terça-feira, 28 de novembro de 2017

COLETÂNEA: RICARDO DARÍN

Mais um mês se aproxima do seu fim e pra quem nos acompanha já faz um tempo sabe que é hora de postar mais uma coletânea de um grande nome da sétima arte. E hoje vamos enaltecer os sete filmes mais importantes de Ricardo Darín, que para muitos (inclusive para este blogger que vos fala) é o maior ator argentino da atualidade, quiçá da história do cinema hermano.







PRIMEIRO GRANDE TRABALHO

Nove Rainhas (2000)


Elenco: Ricardo Darín, Gastón Pauls, Letícia Brédice, Tomás Fonzi, Ignasi Abadal, Jorge Noya, Oscar Nuñez, Alejandro Awada.
"Nove Rainhas" de 2000 não foi um dos trabalhos iniciais de Ricardo Darín nos cinemas já que naquela época o ator já era dono de uma filmografia bem extensa. Mas este foi o primeiro de seus filmes a fazer um barulho mais expressivo.
Dirigido pelo saudoso cineasta Fabián Bielinsky, o longa traz uma trama repleta de reviravoltas que envolve dois vigaristas e um negócio milionário de falsificação de selos que recebe o mesmo nome do título da obra.
Dinâmico, sagaz e divertido, essa película policial conta com uma interpretação muito envolvente de Darín e foi muito bem recebida pela crítica especializada na época e arrecadou bons números nas bilheterias de seu país.


O PRIMEIRO BOOM!

O Filho da Noiva (2001)


Elenco: Ricardo Darín, Norma Aleandro, Héctor Alterio, Eduardo Blanco, Natalia Verbeke, Claudia Fontán.
Um ano depois do lançamento de seu primeiro grande filme, Ricardo Darín conheceu o sucesso com a comédia dramática "O Filho da Noiva" de 2001. Aqui, Darín da vida a Rafael, um cara extremamente ocupado com o gerenciamento do seu restaurante que acaba deixando as pessoas que ama em segundo plano, inclusive sua mãe que passa por um problema de saúde. Mas ao se deparar com uma situação trágica, Rafael reencontra um antigo amigo que o faz enxergar a real importância da vida. 
Mesmo tendo uma premissa familiar e pouco original, o longa consegue brilhar e transforma tudo aquilo que poderia ser piegas em beleza e o forçado em natural.
Sucesso de crítica e público, esta película só confirmou que o ator estava no caminho correto para sua carreira cinematográfica.


O MAIS INTRIGANTE!

XXY (2007)


Elenco: Inés Efron, Ricardo Darín, Valeria Bertucelli, Martín Piroyansky, Carolina Peleritti, Germán Palacios, Ailín Salas.
Filmes intrigantes são uma tônica na filmografia de Ricardo Darín, mas "XXY" de 2009 talvez seja o maior de todos nesse quesito. Feito exclusivamente para reflexão, o longa acompanha a história de Alex, uma adolescente intersexual que vai morar em uma vila distante no Uruguai como uma medida de proteção tomada pelos seus pais. As coisas iam relativamente bem até que ela conhece um jovem que se apaixona por ela.
Com uma mensagem poderosa e controversa, o filme foi escolhido na época para representar a Argentina no Oscar e as interpretações de Darín, Valeria Bertucelli e de Inés Efron foram aclamadas pela crítica local e mundial.


THE BIG HIT!

O Segredo dos Seus Olhos (2009)


Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Guillermo Francella, Javier Godino, Pablo Rago, Carla Quevedo.
Sucesso de crítica, de público e vencedor do Oscar na categoria de "Melhor Filme Estrangeiro", "O Segredo dos Seus Olhos" é o divisor de águas na carreira de Ricardo Darín e alavancou o ator para o mundo de maneira definitiva.
Dirigido pelo aclamado cineasta argentino Juan José Campanella, o longa acompanha a vida de Benjamín Esposito, um oficial de justiça aposentado que decide investigar por conta própria um caso arquivado que mexeu com sua vida em um passado distante.
Poderoso, angustiante, cativante e com uma conclusão de tirar o fôlego, "O Segredo dos Teus Olhos" colocou Darín no patamar mais alto dos atores latino americanos e até resultou em um fraco remake hollywoodiano que tem Julia Roberts, Nicole Kidman e Chiwetel Ejiofor.


O IMPACTANTE!

Abutre (2010)


Elenco: Ricardo Darín, Pablo Trapero, Martina Gusmán, Santiago Mitre, Alejandro Fadel.
Lançado em 2010, o thriller policial "Abutre" traz Ricardo Darín na pele de Sosa, um advogado de caráter questionável que está diretamente ligado a uma negociata que envolvem seguros de vida e automóveis, e vive perambulando em hospitais para recrutar possíveis clientes. As coisas mudam quando ele se apaixona por Lujan, uma enfermeira empenhada em salvar a vida de um de seus clientes.
Com atuações inspiradas e um roteiro bem trabalhado e inteligente, o filme foi um dos responsáveis por uma alteração nas leis da Argentina que se referiam a fraudes de seguradoras. Caso queira entender um pouco mais, segue o link da notícia:
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/12/estreia-o-impacto-de-abutres-faz-argentina-mudar-leis-do-pais.html


O OUSADO!

Relatos Selvagens (2014)


Elenco: Ricardo Darín, Leonardo Sbaraglia, Erica Rivas, Dario Grandinetti, Oscar Martinez, Rita Cortese.
Interessante, instigante, original e ousado, "Relatos Selvagens" de 2014 é um claro exemplo do que há de melhor no cinema argentino. Com um roteiro repleto de pequenas histórias que relatam situações simples que gradativamente incitam o que há de mais selvagem no ser humano, esse drama/comédia/thriller psicológico é feito para tirar o espectador do seu lugar comum e inseri-lo em um carrossel de sentimentos e suposições.
Essa obra-prima recente não é só um dos melhores trabalhos de Darín, como de todos os atores e atrizes relacionados no elenco.
Para muitos, foi injustiçado no Oscar ao perder a estatueta de "Melhor Filme Estrangeiro" para o longa polonês "Ida".


O ÚLTIMO SUCESSO!

Neve Negra (2017)


Elenco: Ricardo Darín, Leonardo Sbaraglia, Laia Costa, Federico Luppi, Dolores Fonzi, Andrés Herrera, Mikel Iglesias, Liah O'Prey, Biel Montoro.
Suspense de melhor qualidade, "Neve Negra" alcançou números importantes e se tornou a maior bilheteria do cinema argentino neste ano de 2017.
Envolvente, o longa conta o drama familiar que envolve dois irmãos, uma fazenda valiosa e isolada nas geleiras da Patagônia e um passado obscuro.
Com atuações poderosas, o filme tem pretensões de se tornar o próximo representante do nosso país vizinho na categoria de "Melhor Filme Estrangeiro" no Oscar do ano que vem.
O blog postou recentemente as suas impressões sobre esta película:



Para terminar essa coletânea, vale um registro: Ricardo Darín sofreu assédio por parte de Hollywood para estrelar algumas produções, mas o ator negou as propostas veementemente.... Há quem agradeça tal decisão.. E você? Curtiu o nosso mais novo post? Então comente, compartilhe e deixe o seu like no Facebook do "Eu e o Cinema" para fortalecer a nossa ideia cada vez mais!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário