quarta-feira, 27 de setembro de 2017

COLETÂNEA: STEVE CARELL

Conhecido como um dos melhores comediantes de Hollywood da última década, é impossível encontrar alguém que não curta pelo menos um dos trabalhos de Steve Carell. Versátil e extremamente talentoso, o ator não só brilhou nas comédias como surpreendeu quando decidiu sair da sua zona de conforto e arrebentar em papéis mais dramáticos. Desta maneira, nada mais justo do que garimpar os melhores trabalhos de sua filmografia e postar mais uma coletânea.






PRIMEIROS TRABALHOS

O Virgem de 40 Anos (2005)


Elenco: Steve Carell, Paul Rudd, Catherine Keener, Seth Rogen, Romany Malco, Elizabeth Banks, Leslie Mann, Kat Dennings
Antes de protagonizar essa ótima comédia, Steve Carell fez papéis coadjuvantes e algumas pontas em longas como "Todo Poderoso" de 2003, "O Âncora" de 2004 e "A Feiticeira" de 2005. Neste mesmo ano, ele foi escolhido para dar vida a Andy Stitzer, um pacato homem de 40 anos de idade que devido ao acaso, ainda não perdeu sua virgindade. Escatológico no ponto certo, genuinamente original e essencialmente engraçado, "O Virgem de 40 Anos" traz uma interpretação tão cuidadosa de Carell, que acaba transformando um personagem suscetível a vários clichês em uma pessoa crível. O longa ainda tem um elenco inspiradíssimo que se conecta com o roteiro afiado e recheado de momentos que entraram pra história recente da sétima arte.


O PRIMEIRO BOOM!

A Pequena Miss Sunshine (2006)


Elenco: Abigail Breslin, Toni Collette, Greg Kinnear, Alan Arkin, Steve Carell, Paul Dano
Após o sucesso de seu primeiro filme como protagonista, Steve Carell decidiu compor o elenco da cultuada comédia dramática "A Pequena Miss Sunshine" de 2006. Concorrente na categoria de "Melhor Filme" no Oscar de 2007, este longa conta a história de uma família nada convencional que decide atravessar o país para levar a caçula ao tão sonhado concurso infantil denominado "The Little Miss Sunshine". Nessa longa viagem, eles acabam se conhecendo melhor e ajudando uns aos outros a superarem seus problemas. Em mais uma produção de elenco irretocável, Steve Carell interpreta o professor Frank Ginsburg, o irmão homossexual da matriarca que está passando por uma depressão após o término de seu relacionamento. No mais, "A Pequena Miss Sunshine" nada mais é do que um filme casualmente engraçado e poderosamente sentimental.


A CONFIRMAÇÃO

Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada (2007)


Elenco: Steve Carell, Juliete Binoche, Dane Cook, John Mahoney, Dianne Wiest, Amy Ryan
"Dan in Real Life", que no Brasil recebeu o triste título de "Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada", foi lançado em 2007 e trata-se de uma obra pouco conhecida da filmografia de Steve Carell, porém um dos seus melhores trabalhos. O longa conta a história de Dan, um viúvo e pai de três filhas que decide visitar seus pais em uma reunião de família. Chegando lá, acaba se "escondendo" de seus parentes em uma livraria aonde conhece a bela e espontânea Marie, por quem logo se apaixona. O problema é que o mesmo descobre que sua paixão não é nada mais, nada menos do que a namorada de seu irmão mais novo.
Bem recebido pela crítica especializada, "Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada" é bem mais do que o seu título tupiniquim sugere e se mostra um filme de conteúdo, maduro e extremamente divertido.



O ADORADO

Amor a Toda Prova (2011)


Elenco: Steve Carell, Ryan Gosling, Emma Stone, Julianne Moore, Marisa Tomei, Kevin Bacon
Após alguns anos protagonizando algumas comédias mais escrachadas como "Agente 86" de 2008, "Uma Noite Fora de Série" e "Um Jantar Para Idiotas" ambos de 2010, Steve Carell voltou a atuar em uma cultuada comédia romântica. Em "Amor Toda a Prova" de 2011, o ator interpreta Carl Weaver, um pai de família que fica arrasado depois que sua esposa pede o divórcio. Desesperado e sem nenhuma alto-estima, a sua vida começa a mudar depois que conhece Jacob Palmer, um jovem galanteador que decide ajudá-lo a superar este momento. Em meio a este processo, Jacob acaba se envolvendo com Hannah e descobrindo um sentimento no qual nunca tinha se deparado. Adorado pela crítica publica e especializada, "Crazy, Stupid, Love" (nome no original) é uma boa pedida pra quem quer um bom romance.


O MAIS BONITO!

Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (2012)


Elenco: Steve Carell, Keira Knightley, Martin Sheen, Melanie Lynskey, Rob Corddry, Patton Oswalt, Connie Britton, William Petersen
Incrivelmente sensível! Esse é o adjetivo que resume bem o belíssimo "Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo" de 2012. Protagonizado por Steve Carell e por Keira Knightley, o longa acompanha a vida do pacato vendedor Dodge e a jovem e meiga Penny, que se encontram casualmente em meio ao caos que antecede o fim do mundo para encontrarem seus familiares e se despedirem devidamente.
Mesmo não alcançando uma boa bilheteria na época de seu lançamento, o longa foi bem aceito pela crítica especializada e se tornou uma das melhores obras que abrangem este tema catastrófico. Sem dúvida nenhuma, o filme mais emocionante da filmografia de Steve Carell... e da Keira Knightley também...


MUDANÇA DE ARES

Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo (2014)


Elenco: Steve Carell, Mark Rufallo, Channing Tatum, Vanessa Redgrave, Siena Miller
Após enraizar sua filmografia em comédias de variadas vertentes, foi com "Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo" que Steve Carell mudou drasticamente o rumo de sua carreira cinematográfica. Drama pesado e um tanto quanto tenso, o longa é baseado em uma história real e explora a relação entre o milionário John Du Pont e os irmãos Schultz, medalhistas olímpicos de luta greco romana. Obcecado pelo esporte, John resolve montar uma equipe que recebe o nome de Foxcatcher, colocando os dois lutadores como líderes desse time. Após muita desconfiança, ciúmes e abuso de autoridade, a convivência entre eles tomam rumos inesperados.
Com uma atuação assombrosa, Carell concorreu ao Oscar na categoria de "Melhor Ator" por este filme e mostrou ao mundo que trata-se de um intérprete versátil e multifacetado.


O ÚLTIMO SUCESSO

A Grande Aposta (2015)


Elenco: Christian Bale, Ryan Gosling, Steve Carell, John Magaro, Finn Wittrock, Brad Pitt
Lançado em 2015 e concorrente a estatueta dourada na categoria de "Melhor Filme", "A Grande Aposta" foi o último longa importante interpretado por Steve Carell até então. Ambicioso, o filme retrata os bastidores da grande crise econômica que assolou o mercado imobiliário nos Estados Unidos em meados da década passada. Com um roteiro compreensivelmente complicado, a produção compensa esse fator com uma estrutura narrativa dinâmica, divertida e um pouco mais acessível. Na obra, Steve Carell interpreta o excêntrico corretor Mark Baum, inspirado no investidor Steve Eisman, que decide apostar contra o sistema econômico do país enquanto administra um triste evento em sua vida pessoal.
Outro ponto bacana de "A Grande Aposta", é que a película recebe direção de Adam McKay, um dos grandes nomes das comédias do cinema recente.


É isso aí pessoal! Coletânea listada só com o que há de melhor na filmografia de Steve Carell. Curte o cara? Curte seus filmes? Então não se esqueça de comentar, de compartilhar nossa ideia com amigos, e principalmente curtir a página do Eu e o Cinema no Facebook e nos vemos por aí! 

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário