domingo, 12 de fevereiro de 2017

SESSÃO SÁBADÃO - #42ª EDIÇÃO (ESPECIAL OSCAR 2017)

Mais um domingo que chega, mais um filme para analisar na "Sessão Sábadão". E se você está chegando agora no "Eu e o Cinema", saiba que estamos vivendo intensamente o pré Oscar, sendo assim, só está saindo críticas dos longas que foram nomeados ao prêmio de "Melhor Filme" na cerimônia deste ano. "Estrelas Além do Tempo" é o escolhido da vez... Sendo assim, vamos nessa...


Estrelas Além do Tempo - 2016

Elenco: Tajari P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner, Jim Parsons, Kirsten Dunst, Glen Powell e Mahershala Ali

Nota (0/10): 6,5
Dirigido por Theodore Melfi, "Estrelas Além do Tempo", além de ser um outro bom exemplo de péssimo título adaptado no Brasil, também conta a história de três mulheres negras que trabalham na NASA e se tornam extremamente cruciais em um dos projetos tecnológicos mais importantes da história dos Estados Unidos. Mas para isso, tiveram que enfrentar todos os agravantes raciais dos intolerantes anos 60.

PRÓS: Pode parecer uma tremenda bobagem o que vou dizer a seguir, mas ao olhar um dos posteres de "Estrelas Além do Tempo" onde traz as três protagonistas caminhando de forma imponente sobre o símbolo da NASA, com um foguete espacial alçando voo ao fundo, eu já sabia mais ou menos o que me esperava: Um filme demasiadamente simpático sobre uma história real que provavelmente não foi tão simpática assim, o que os mais técnicos costumam chamar de "feel good movie". E baseando-se nisso, o filme vai muito bem. O carisma das três personagens principais, cada uma com uma personalidade diferente (mesmo que um pouco caricatas), a amizade entre elas e a maneira que a história é conduzida, faz deste longa uma experiência agradável. Mesmo que manipulativo, o enredo consegue transmitir a empatia necessária para que o espectador torça incondicionalmente pela trajetória de Katherine (Henson), Dorothy (Spencer) e Mary (Monáe).
No quesito atuação, gostaria de destacar dois nomes: Kevin Costner e Octavia Spencer. O ator está muito bem, impõe presença e vigor físico, consegue achar naturalidade dentro do seu personagem e se alguém merecesse uma indicação ao Oscar nesse elenco (que não é o caso) seria ele na categoria de "Melhor Ator Coadjuvante". Por sua vez, Octavia também faz um bom trabalho. Entre as protagonistas é a que consegue passar mais camadas e mais peso na sua atuação mesmo não tendo um forte monólogo assim como teve a personagem de Tajari P. Henson. Entretanto, não fez jus a indicação que recebeu como "Melhor Atriz Coadjuvante".
Nos termos técnicos, a fotografia e a trilha sonora do filme são muito boas e conseguem passar a essência "feel good" pretendida pelo longa.


CONTRAS: Logo no começo de "Estrelas Além do Tempo", o filme impõe uma situação ao espectador ao invés de contá-la de forma mais detalhada, mesmo que brevemente. E isso acontece algumas vezes aqui. Um tanto quanto manipulativo, a história prefere contar que aquilo aconteceu, do que contar como aquilo aconteceu.
Uma outra coisa que ficou latente neste longa é a falta de sutileza em três importantíssimos quesitos. Um deles é a falta de sutileza em algumas subtramas do roteiro. Para exemplificar sem dar muitos spoilers, citarei apenas que trata-se de um arco que envolve um romance e o outro que envolve a relação entre marido e mulher.
Falta sutileza na maioria dos diálogos. Calculados demais e cheios de frases de efeitos, as conversações que pretendiam dar peso a trama, acabam ficando piegas e até brega em algumas vezes.
O terceiro exemplo de falta de sutileza está nas interpretações. Tirando os destaques que mencionei nos prós, todos os demais atores envolvidos no longa sofrem com este problema. Destaco os papéis de Jim Parsons e Kirsten Dunst que estão aqui apenas para serem desprezíveis sem obter nenhum tipo de evolução ou camadas de personagens.
Outro ponto fraco de "Estrelas Além do Tempo", são as intermináveis conveniências que o roteiro toma para elucidar determinadas situações, transformando um recurso que deveria trabalhar a favor do filme em um fator incoerente que vai contra ele. Para exemplificar, vai um pequeno e inofensivo spoiler: 
Em uma cena aonde os pilotos chegam a NASA e se deparam com todos os funcionários da empresa, um deles deseja cumprimentar cada um, mas ao se aproximar da equipe de mulheres negras ele é abordado por uma das funcionárias, mesmo assim ele insiste e diz: "quero cumprimentar a TODOS", porém ele faz isso apenas com o trio de protagonistas, dá um oi geral para o resto e vai embora. Pode parecer besteira e pegação no pé? Concordo, mas que é incoerente e até preguiçoso é um fato que não tem como negar.

DIAGNÓSTICO DO FILME
"Estrelas Além do Tempo" é um filme que opta por contar uma história séria de maneira florida e positiva. Acaba se tornando uma experiência divertida mas totalmente esquecível. Mesmo sendo um bom longa, não mereceu estar entre os nomeados a "Melhor Filme" no Oscar desse ano. Um 6,5 resume tudo isso...


É isso aí galera!!! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!! 

E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário