quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

COLETÂNEA: DENZEL WASHINGTON

Últimos dias para 2017 chegar ao fim e as máquinas estarão á todo vapor aqui no blog "Eu e o Cinema". E para iniciar os trabalhos pré-reveillón, nada melhor do que a coletânea derradeira deste ano que se vai. Sendo assim, para fechar o quadro com chave de ouro, listaremos os sete filmes mais importantes da carreira de um dos atores mais importantes da sétima arte: o magnífico Denzel Washington! Curtiu? Então segue a leitura para conhecer um pouco mais desse grande nome dos cinemas...








PRIMEIROS TRABALHOS

Jogos de Poder (1986)


Elenco: Richard Gere, Gene Hackman, Julie Christie, Denzel Washington, Kate Chapsaw, E.G. Marshall, Beatrice Straight.
Antes de participar deste longa, Denzel Washington já tinha aparecido em outros filmes anteriormente, entre eles está uma curta aparição no suspense policial "Desejo de Matar" de 1974 e co-protagonizou a comédia "A Cara do Pai" de 1981. Mas foi em 1986 que ele estrelaria o seu primeiro trabalho mais importante. Ao lado de atores do quilate de Gene Hackman e Richard Gere, Denzel formaria o elenco de "Jogos de Poder", drama organizacional dirigido pelo antológico cineasta Sidney Lumet. A trama que traz um rebuscado embate eleitoral entre dois poderosos nomes das relações públicas recebeu aclamação por parte da crítica especializada, e acabou resultando naquele que seria o primeiro prêmio por interpretação na carreira de Denzel Washington.


O ACLAMADO!

Tempo de Glória (1989)


Elenco: Matthew Broderick, Denzel Washington, Morgan Freeman, Cary Elwes, Jihmi Kennedy, John Finn, Andre Braugher.
Adorado pelo público e pela crítica especializada, pode-se dizer que o épico "Tempo de Glória" de 1989 é o primeiro filme grandioso da carreira de Denzel.
A trama de superação baseada em fatos verídicos que relatam a luta dos soldados negros durante a Guerra Civil Americana recebeu diversos elogios e se tornou um clássico instantâneo da sétima arte.
Nos quesitos premiações, essa foi a obra que rendeu a primeira estatueta dourada para o ator na categoria de "Melhor Ator Coadjuvante", estatueta esta, que ele já teria concorrido dois anos antes pelo seu belo desempenho no drama "Um Grito de Liberdade" de 1987.


O PRIMEIRO GRANDE BOOM!

Malcom X (1992)


Elenco: Denzel Washington, Angela Basset, Spike Lee, Albert Hall, Delroy Lindo, Al Freeman Jr.
Em 1992 Denzel Washington já era um ator bem cotado em Hollywood, mas foi com o lançamento de "Malcom X" é que ele foi catapultado para um escalão acima.
Dirigido e roteirizado por Spike Lee, "Malcom X" é a cinebiografia definitiva de uma das figuras mais importantes do movimento negro na história dos Estados Unidos e do mundo.
Se a obra já é grandiosa pelo seu enredo e sua trama, Denzel simplesmente arrebenta na sua interpretação entregando uma das melhores atuações da sétima arte. É como se o ator tivesse reencarnado o ativista em pele e osso novamente.
Como nada no mundo é justo, ele até chegou a concorrer a estatueta dourada pelo seu desempenho neste longa, mas acabou indo pra casa de mãos vazias... "maldito" Al Pacino.


O SEGUNDO GRANDE BOOM!

Filadélfia (1993)


Elenco: Tom Hanks, Denzel Washington, Jason Robards, Antonio Banderas, Mary Steenburgen, Ron Vawter.
Um ano após o lançamento de seu primeiro grande estouro, Denzel Washington não perdeu tempo e já emendou outro grande sucesso de crítica e de bilheteria: o drama de tribunal "Filadélfia".
Lançado em 1993, o longa traz a história de um advogado que ao contrair o vírus HIV acaba sendo demitido do escritório aonde trabalhava. Afetado pelas mazelas da doença, ele decide contratar um outro advogado para representá-lo nos tribunais e compensar todo o preconceito e assédio moral que a tal empresa o fez passar.
Intenso, poderoso e belíssimo, "Filadélfia" cativou milhões de adoradores pelo mundo todo e acabou dando a Tom Hanks o seu primeiro Oscar na categoria de "Melhor Ator".


THE BIG HIT!

Dia de Treinamento (2001)


Elenco: Denzel Washington, Ethan Hawke, Scott Glenn, Tom Berenger, Dr. Dre, Snoop Dogg, Macy Gray, Peter Greene, Eva Mendes.
Alguns anos se passaram, muitos clássicos já faziam parte da carreira de Denzel naquele momento, até que chegamos em 2001 e ao lançamento do sensacional "Dia de Treinamento".
Primeiro grande trabalho da carreira do cineasta Antoine Fuqua, este filme acompanha o dia de um policial estreante que ao chegar na narcóticos se depara com a figura de um veterano e corrupto policial como seu oficial de treinamento.
Tenso, explosivo e repleto de cenas icônicas, "Dia de Treinamento" nos presenteia com uma das melhores interpretações da carreira de Denzel Washington e se tornou uma obra cinematográfica instantaneamente aclamada por todos.


O MAIS INSTIGANTE!

O Gângster (2007)


Elenco: Denzel Washington, Russell Crowe, Chiwetel Ejiofor, Lymari Nadal, Cuba Gooding Jr., Josh Brolin, Common, Idris Elba, Carla Gugino.
Dirigido por Ridley Scott e protagonizado por Denzel Washington e Russell Crowe, "O Gângster" conta a história de Frank Lucas, um dos maiores traficantes de drogas dos Estados Unidos entre as décadas de 60 e 70.
Maravilhosamente bem dirigido e atuado, a trama deste longa acaba envolvendo o espectador em um instigante jogo de gato e rato envolvendo um detetive determinado e um perigoso gângster. 
Mesmo sendo um ótimo longa e recebendo diversos elogios mundo a fora, a obra acabou esbarrando com a veracidade de alguns fatos e acontecimentos. Segundo relatos de pessoas que conheceram a verdadeira história de Frank Lucas, a película retratava "um por cento realidade e noventa e nove porcento Hollywood".


O ÚLTIMO GRANDE SUCESSO!

O Voo (2012)


Elenco: Denzel Washington, Kelly Reilly, Don Cheadle, Tamara Tunie, Nadine Velazquez, Bruce Greenwood, John Goodman, Melissa Leo.
Este não se trata do último filme da carreira de Denzel Washington e nem do último bom filme da carreira de Denzel Washington, mas para este blogger que vos fala, é o último grande filme da carreira de Denzel Washington.
Com um roteiro ambíguo, cínico e cruamente realista, "O Voo" de 2012 acompanha a vida de um piloto de avião alcoólatra, que mesmo embriagado, consegue salvar uma tripulação de um acidente aéreo milagrosamente.
Recheado de bons momentos, diálogos estarrecedores e interpretações monstruosas, não teria como deixar esse clássico cinematográfico recente de fora da coletânea de Denzel.




Para terminar essa pesadíssima coletânea, não poderia deixar de citar outros clássicos que figuram na belíssima carreira de Denzel Washington. Sendo assim, faço menção honrosa aos seguintes filmes: "O Dossiê Pelicano" de 1993, "Maré Vermelha" de 1995, "O Colecionador de Ossos" de 1999, "Sob o Domínio de Mal" de 2004 e "Um Limite Entre Nós" de 2016! E você? Citaria mais algum clássico cinematográfico de Denzel? Então já opina através dos comentários, compartilhe com os amigos e curta a página do "Eu e o Cinema" no Facebook para fortalecer cada vez mais a nossa ideia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário