quarta-feira, 28 de abril de 2021

COLETÂNEA: WILL SMITH

Depois de um mês inteiro de posts especiais, chega de falar de Oscar e bora voltar a nossa normalidade. Para isso, nada melhor do que a nossa boa e velha coletânea para colocar tudo de volta aos trilhos. O escolhido desse mês é o gigantesco astro hollywoodiano Will Smith e a sua vasta filmografia recheada de hits. Então bora para o que interessa e listar as obras mais importantes da carreira de mais este ícone da sétima arte...

 

PRIMEIROS TRABALHOS

Seis Graus de Separação (1993)


Elenco: Stockard Channing, Donald Sutherland, Will Smith, Ian McKellen, Bruce Davison, Anthony Michael Hall e Heather Graham.
Antes mesmo de iniciar a sua carreira nos cinemas, Will Smith já era conhecido do grande público devido ao sucesso da série de TV "The Fresh Prince of Bel-Air" ("Um Maluco no Pedaço" no Brasil) no qual ele protagonizava desde 1990.
Apesar de ter feito participações secundárias em obras anteriores, foi o drama "Seis Graus de Separação" que se destacou entre seus primeiros trabalhos cinematográficos. 
Na trama o ator interpreta Paul, um jovem misterioso que se aproxima de uma família de classe alta se dizendo filho de Sidney Poitier. Bem avaliado pela crítica, o filme é o primeiro a dar indícios da ótima veia dramática que Will Smith tinha e viria a explorar melhor anos mais tarde.

O PRIMEIRO GRANDE BOOM!

Bad Boys (1995)


Elenco: Will Smith, Martin Lawrence, Téa Leoni, Joe Pantoliano e Tchéky Karyo.
Mesmo com as boas avaliações de seu último filme, Will Smith não decidiu entrar de cabeça no mundo dos cinemas e se dedicou exclusivamente a sua série de tv por alguns anos. Mas quando decidiu voltar, o fez metendo os dois pés na porta com o lançamento do divertido e explosivo "Bad Boys" de 1995. Co-estrelando a produção com outro grande nome das sitcons americanas da época (Martin Lawrence), essa obra também é conhecida por ser o primeiro trabalho do diretor Michael Bay nos cinemas em um tempo onde ele ainda demonstrava ter boas ideias além de metais se debatendo incessantemente.
Na trama, Will e Martin dão vida a uma dupla de policiais de Miami que precisam combater um poderoso traficante enquanto cuidam da principal testemunha.
Contando com um desenvolvimento envolvente, ótimas cenas de ação e uma química monstruosa de seus protagonistas, "Bad Boys" recebeu aclamação do público e da crítica e resultou em mais duas sequências que acabaram não sendo tão boas assim.

O SEGUNDO GRANDE BOOM!

Independence Day (1996)


Elenco: Bill Pullman, Will Smith, Jeff Goldblum, Vivica A. Fox, Mary McDonnell, Judd Hirsch, Randy Quaid, Margaret Colin, Robert Loggia e Harvey Fierstein.
Um ano após o lançamento do seu primeiro grande boom cinematográfico, Will Smith já emplacava mais um sucesso de bilheteria com o famigerado "Independence Day" de 1996.
Na trama que envolve invasão alienígena, presidente fodão e a Casa Branca se desintegrando em uma enorme explosão, Will Smith dá vida ao corajoso e determinado Capitão Steve Hiller, um dos heróis do longa.
Caótico, divertido e com um roteiro de qualidade questionável, "Independence Day" está entre as sessenta maiores bilheterias da história do cinema e catapultou de vez a carreira de Will na sétima arte.

THE BIG HIT!

MIB - Homens de Preto (1997)


 Elenco: Tommy Lee Jones, Will Smith, Linda Fiorentino, Vincent D'Onofrio, Rip Torn, Tony Shalhoub, Siobhan Fallon e David Cross.
Will Smith já estava estourado em 1997 até que resolveu alçar voos tão altos que tocou o céu. Tudo isso graças ao imenso sucesso da aventura de ficção científica "MIB - Homens de Preto" que provavelmente é a principal obra de sua cinematografia.
Dirigido por Barry Sonnenfeld e roteirizado por Ed Solomon, a história acompanha dois agentes especiais interpretados por Tommy Lee Jones e Will Smith, que fazem parte de uma organização ultra secreta que mantém contato com alienígenas de todas as espécies e precisam neutralizar um perigoso vilão.
Divertido e dotado de um roteiro bem elaborado e efeitos especiais que impressionam até os dias atuais, o filme entrou para o imaginário popular e inseriu Will Smith de vez na nata dos astros hollywoodianos.

O TERCEIRO GRANDE BOOM!

À Procura da Felicidade (2006)


Elenco: Will Smith, Jaden Smith, Thandie Newton, Dan Castellaneta, Brian Howe, Kurt Fuller e James Karen.
Se os anos 90 foram bastante generosos com a carreira de Will Smith, a década de 2000 se mostrou um pouquinho mais modesta. Trabalhando em obras de menos expressão como filmes de ação viciados e comédias românticas irrelevantes, o seu nome voltou a fazer estrondo em Hollywood quando lançou o triste e tocante "À Procura da Felicidade" de 2006. Na obra cinebiográfica sobre a queda e ascensão de um dos empresários mais importantes dos Estados Unidos, Will protagoniza a história em companhia do seu filho Jaden Smith que tinha entre 7 á 8 anos na época. O sucesso do longa foi tamanha que o ator voltou a concorrer ao Oscar na categoria de "Melhor Ator" (já tinha concorrido em 2002 pelo filme "Ali") e viu seu nome brilhar novamente entre as estrelas mais importantes do cinema. 

O CULTUADO!

Eu Sou a Lenda (2007)


Elenco: Will Smith, Alice Braga, Charlie Tahen, Dash Mihok, Salli Richardson-Whitfield, Emma Thompson e Willow Smith.
Chegamos naquela obra que é vista por muitos como a melhor de toda a carreira de Will Smith. Concorde ou não, uma coisa não dá pra negar: que "Eu Sou a Lenda" é um dos filmes mais importantes da filmografia do astro hollywoodiano. Neste thriller pós apocalíptico, Will interpreta o cientista Robert Neville, único sobrevivente de uma pandemia que se alastrou pelo mundo e transformou pessoas em uma espécie de predadores noturnos.
Intenso, engenhoso e bem elaborado, o longa conquistou milhares de admiradores mundo afora e hoje ostenta um status de grande adoração.
Por mais que passem de boatos, uma sequência dessa película é esperada por muita gente.

TRABALHOS MAIS RECENTES

Um Homem Entre Gigantes (2015)


Elenco: Will Smith, Alec Baldwin, Gugu Mbatha-Raw, Arliss Howard, David Morse, Paul Reiser, Albert Brooks e Luke Wilson.
Pode se dizer que depois de "Eu Sou a Lenda" de 2007, a carreira de Will Smith começou a priorizar mais quantidade e menos qualidade. De lá pra cá, ele protagonizou filmes legaizinhos como "Hancock" de 2008 e "MIB 3" de 2012, dramalhões carregados como "Sete Vidas" de 2008 e "Beleza Oculta" de 2017, obras simplesmente ruins como "Depois da Terra" de 2013 e expectativas não superadas como "Esquadrão Suicida" de 2016 e o live action de "Alladin" de 2019. Sendo assim, o longa mais recente que acaba se destacando em sua filmografia é o mediano "Um Homem Entre Gigantes". Neste drama, o astro hollywoodiano teve que se empenhar para dar vida ao médico nigeriano Bennet Omalu, o primeiro homem a diagnosticar os possíveis problemas mentais que o futebol americano pode causar nos jogadores. Correto e bem intencionado, a película não lembra os tempos áureos já vividos pelo ator mas trata-se de uma experiência cinematográfica competente.


Coletânea Will Smith devidamente listada! Menciono honrosamente outros bons filmes do ator como "Inimigos do Estado" de 1998, "Lendas da Vida" de 2000, "Ali" de 2001 e "Hancock" de 2008. 
E você? Gostou da lista? Alteraria algum filme por outro? Deixe seu comentário, compartilhe com amigos e não deixe de curtir a página do "Eu e o Cinema" no Facebook.



 





 



Nenhum comentário:

Postar um comentário