terça-feira, 8 de novembro de 2016

TAG: FINALIZANDO

O final de um filme é um dos momentos mais importantes da obra, senão o mais. Afinal, dependendo de como ele conclui, influencia bastante na definição deste longa ser de boa ou péssima qualidade. É a cereja do bolo, que pode alavancar o filme para um status de clássico da sétima arte, ou não. Sendo assim, o blog resolveu postar uma TAG que trata-se justamente deste quesito: os finais. Baseado em nove adjetivos, listei cada final de filme de acordo com cada um deles. O resultado da brincadeira começa a seguir, após as regras definidas:
 - Só pode um filme por final.
 - Não pode repetir um filme já citado.
 - Resolvi não apenas citar, mas também explicar o porque da minha escolha.
 - Lembrando que como se trata de um post que fala sobre finais de filmes, ele estará repleto de SPOILERS.


FINAL QUE EU ADOREI!

Django Livre (2012)


Eu adorei o final de "Django Livre" pois as cenas derradeiras do filme são estranhamente hilárias. Após se vingar daqueles que escravizaram sua amada Broomhilda, Django explode a mansão da fazenda Candyland. Em meio a fogo, destroços e fumaça, o cowboy se vira a Broomhilda, dá um belo e estranho sorriso, faz firulas com o seu cavalo, e sai da fazenda juntamente a sua amada, como se nada tivesse acontecido. Um final simplesmente genial!



FINAL QUE EU ODIEI!

Lucy (2014)


Quando esse filme terminou, só uma pergunta veio a minha cabeça... "Essa mulher virou um pen drive???"
"Lucy" até começa bem, mas vai piorando conforme o longa avança. Quando chega no final, a produção é uma bagunça existencial que acaba da seguinte maneira:
Depois de Lucy, a personagem principal, ter ingerido a super droga e a mesma se rompeu dentro dela, gerando mutações em seu organismo, o seu cérebro chega a 100% de capacidade mental, que acaba transformando a protagonista em uma espécie de pen drive wireless 3G... Eu não entendi bulhufas e simplesmente não só odiei o final, como odiei o filme todo, como comprova a crítica que postei no blog há algum tempo.


FINAL QUE ME FEZ REFLETIR!

Ele Está de Volta (2015)


Nenhum filme recente me fez pensar mais do que o alemão "Ele Está de Volta" lançado no ano passado. O filme é quase um experimento social de como a mídia, a política e principalmente as pessoas reagiriam caso Hitler e seu poder de persuasão voltasse a vida nos dias atuais. Temos muito o que melhorar, amigos!
Se quiser saber mais sobre o que penso dessa película, clique aqui!


FINAL QUE ME SURPREENDEU!

Rocky: Um Lutador (1976)


Quando comecei a me interessar por filmes ainda moleque, a franquia do Garanhão Italiano já tinha lançado o seu quinto filme. Sendo assim, fiz o inverso: Assisti o primeiro filme depois de ter assistido suas continuações. 
Acostumado com a conclusão dos outros quatros longas, o final desse me surpreendeu imensamente. Rocky Balboa perde a luta decisiva para Apollo Creed. Lembro-me que foi um dos primeiros filmes que me deixou com a sensação de surpresa muito grande, meio que estupefato com a situação toda.


FINAL QUE ME FEZ CHORAR!

A Lista de Schindler (1993)


Antes mesmo de acabar, eu já tinha chorado algumas vezes nesta obra prima de Steven Spielberg, mas a cena final que mostra um Oskar Schindler transtornado por não ter conseguido salvar pelo menos mais uma vida das concentrações nazistas, é de arrepiar, descer rio de lágrimas e dar tremedeira nos lábios... Muito triste!


FINAL QUE DEIXOU PONTAS SOLTAS!

Psicopata Americano (2000)


Este filme é muito bom, mas seu final não ficou fechadinho na minha cabeça da maneira mais satisfatória.
Patrick Bateman (maravilhosamente interpretado por Christian Bale) é um playboy egocêntrico e invejoso que passa o filme todo fazendo várias vítimas. Na parte derradeira do filme ele simplesmente enlouquece. Tenta colocar um gato vivo em um caixa eletrônico, mata a senhora que testemunhou o fato, atira contra policiais, explode um dos carros da polícia, vai pro seu escritório, mata o porteiro do prédio, e por fim, liga para a polícia se entregando. Após tudo isso, em uma das cenas finais, o filme nos sugere que tudo isso, fora os assassinatos anteriormente cometidos, não passou de frutos da sua imaginação. 
Aí você fica tipo: E a cena do machado? E a cena da motosserra? E o detetive que não parava de importunar ele? E a cabeça de uma mulher que estava dentro da geladeira dele? Só ilusão?!?! Então tá bom...


FINAL QUE EU SABIA COMO SERIA!

Anjos e Demônios (2009)


"Anjos e Demônios" é o segundo filme da saga de livros escrita por Dan Brown, e trata-se de um suspense que conta sobre um ataque a igreja católica, que resultou na morte do papa e de alguns dos mais importantes sacerdotes do Vaticano.
Quem estaria por trás disso? Os Illuminatis? A polícia italiana? Um fanático? Não, o camerlengo! É claro que não descobri isso logo de cara, mas quando comecei a montar o quebra cabeça, e percebi que o filme tinha uma dinâmica para que o espectador suspeitasse de outros personagens, logo pensei: o camerlengo que está acima de qualquer suspeita, está por trás disso tudo... Batata...

O MELHOR FINAL DE SÉRIE:

Toy Story 3 (2010)


Se a franquia dos brinquedos falantes fez parte da sua infância assim como fez da minha, então você provavelmente se divertiu e se emocionou com as cenas finais do terceiro longa. Pena que um quarto filme está para ser lançado com a data prevista para 2019 e toda essa magia vai se acabar... Ou não... Vai saber, né?!

FINAL QUE EU GOSTARIA QUE TERMINASSE DE OUTRA MANEIRA:

The Wonders - O Sonho Não Acabou (1996)

Esse filme é muito agradável e tem um final totalmente apropriado. Mas eu achei uma pena que a banda The Wonders se desfaz na conclusão do filme e cada um vai pro seu canto. Quem é que vai cantar "That Thing Will Do" agora?!? Triste...


É isso aí galera... Mais uma TAG finalizada!
E você, caro cinéfilo internauta? Qual é a sua lista de finais de filmes? Comente, curta a página do Facebook e não deixe de compartilhar para fortalecer cada vez mais o blog, que assim como você, simplesmente venera o cinema!








 




Nenhum comentário:

Postar um comentário