine Célarié


SOBRE O FILME:
Remake de "Não Aceitamos Devoluções", longa de maior bilheteria da história do México, "Uma Família de Dois" é uma comédia dramática dirigida por Hugo Gélin e conta a história de Samuel, um solteirão despreocupado que descobre de uma hora pra outra que tem uma filha recém nascida. Após essa descoberta, ele acaba readaptando sua vida para se tornar um pai de fato, mas a vinda repentina da mãe pode estremecer o laço criado entre eles.
O filme foi originalmente lançado em 2016, mas chegou aos cinemas brasileiros no finalzinho do mês passado.

PRÓS: Uma coisa já possa ser dita logo de cara sobre "Uma Família de Dois": Omar Sy carrega o filme nas costas. Carismático, engraçado e com uma forte presença, o ator injeta personalidade na dosagem certa pra compor seu personagem. Isso acaba refletindo muito na relação e na química entre Samuel e sua filha Gloria, interpretada por Gloria Colston, que por sua vez dá uma atuação que oscila entre o correto e o problemático, sorte que foi conduzida pela experiência do protagonista.(1)
No quesito comédia, o humor do filme não é um dos mais afiados e inspirados da história do cinema, mas é agradável e funciona na maioria das vezes. Poderia ser mais efetivo se não perdesse sua sutileza e não apelasse para o repetitivo, mas é possível dar boas risadas ao acompanhar a trama.(1)
Na parte técnica, nada faltando e nada sobrando. O longa tem uma boa edição e uma boa fotografia, mas o destaque vai para a sua empolgante trilha sonora.(0,5)
A estrutura narrativa de "Uma Família de Dois" está longe de ser perfeita e a história que seu roteiro conta não é original e já foi feito antes de maneira bem melhor (vide a obra que originou esse remake). Pelo menos é notável o esforço em fugir dos clichês do gênero e entregar uma história um pouco mais surpreendente do que o esperado.(1,5)


CONTRAS: Como dito há pouco, a estrutura narrativa deste filme não é perfeita e seu roteiro apresenta algumas falhas. A mais impactante para este blogger que vos fala é a redundância e a extrema preguiça com que a história desenrola alguns pontos determinantes da trama. Para elucidar melhor esse quesito negativo, vai um spoiler inofensivo a seguir (caso não queira saber nada referente a história, pule as palavras digitadas em itálico): Em um dos diálogos que Samuel tem sobre sua filha, ele é indagado pela mesma falar inglês tão bem. A resposta dada é que ela sempre assistiu a diversos filmes o que lhe deu facilidade ao adquirir este novo idioma. Por mais que seja crível, é preguiçoso depositar toda a inteligência de uma menina de 8 anos (que mostra fragilidades intelectuais em outras situações) exclusivamente a filmes e videoclipes.(-2)
No quesitos personagens, todos tem sua importância dentro da trama mas nem todos funcionam como deviam funcionar. O caso mais explícito é o do personagem Bernie. Mesmo sendo um dos coadjuvantes mais determinantes, a maneira como é formado o torna irritante e severamente cansativo.(-1)
Por falar em cansativo, é válido dizer que a duração do filme se estende demais. O seu enredo enxado me fez olhar para o relógio algumas vezes.(-1)
Outro quesito problemático do longa é a sua passagem de tempo. Tirando a evolução física da personagem Glória, ninguém muda seu visual ou suas vestimentas durante todo esse tempo. Por mais que possa parecer bobo, isso tira um pouco da credibilidade da obra.(-0,5)
Por fim, "Uma Família de Dois" tem um desfecho um tanto quanto significativo, mas a maneira como é conduzida é muito mal trabalhada. Dessa forma, ele acaba perdendo uma força considerável no impacto que o roteiro deseja proporcionar e acaba destoando da obra como um todo.(-1)

DIAGNÓSTICO DO FILME:
"Uma Família de Dois" é uma comédia dramática que pode agradar um gosto menos exigente, mas isso não apaga o fato do longa ser recheado de pequenos problemas se tornando uma obra redundante e extremamente preguiçosa. Um remake que não precisaria existir. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim: 






É isso aí galera!!! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!! 
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário