terça-feira, 17 de outubro de 2017

TAG: FILMES DOS ANOS 90

Desde o dia das mães não posto uma tagzinha aqui no blog, desta maneira lá se vão cinco meses de lá pra cá. Sendo assim, resolvi montar uma nova lista baseando-se em adjetivos citando apenas filmes dos anos 90. Essa é uma adaptação de uma TAG sobre obras cinematográficas dos anos 80 e eu apenas alterei a década em questão.
Para a brincadeira ficar mais engraçada, resolvi nomear longas que não são tão conhecidas pelo grande público, servindo como possíveis dicas do blog para você, caro cinéfilo(a) internauta... Então vamos ao que interessa...


UM FILME INESQUECÍVEL

Beleza Americana (1999)




Dirigido por Sam Mendes, "Beleza Americana" foi o último longa dos anos 90 a receber a estatueta dourada na categoria de "Melhor Filme" e não foi por acaso. Com uma das cenas mais épicas da história do cinema, esse longa é bem mais do que ele aparenta ser e consegue explorar tópicos como frustração, desejo, motivações questionáveis e amor fraternal como poucos. Uma obra que vira e mexe entra no meu inconsciente.

UM FILME ENGRAÇADO

Nada a Perder (1997)



Um longa que junta o sempre ótimo Tim Robbins e um inspirado Martin Lawrence em um road movie não original mas extremamente sagaz e dinâmico, teria grandes chances de dar certo... e deu. "Nada a Perder" de 1997 acerta no humor físico, situacional e no humor falado. Risadas do início ao fim.

UM FILME RUIM

Street Fighter - A Batalha Final (1994)



Eu já demonstrei o meu desprezo por esta obra em outras ocasiões, mas não tem jeito. "Street Fighter - A Batalha Final" é um entulho que matou as minhas expectativas infantis e nem deveria ser denominada como um filme. Diferente de Stallone e Scharwzenegger, seus "rivais" cinematográficos, Jean-Claude Van Damme era o que tinha uma filmografia menos prestigiosa em seu currículo, e este longa foi sem dúvida um dos seus piores trabalhos. Se acaso ainda não tenha assistido essa atrocidade, fique longe.

UM FILME INOVADOR

Toy Story (1995)



Bem que eu pensei em outro longa, mas não teve jeito. Se hoje podemos nos deleitar com animações da estirpe de "Frozen" de 2013, "Wall-E" de 2008, "Os Incríveis" de 2004 e tantos outros, devemos agradecer a "Toy Story" de 1995, o primeiro filme inteiramente feito por computação gráfica da história hollywoodiana. Thanks Woody, thanks Buzz...

UM FILME ÉPICO

O Último dos Moicanos (1992)



Protagonizado pelo sempre talentoso Daniel Day-Lewis, "O Último dos Moicanos" fez bastante barulho na época de seu lançamento mas acabou sendo ofuscado por outros filmes épicos com o passar do tempo, como por exemplo "Coração Valente" de 1995, "Gladiador" de 2000 e até mesmo "Tróia" de 2004. Sendo assim, o "Eu e o Cinema" faz a sua parte e relembra esse poderoso longa que precisa de um lugar cativo na sua prateleira.

UM FILME DE TERROR

Fome Animal (1992)



Tá bom que nos anos 90 eu era apenas uma criança amedrontada e tinha medo até das matérias sobre fantasmas no Fantástico. Mas nenhum filme ficou amedrontando tanto os meus sonhos quanto ao bizarro/genial "Fome Animal" de 1992. Trashera do mais puro gore, esse terror besuntado de humor negro é um dos primeiros longas do cineasta Peter Jackson, o mesmo que dirigiu a aclamada trilogia "Senhor dos Anéis".

UM FILME DE SUSPENSE

Jogos de Adultos (1992)



Não trata-se de um primor como "Se7en - Os Sete Pecados Capitais" de 1995 ou "O Silêncio dos Inocentes" de 1991, mas como a brincadeira aqui é citar e também indicar, "Jogo de Adultos" de 1992 é envolvente, inteligente e prende a atenção de seu espectador. Uma boa pedida para um sábado a noite.

UM FILME ROMÂNTICO

Jerry Maguire: A Grande Virada (1996)



Pode-se dizer que "Jerry Maguire: A Grande Virada" de 1996 é uma comédia dramática com uma interessante história de superação, mas no seu plano central o filme é um romance bem elaborado, dinâmico, verdadeiro e incrivelmente tocante que foge da grande maioria dos clichês irritantes que rodeiam as obras deste gênero.

UM FILME EMOCIONANTE

Filadélfia (1993)



"Filadélfia" de 1993 não é só um excelente filme de tribunal, como é um dos mais emocionantes da década de 90. Com uma atuação incrível de Denzel Washington e estarrecedora de Tom Hanks, o longa conta sobre a luta de um cidadão não só pela igualdade, mas também pela dignidade. Filmasso!!!!


UM FILME SENSUAL

Um Copo de Cólera (1999)



Não sou entusiasta daquela ideia que filme nacional só tem putaria e palavrão, muito pelo contrário, sou totalmente averso a essa ideia, mas neste momento devo confessar que o filme mais sensual que vi na década de 90 foi uma obra brasileira. "Um Copo de Cólera" é um drama muito bem feito que traz os personagens de Júlia Lemmertz e Alexandre Borges variando entre o ódio e o desejo de maneira bem explícita.... hot, hot, hot!


UM DESENHO

Street Fighter II - O Filme (1994)



Enquanto Hollywood destruía essa obra prima dos games, um ótimo anime era lançado naquela mesma época. Para tirar o gosto amargo de "Street Fighter - A Batalha Final", nada melhor do que "Street Fighter II - O Filme". Com uma história bacana, madura, violenta e fidedigna a sua fonte origem, essa animação deve ser assistida por qualquer um que se nomeie fã da franquia... e simplesmente esqueça o Guile do Van Damme.


UM FILME BOBO

Joe e as Baratas (1996)



Há quem diga que "Joe e as Baratas" tenha seus momentos engraçados, mas até esses terão de convir que esse filme é um dos mais bobos da década de 90. Com uma premissa rasa, tola, fútil e rodeado de baratas que cantam, dançam e sapateiam, essa obra é daquelas que sumiram pra dentro da sua memória e é sempre um susto quando você ocasionalmente se lembra dela.

UM FILME VIOLENTO

Violência Gratuita (1997)



E nenhum outro filme seria tão oportuno para esse adjetivo. Dirigido pelo cineasta austríaco Michael Haneke (o mesmo que dirigiu "Professora de Piano" de 2001 e "Amour" de 2012), "Violência Gratuita" conta a história de dois jovens que decidem invadir uma casa e simplesmente torturar a família que ali reside... Quer mais???

UM FILME TENSO

Louca Obsessão (1990)



Tenso é o adjetivo perfeito para descrever minha situação enquanto assistia ao suspense "Louca Obsessão" de 1990. Isso graças a sensacional interpretação de Kathy Bates que nos presenteia com uma das melhores psicopatas da história da sétima arte. Um belo exemplar de suspense raiz!

UM FILME DE ADOLESCENTE

Diário de um Adolescente (1995)



Se nos anos 80 os filmes adolescentes tratavam mais o lado lúdico e divertido das coisas, o gênero começou a sofrer uma mudança de tom significativa no início dos anos 90, pois começou a tratar situações mais dramáticas como o vício em drogas, doenças sexuais e abandono. No centro destes exemplos está o magnífico "Diário de um Adolescente" de 1995. Atire a primeira pedra quem nunca assistiu a este longa na escola, em plena quarta série no meio de uma aula de ciências ou de português.


É isso aí caros cinéfilos internautas! Curtiu mais uma TAG adaptada pelo blog? Então comente, compartilhe a brincadeira e não deixe de like na nossa página do Facebook para ajudar no crescimento dessa ideia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário