domingo, 22 de abril de 2018

SESSÃO SÁBADÃO - #100ª EDIÇÃO

Enfim chegamos a centésima edição da nossa tão amada Sessão Sábadão!!!🎈🎇🎆🎇🎆🎈E para comemorar a marca de cem filmes analisados por esse humilde blog, vamos destrinchar um dos suspenses mais falados de 2018 até então: o assustador "Um Lugar Silencioso". Então, sem mais delongas, vamos logo ao que interessa iniciando essa nova fase do nosso quadro que bateu o tão esperado número de três dígitos neste momento...

Um Lugar Silencioso - 2018

Elenco: Emily Blunt, John Krasinski, Millicent Simmonds, Noah Jupe e Cade Woodward.


SOBRE O FILME:
Passado em um futuro distópico e não muito distante aonde o mundo foi devastado por criaturas monstruosas, uma família de sobreviventes residem em um lugar afastado no meio da floresta. Para continuarem vivos, eles precisam manter silêncio absoluto, já que qualquer barulho serve como gatilho para atrair os monstros até eles. O filme é dirigido e co-protagonizado por John Krasinski, mais conhecido pela sua participação na série americana "The Office".

PRÓS: Para começar citando as qualidades de "Um Lugar Silencioso", vamos pelo seu ponto positivo mais crucial: a sua estrutura narrativa. Construída de maneira correta e crescente, ela consegue valorizar seus protagonistas desenvolvendo a personalidade de cada um com bastante cuidado, mistifica o seu vilão entregando a noção exata do perigo e do pavor que ele representa e insere de maneira ideal toda a tensão necessária para o desenvolvimento da trama.(2)
Outro ponto positivo que se sobressai são os quesitos técnicos do longa. A sua bela fotografia, sua ótima cinematografia e sua trilha sonora imersiva colaboram com a obra e com a inserção do espectador na história.(1)
As atuações do elenco também merecem ser salientadas positivamente. Neste quesito, o principal destaque vai para Emily Blunt que com muita entrega dá uma interpretação forte e complexa misturando diversos sentimentos como serenidade, amor, pânico, dor e coragem. Vale citar o trabalho de John Krasinski que desenvolve um personagem que precisa encarar toda a dificuldade e impotência da situação que se encontra, e por fim, os atores mirins que agregam muito para o resultado final da obra.(1,5)
Outra coisa bacana de "Um Lugar Silencioso" é que ele não se estende mais que o necessário. Com uma duração pontual para filmes deste gênero, ele não corre o risco de se tornar cansativo e/ou redundante.(0,5)


CONTRAS: É difícil para filmes de determinados gêneros não recorrerem aos famigerados clichês, principalmente em caso de obras como o suspense e o terror. Infelizmente, não foi diferente com essa obra que acaba utilizando deste recurso. Mesmo que alguns destes clichês acabem funcionado genuinamente, ele acaba batendo de frente com a originalidade da trama e empobrece o longa que poderia ter ido por um caminho bem menos previsível.(-0,5)
Mesmo que justificável, o roteiro força algumas situações não muito plausíveis apenas para resultar em casos catastroficamente óbvios mais para frente. Recurso esse que precisa da boa vontade e compreensão do público para que funcionem, e confesso que mesmo investido na história não consegui comprar tudo que o filme tentou me vender.(-1,5)


DIAGNÓSTICO DO FILME:
Tenso, místico e extremamente atmosférico como poucos filmes que já vi na minha vida, "Um Lugar Silencioso" entrega uma trama bem construída, uma narrativa gradativamente desenvolvida e um elenco pontual e talentoso, dando ao fãs de terror/suspense esperanças de um 2018 muito bom para o gênero. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:





É isso aí galera!!! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!! 


E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:


Nenhum comentário:

Postar um comentário