quarta-feira, 3 de abril de 2019

COLETÂNEA: JAKE GYLLENHAAL

Na volta da Coletânea, um dos quadros mais bacanas do blog, vamos reunir os sete filmes mais importantes da carreira do versátil e talentosíssimo Jake Gyllenhaal. Natural de Los Angeles, California, o ator ganhou espaço em Hollywood ao estrelar longas diferenciados e provocativos. Irmão mais novo de Maggie Gyllenhaal, Jake acabou formando uma carreira respeitável que será destrinchada no post a seguir...




PRIMEIROS TRABALHOS

Donnie Darko (2001)


Elenco: Jake Gyllenhaal, Drew Barrymore, Patrick Swayze, Mary McDonell, Homes Osborne, Maggie Gyllenhaal, Noah Wyle, Daveigh Chase, Ashley Tisdale.
"Donnie Darko" de 2001 não foi o primeiro trabalho de Jake Gyllenhaal em Hollywood, mas sem dúvida foi o primeiro a chamar atenção do grande público. Com um roteiro imprevisível, experimental e porque não dizer um tanto quanto confuso, a história foca na vida do jovem que dá o nome do filme e eventos incomuns que acontecem em sua vida. Trazendo um tema que explora viagem no tempo, buraco de minhoca e outras questões da física, "Donnie Darko" se tornou um cult indispensável para qualquer cinéfilo que se preze e alavancou a carreira cinematográfica do ator que já demonstrava um potencial enorme para o chamado bom cinema.


O PRIMEIRO BOOM!

O Dia Depois de Amanhã (2004)


Elenco: Dennis Quaid, Jake Gyllenhaal, Emmy Rossum, Ian Holm, Dash Mihok, Austin Nichols.
Vale dizer que numa lista dos dez melhores filmes catástrofes, "O Dia Depois de Amanhã" não passaria perto, mas é importante citá-lo pois ele foi de extrema importância para a carreira de Jake Gyllenhaal. Lançado em 2004, "The Day After Tomorrow" (no original) acompanha uma série de calamidades naturais que afetam o mundo todo. No meio disso tudo, um climatologista corre contra o tempo para salvar seu filho que está ilhado em uma Nova York completamente devastada.
Apesar de ser um sucesso de bilheteria, o longa não agradou muito a crítica especializada devido ao seu roteiro desajustado e cheio de furos científicos. Pelo menos serviu pra colocar Jake Gyllenhaal na cena hollywoodiana de uma vez por todas

THE BIG HIT!

O Segredo de Brokeback Mountain (2005)


Elenco: Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Michelle Williams, Anne Hathaway, Linda Cardellini, Randy Quaid, Anna Faris, Kate Mara, David Harbour.
Se Jake Gyllenhaal já vinha fazendo barulho em Hollywood, foi com o clássico "O Segredo de Brokeback Mountain" que veio o divisor de águas em sua carreira. A história que acompanha o proibido, improvável e belo romance entre dois caubóis que perdura secretamente por vinte anos.
Aclamado por todos os lados, o longa colocou não só Gyllenhaal em evidência como também glorificou a interpretação fascinante de Heath Ledger e de Michelle Williams. Cotado como o melhor filme de 2005 para muita gente, a obra acabou sendo injustiçada no Oscar do ano seguinte perdendo a estatueta para "Crash - No Limite" que tem qualidade consideravelmente inferior. Mesmo assim, acabou entrando pra história da sétima arte pois trata-se de um PUTA filme!

A CONFIRMAÇÃO

Zodíaco (2007)


Elenco: Jake Gyllenhaal, Mark Rufallo, Robert Downey Jr., Anthony Edwards, Brian Cox, John Carroll Lynch, Cloë Sevigny, Elias Koteas, Dermot Mulroney, Phillip Baker Hall, Adam Goldberg.
Após o estrondoso sucesso do drama "O Segredo de Brokeback Mountain", nada melhor do que um tenso suspense dirigido por ninguém mais, ninguém menos que David Fincher para consolidar a carreira. "Zodíaco" de 2007 conta a história real de um dos serial killers mais perigosos e misteriosos dos Estados Unidos, que fez diversas vítimas entre as décadas de 60 e 70. No filme, Gyllenhaal interpreta Robert Graysmith, um escritor que acompanhou o caso de perto e teve sua vida parcialmente afetada pelos eventos.
Com um roteiro intrigante e um elenco de peso, "Zodíaco" recebeu aclamação da crítica especializada e se tornou um dos longas mais bem sucedidos daquele ano.


 O TRABALHO MAIS INTENSO!

Os Suspeitos (2013)


Elenco: Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Paul Dano, Terrence Howard, Viola Davis, Maria Bello, Melissa Leo.
Entre 2008 e 2012, a carreira de Jake Gyllenhaal não parou em nenhum momento. Mesmo estrelando filmes regulares como "Entre Irmãos" de 2009, "Amor e Outras Drogas" de 2010 e "Marcados Para Morrer" de 2012, nenhum deles foram tão importantes quanto os trabalhos lançados em 2013. A começar pelo impactante e incômodo "Os Suspeitos". Neste drama repleto de momentos angustiantes e violência gráfica, Jake da vida (de forma magistral) ao Detetive Loki, o homem da lei responsável por encontrar duas meninas que desapareceram misteriosamente. Enquanto ele tenta resolver o caso, o pai de uma delas mantém o principal suspeito em cativeiro sob extrema tortura física e psicológica.
Essa foi a primeira parceria entre o ator e o diretor Denis Villeneuve que ainda renderia mais um longa excepcional.

O BUGADOR DE MENTES!

O Homem Duplicado (2014)


Elenco: Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Isabella Rossellini, Sarah Gadon.
Baseado no livro de mesmo nome escrito por José Saramago, "O Homem Duplicado" é daqueles filmes que bugam sua mente. E se tem alguém que curte estrelar histórias de difícil compreensão, esse cara é Jake Gyllenhaal. Nesta segunda parceria com o cineasta Denis Villeneuve, Gyllenhaal deu vida a um pacato professor que tem sua vida virada do avesso quando ele descobre uma semelhança física sobrenatural com um desconhecido ator de filmes B. Fora isso, não dá pra revelar mais nada do que uma trama que mistura perseguição, chantagem, chave e tarantulas.
Provocativo e pouco explicativo, "O Homem Duplicado" é um dos melhores longas de sua filmografia e deve ser assistido por todo cinéfilo que se preze.

O ÚLTIMO GRANDE SUCESSO!

O Abutre (2014)


Elenco: Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Bill Paxton, Riz Ahmed, Kevin Rahm, Eric Lange.
Naquele mesmo ano, Jake protagonizaria um dos seus últimos grandes trabalhos até então: o sensacional "O Abutre" de 2014. Dono de uma atuação monstruosa, o ator se submeteu a uma mudança física impressionante para dar vida a Louis Bloom, um homem frustrado e sem grandes expectativas que descobre na filmagem policial caseira, uma boa fonte de dinheiro. As coisas começam perder o controle quando ele começa a farejar acidentes e crimes chocantes para se tornar o primeiro a registrar tais imagens.
Mesmo sendo um filmão digno de aplausos, tanto a obra quanto o ator foram injustamente desprezados pelo Oscar, passando em branco em quase todas as categorias.



Fora estas películas já citadas, vale ressaltar que filmes como "Animais Noturnos" de 2016, "Vida" e "Okja" de 2017 e "Irmãos Sisters" de 2018 merecem menção honrosa na vasta filmografia de Jake Gyllenhaal. E você? Citaria mais algum clássico cinematográfico de Denzel? Então já opina através dos comentários, compartilhe com os amigos e curta a página do "Eu e o Cinema" no Facebook para fortalecer cada vez mais a nossa ideia e também o nosso Instagram: @eueocinema.




Nenhum comentário:

Postar um comentário