terça-feira, 9 de maio de 2017

COLETÂNEA: NATALIE PORTMAN

Por mais que não seja muito elegante revelar a idade de uma mulher, aqui a intenção é válida, pois no alto dos seus 35 anos Natalie Portman já fez muita coisa nos cinemas. Pode-se dizer que ela ainda é muito jovem para estrelar a Coletânea desse mês, pois sua filmografia provavelmente se estenderá muito mais, mas a verdade é que poucos atores dessa faixa etária tem uma carreira tão forte e poderosa quanto a da jovem atriz. Sendo assim, nada mais justo do que nomear os seus sete filmes mais importantes até então.




PRIMEIRO TRABALHO

O Profissional (1994)


Elenco: Jean Reno, Gary Oldman, Natalie Portman, Danny Aiello
Nem mesmo sua pouca idade (tinha apenas 11 anos na época) foi empecilho para que atuasse de forma brilhante no ótimo suspense policial "O Profissional", seu primeiro filme nos cinemas. Dirigido por Luc Besson, o próprio cineasta quase não escalou a jovem atriz devida sua faixa etária, mas suas audições foram tão boas que não teve jeito de fugir e Natalie Portman ficou com o papel de Mathilda, uma criança que pede ajuda e se torna fiel escudeira de um assassino profissional que se envolve em uma perigosa missão.
A repercussão do longa foi tão poderosa, que os holofotes se voltaram não apenas para a pequena intérprete como para os demais envolvidos no projeto que acabou se tornando um aclamado filme cult nos dias de hoje.


CONSOLIDAÇÃO

Em Qualquer Outro Lugar (1999)


Elenco: Susan Sarandon, Natalie Portman, Shawn Hatosy, Hart Bochner, Bonnie Bedelia
Após seu primeiro filme, Natalie chegou a fazer parte de algumas produções importantes porém com papéis de pouca expressão. Mas em 1999 ela voltaria a ser peça fundamental em longas e começou a consolidar sua carreira com interpretações carregadas de peso e conteúdo. Se não muito pelo seu trabalho em "Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma", bastante pela sua atuação por "Em Qualquer Outro Lugar" aonde deu vida a Ann, uma adolescente que é obrigada a seguir sua mãe Adele (Susan Sarandon) em seus sonhos e desejos abandonando repentinamente sua antiga vida. Tal decisão acaba causando grande tensão entre elas.
O trabalho efetuado pela jovem atriz neste filme foi tão bem recebido pela crítica, que a mesma recebeu uma indicação na categoria de "Melhor Atriz Coadjuvante" no Globo de Ouro.

O MAIS CULTUADO

Closer - Perto Demais (2004)


Elenco: Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman, Clive Owen
Com o passar do tempo, Natalie Portman foi se firmando no cenário hollywoodiano e fortalecendo seu nome com aparições em filmes como "Star Wars: Episódeo II - O Ataque dos Clones" de 2002 e "Cold Mountain" de 2003. Mas foi em 2004 que a atriz fez aquele que provavelmente é seu trabalho mais cult: o amado por uns e respeitado por todos "Closer - Perto Demais".
O romance dramático conta a história de quatro personagens que se envolvem emocionalmente de maneira muito intensa em meio a diversos segredos e conflitos. No longa Natalie interpreta Alice, uma misteriosa e sensual stripper que se torna a musa dos sonhos de um dermatologista (Clive Owen) infeliz no seu casamento.
O filme foi o responsável a dar o primeiro premio importante a atriz que acabou levando um Globo de Ouro na categoria de "Melhor Atriz Coadjuvante". 

O ACLAMADO!

V de Vingança (2006)


Elenco: Natalie Portman, Hugo Weaving, John Hurt, Stephen Fry, Stephen Rea
"V de Vingança" não é o melhor filme da carreira de Natalie Portman mas sem dúvida é um dos mais aclamados pela crítica popular. Incomum, visceral e anárquico, o longa conseguiu uma bilheteria avassaladora nos cinemas do mundo todo e conquistou milhares de fãs que veneram o seu idealismo até os dias atuais.
Passado na Inglaterra futurística da década de 2020 (nem tão futurística assim), a história acompanha a luta de um vigilante misterioso contra a militância de um governo ditatorial fascista que assola o país. Nessa batalha ele acaba salvando uma jovem mulher (Natalie Portman) que se torna uma forte aliada em busca da tão sonhada justiça e liberdade.
O filme também foi responsável por popularizar a máscara de Guy Fawkes, que chegou a aparecer aqui no Brasil se tornando sinônimo das manifestações contra os juros e a corrupção política entre 2013 e 2014.

THE BIG HIT!

Cisne Negro (2010)


Elenco: Natalie Portman, Vicent Cassel, Mila Kunis, Barbara Hershey, Winona Ryder
Um dia esse blogger que vos fala teve a pachorra de dizer que "Cisne Negro" era um filme chato e apelativo, e para mostrar que não fujo da raia, clique aqui caso queira ler tal asneira. O tempo passou, assisti a este longa novamente e me deparei com o melhor trabalho de toda a filmografia de Natalie Portman. Engenhoso, provocante, denso, atmosférico e perfeitamente interpretado, o longa tem a atriz dando aula de atuação na pele de Nina, uma dedicada e anti-social bailarina que almeja o papel principal na peça teatral "Lago dos Cisnes". Devido a sua personalidade somada a um sério desajuste familiar, a jovem acaba entrando em um perigoso espiral de paranóia e sacrifício.
"Black Swan" (no original) foi responsável por premiar a atriz com uma estatueta dourada do Oscar e arrecadou mais de 300 milhões nas bilheterias mundiais. Um marco!

O BLOCKBUSTER

Thor (2011)


Elenco: Chris Hemsworth, Tom Hiddleston, Natalie Portman, Anthony Hopkins, Idris Elba
Após estrelar vários filmes cultuados, independentes e aclamados pela crítica especializada, a atriz resolveu relaxar um pouco mas sem perder a qualidade. Resolveu mudar os ares da sua carreira estrelando comédias românticas ("Sexo sem Compromisso" de 2011), escrachadas ("Sua Alteza" de 2011) e blockbusters ("Thor" também de 2011 e "Thor: O Mundo Sombrio" de 2013).
O roteiro do primeiro filme deste herói da Marvel traz um grandioso elenco e conta as aventuras do deus nórdico para acabar com aqueles que tramam contra ele. 
Mesmo sendo extremamente talentosa e muito mais do que um rostinho esplendidamente bonito, Natalie Portman interpretou Jane Foster, uma determinada cientista que acaba se tornando interesse amoroso do personagem que leva o nome da obra.
Divertido e com uma estrutura narrativa bem familiar, "Thor" não é um dos melhores filmes de super herói da história do cinema mas faz muito bem sua parte.

O ÚLTIMO SUCESSO

Jackie (2016)


Elenco: Natalie Portman, Peter Sarsgaard, Billy Crudup, Greta Gerwing, John Hurt, Richard E. Grant
Voltada para o milagre de ser mãe, a carreira de Natalie Portman deu prioridade a sua gravidez e de 2013 até os dias atuais tivemos poucos filmes lançados pala atriz. O melhor dentre eles é o drama "Jackie" lançado em meados de 2016 e conta a história de Jacqueline Kennedy e sua postura diante as dificuldades de ser a primeira dama e sobre a trágica morte de seu marido, o presidente John Kennedy.
Após um longo período, a atriz voltou a concorrer ao Oscar na categoria de "Melhor Atriz", caso que não ocorria desde 2011. Sua impecável interpretação na pele desta épica figura a colocou como uma das favoritas a faturar essa estatueta pra casa, mas acabou perdendo para uma inspirada Emma Stone por seu trabalho em "La La Land".


É isso aí pessoal! Queria aprender um pouco mais sobre a talentosíssima Natalie Portman e não sabia por onde começar, tomara que o blog tenha te ajudado nessa questão através dessa coletânea de grandes filmes da atriz.
Não se esqueça de comentar, de compartilhar nossa ideia com amigos, e principalmente curtir a página do Eu e o Cinema no Facebook.




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário