terça-feira, 16 de junho de 2015

RANKING: AS 10 MELHORES INTRODUÇÕES DE FILMES

Talvez esse não seja o termo correto, mas quando me refiro a introdução de um filme, são aquelas cenas iniciais que acontecem antes do título do mesmo, que de uma certa forma ou de outra, te introduzem ao filme. Sendo assim, resolvi postar mais um ranking no blog listando as 10 melhores introduções de filmes da história do cinema. Como de costume, vai algumas regras para que você, caro internauta amigo, saiba quais foram os critérios usados para que tal ranking fosse realizado. Segue as condições:
 - Apenas os filmes que foram assistidos pelo blogger que vos fala.

 - Apenas as cenas que aparecem antes do título do filme. Algumas produções nem sequer mostram o nome do filme em toda sua execução. Estes não entraram na lista.
 - O ranking é embasado simplesmente na minha vaga e errante opinião.
Sendo assim, bóra pro ranking:


10º) Três Amigos (1986)

Introdução: 
Uma das melhores comédias da década de 80 tem uma introdução que eu particularmente acho muito boa. Sem falas ou história, o filme começa com aquilo que seria a canção tema do programa televisivo no qual os heróis interpretados por Steve Martin, Chevy Chase e Martin Short protagonizam. Tipicamente mexicana e bem humorada, a canção acaba preparando o espectador para as presepadas futuras que o trio ainda vai proporcionar.




9º) Tim Maia (2014)

Introdução:
A introdução deste biográfico brasileiro é bem empolgante! O filme começa sendo narrado por alguém que se intitula amigo do personagem principal (no caso, Tim Maia) e conta a história do cantor desde sua infância vendendo marmitas, até sua juventude e sua primeira banda musical. A sequência termina com o protagonista mostrando um "pouquinho" da sua personalidade, digamos emocionalmente instável...
Como não encontrei a introdução citada no filme, vai o trailer dessa ótima produção do cinema nacional e internacional.



8º) Arizona Nunca Mais (1987)

Introdução:
Filmão da época em que Nicolas Cage ainda era o cara, tem um começo muito bacana de se ver. O longa se inicia contando a história de H.I. McDunnough, um bandido do interior mas de bom coração, e da policial Edwina, por quem ele é apaixonado e acaba se casando. Com uma trilha sonora tipicamente caipira, a introdução te envolve completamente no roteiro e te deixa na expectativa para o restante do filme.
Assim como no caso anterior, não encontrei a introdução citada no post, sendo assim vai um resuminho dessa ótima comédia do final dos anos 80.
(PS: A trilha sonora desse resumo é a mesma da introdução do filme).



7º) 127 Horas (2010)

Introdução:
Nesse caso a introdução é tão grande, que acaba nem sendo apenas uma introdução. Mas para não fugir muito das regras estabelecidas para a formação desse ranking, vamos focar nas cenas que antecedem o título do filme. Após a sequencia inicial aonde é possível conhecer a personalidade do aventureiro Aron Ralston, nos deparamos com a cena aonde seus problemas se iniciam e a partir dali, o filme começa de fato. No mínimo, tenso...


6º) Se Beber, Não Case (2009)

Introdução:
Uma das melhores comédias da década de 2000 (na minha humilde opinião) se inicia de forma instigante. Ao som de "It's Now or Never" de Elvis Presley, a introdução do filme mostra um jardim recebendo os devidos aparatos para um casamento, uma noiva se preparando para o evento e preocupada com o noivo que ainda não apareceu, até que recebe uma ligação de um dos padrinhos e amigos do noivo, que ao dar satisfações para a noiva preocupada, inicia seu argumento com a seguinte frase: "We fucked up"... Sensacional!!!


5º) Bastardos Inglórios (2009)

Introdução:
Quentin Tarantino é o rei das introduções de filmes. Tanto, que mais um filme do cineasta vai aparecer aqui no ranking nas próximas posições.
Não dá pra negar. Seja um estudioso de cinema ou simplesmente um admirador da sétima arte. Se você já assistiu "Bastardos Inglórios" sabe que seu início é um dos melhores da história da sétima arte. Em um diálogo primoroso e atuações impecáveis, a conversa entre o coronel nazista Hans Landa e o fazendeiro francês Perrier LaPadite é de tirar o fôlego. Não tem mais o que falar, é só assistir a esse resuminho que já da pra sentir o grau...


4º) Tropa de Elite

Introdução:
Quem conhece o blog a um certo tempo, sabe o quanto este blogger que vos fala, curte esse clássico do cinema. Já não basta ser um filmasso, essa produção que é o segundo melhor longa nacional da história (só perde pra sua continuação) também tem uma introdução daquelas de deixar o espectador no gás. Ao som do funk mais conhecido do cinema (paparápaparápaparápatibum), Capitão Nascimento explica o dia a dia nas favelas e o que é exatamente o BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais). No final da introdução, o close em seu rosto de expressão fechada, com uma escopeta na mão, pronto para subir o morro é de deixar qualquer um pilhado.


3º) Os Bons Companheiros (1990)

Introdução:
Clássico de Martin Scorsese, "Os Bons Companheiros" já mostra ao que veio na sua lendária introdução. A cena que começa com um simples automóvel andando na estrada, termina com um assassinato brutal e o personagem Henry Hill dizendo: "Desde que eu me lembro, eu sempre quis ser um gangster". Clássico!!!




2º) O Rei Leão (1994)

Introdução:
Eu particularmente acho "O Rei Leão" a maior animação de todos os tempos. Há quem discorde, é claro. Mas mesmo quem diverge da minha opinião, não pode negar que a introdução deste filme é simplesmente sensacional. Embalado por uma lindíssima canção (tanto no inglês, quanto no português), a sequencia ostenta toda a beleza da natureza e seus animais, finalizando com uma cena magistral da apresentação daquele que seria o sucessor do rei. Inesquecível!!!



1º) Cães de Aluguel (1992)

Introdução:
Como dito anteriormente, Quentin Tarantino é o rei das introduções de filmes na história do cinema. Na minha opinião, nenhuma sequência inicial é tão boa quanto a do longa "Cães de Aluguel". Daí você se pergunta... O que será que esse início tem de tão especial?? Será que tem uma sequência de ação super empolgante??? Tiros e explosões??? Monstros e dinossauros??? Não... Essa introdução é simplista e é justamente isso que o torna tão especial. Oito caras de terno e gravata, sentados numa mesa de lanchonete, saboreando 
um clássico café da manhã americano, incluídos a um interessante diálogo que vai de "Like a Virgin" de Madonna, até o conceito de dar ou não gorjetas as garçonetes. A introdução finaliza ao som do clássico do blues "Little Green Bag". Sem duvidas nenhuma, a melhor introdução dos cinemas!!!




É isso aí meus amigos!!! Concordam com o ranking??? Tem suas objeções??? Então não se acanhe e deixe seus comentários e se torne um amigo que assim como eu, ama o cinema!!!
E não deixe de curtir a página do blog no Facebook no seguinte link:
(https://www.facebook.com/blogeueocinema?ref=aymt_homepage_panel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário