sábado, 19 de novembro de 2016

FILMES QUE NINGUÉM FEZ E QUE EU FARIA!!! - PRESIDENTE COLLOR

Um dos primeiros posts da história desse blog tão ousado e alegre, era um no qual eu mencionava alguns filmes que eu adoraria fazer se eu fosse um renomado produtor/diretor fodão de Hollywood. Um dos exemplos que citei naquele momento, seria a produção de um longa que contasse a história de Fernando Collor de Melo, até então, o único presidente a ter sofrido impeachment na história da política brasileira. Baseado nesse post antigo, resolvi me aprofundar melhor no assunto e brincar um pouco mais com a ideia.
Claro que um filme dessa estirpe não seria possível nos dias de hoje, principalmente por se tratar de um acontecimento recente que pode ir contra nomes poderosos da política até os dias de hoje. Dito isso, vamos brincar...




Título do Filme: 

"O Caçador de Marajá"

Sinopse

O filme contaria brevemente a infância de Fernando Collor até se tornar governador de Alagoas, mas o seu enfoque principal seria na sua candidatura a presidência do país até a sua saída através do impeachment que sofreu, passando por todos os processos e esquemas dos bastidores do seu mandato presidencial.

Elenco

Ator: Mateus Solano 
Personagem: Fernando Collor de Mello



Não só devido a semelhança física, mas também pelo dom interpretativo, não vejo outro melhor para viver o ex-presidente Fernando Collor do que o ótimo Mateus Solano. Com a atuação dinâmica que lhe é bem costumeira, creio que o ator conseguiria dar a camada necessária que o personagem pediria, tanto nas cenas tensas quanto nas mais leves.

Ator: Tonico Pereira 
Personagem: Ulisses Guimarães



Diferentemente do critério usado para escolher o ator que faria Fernando Collor, aqui a semelhança física foi o único responsável para a escolha do intérprete de Ulisses Guimarães, um dos deputados mais ativos no processo de impeachment do ex presidente.
Sorte que Tonico é um excelente ator e teria tudo para dar conta do recado.


Atriz: Cássia Kis Magro
Personagem: Zélia Cardoso


Para interpretar a ministra da economia e principal frente de um dos planos econômicos mais controversos da história política brasileira, pensei que Cássia Kis Magro (antigamente conhecida como Cassia Kiss) seria uma ótima Zélia Cardoso. A veterana e talentosa atriz poderia passar de forma genuína toda a carga emocional que a ministra deve ter sentido nos momentos mais críticos do mandato de Collor.

Ator: Edmílson Barros

Personagem: Lula


Se hoje em dia Lula está longe de ser unanimidade no país, em 1989 ele era o principal concorrente de Fernando Collor pela presidência do Brasil. Em uma disputa acirrada, o ex-operário acabou perdendo a eleição.
Para viver o controverso político, eu chamaria o ator Edmílson Barros, que além de talentoso, nasceu no estado de Pernambuco, assim como Lula, injetando no filme um pouco mais de veracidade, pois afinal, a gente sabe bem como a dramaturgia brasileira lida com sotaques né?!

Atriz: Camila Morgado

Personagem: Rosane Collor


Para interpretar a ex-primeira dama Rosane Collor, creio que Camila Morgado seria o nome ideal. Extremamente talentosa, Camila saberia injetar o charme necessário e as inseguranças vivida por Rosane durante todo o processo de eleição até o impeachment do seu marido.

Ator: Alexandre Nero

Personagem: Pedro Collor



Para dar vida ao irmão do ex-presidente e principal motivador da queda do mesmo, pensei imediatamente em Alexandre Nero. Nem tanto por algumas semelhanças físicas, mas pelo peso do papel. Afinal, Pedro Collor foi a voz que denunciou os principais esquemas de corrupção no mandato de Fernando Collor, e um homem com tamanha personalidade só poderia ser vivido por um ator capaz de interpreta-lo com tal personalidade.


Atriz: Letícia Sabatella
Personagem: Thereza Collor



Se toda essa história teve uma musa, ela respondia por Thereza Collor, esposa de Pedro Collor na época. 
Mais conhecida pela sua vida pessoal do que pela vida pública, eu recrutaria a bela Letícia Sabatella para interpretar a empresária. Minha única preocupação ao chamar a atriz, seria a resistência da mesma em interpretar um papel que fosse contra a sua ativa posição política. Se isso não fosse empecilho pra ela, sem dúvidas seria uma perfeita Thereza Collor.


Ator: Welder Rodrigues
Personagem: P.C. Farias


O primeiro nome que pensei para interpretar o ex-tesoureiro P.C. Farias, principal aliado de Collor em sua campanha, foi o ator Carlos Vereza. Mas como eu acho difícil que o mesmo aceitasse tal proposta, eu tomaria uma atitude ousada. Tenho uma teoria que consiste na seguinte ideia: Para ser um ótimo comediante, você precisa ser um ótimo ator. Esta aí Jim Carrey, Steve Carell e até mesmo André Mattos que não me deixam mentir. Baseado nisso, eu contrataria Welder Rodrigues (o Joseph Climber da companhia de humor "Os Melhores do Mundo") para tal empreitada. Se minha teoria estiver certa, teria tudo pra dar certo.

Ator: Boninho
Personagem: Boni



Esse não seria um personagem fixo do filme, provavelmente apareceria em uma ou duas passagens da história. Seria o que chamamos de participação especial.
Em uma entrevista, Boni (que era vice presidente da Globo nas eleições de 1989) confessou que deu uma certa ajuda para que Fernando Collor se sobressaísse no último debate presidencial que teve contra o Lula. E quem melhor pessoa para interpretar o Boni pai? O Boni filho, oras!
É claro que seria quase impossível Boninho aceitar a empreitada... Mas como estamos apenas viajando na maionese, então tá valendo.

Pretensões do Filme

A pretensão maior desse longa seria sua importância política na cinematografia nacional, contando a história o mais perto da realidade possível. Se tivermos sorte, um Oscar de "Melhor Filme Estrangeiro" tava de bom tamanho!

Diretor: José Padilha


Para fazer um filme específico como esse, só um diretor com colhões. Sendo assim, pensei em José Padilha (diretor dos clássicos e realistas "Tropa de Elite" e "Tropa de Elite 2"). Outro nome interessante seria o de Fernando Meirelles, que dirigiu o tenso, cruel e maravilhoso "Cidade de Deus" em 2002.


Capa do Filme:



É isso aí meu povo!!! O que acharam dessa bela viajada no parmesão que o blog acabou de postar?? Gostou??? Mudaria alguém do elenco ou direção?? Qual filme você faria se tivesse money??? Participe através dos comentários e não deixe de curtir a pagina do Facebook que está no link a seguir. Afinal, você assim como eu, também ama o cinema:

Um comentário: