quarta-feira, 21 de abril de 2021

PALPITES - OSCAR 2021

Com todos os filmes que concorrem ao Oscar desse ano nas categorias principais devidamente assistidos, hora de postar os palpites do blog "Eu e o Cinema" sobre quais produções podem se dar melhor nessa edição da premiação mais importante do cinema. Mais ou menos como foi feito nos anos anteriores comentarei apenas sobre as categorias de "Melhor Filme", "Melhor Direção", "Melhor Ator", "Melhor Atriz", "Melhor Ator Coadjuvante" e "Melhor Atriz Coadjuvante" apontando aquele concorrente que provavelmente deve vencer e quem eu gostaria que vencesse. Então sem mais delongas vamos para o que realmente importa....




Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Youn Yuh-Jung (Minari)
Quem deve ganhar: Amanda Seyfried (Mank)

Para a categoria de "Melhor Atriz Coadjuvante" o nome favorito é o de Amanda Seyfried que realmente é uma das melhores coisas do enfadonho e pretencioso "Mank". Completamente inserida naquela universo, ela de fato parece ser uma diva da era de ouro de Hollywood dos anos 40. Mas se essa premiação dependesse desse blogger que vos fala a estatueta dourada iria para as mãos da atriz coreana Youn Yuh-Jung. Em uma performance realista e tocante, sua atuação eleva "Minari" a um outro patamar.

Injustiças: Que Gleen Close é uma atriz incrível e que já merecia pelo menos um Oscar na sua carreira desde "Atração Fatal" é um fato incontestável, mas sua atuação em "Era Uma Vez um Sonho" é tão questionável que por esse mesmo papel em que ela concorre a "Melhor Atriz Coadjuvante" ela também concorre a "Pior Atriz Coadjuvante" no famigerado Framboesa de Ouro. A sua vaga poderia ser preenchida pelas ótimas interpretações de Dominique Fishback em "Judas e o Messias Negro" ou de Ellen Burstyn em "Pieces of a Woman".


Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro)
Quem deve ganhar: Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro)

Na categoria de "Melhor Ator Coadjuvante" existe grandes chances da minha torcida ir de encontro com a escolha da Academia. Em uma performance forte, poderosa, enigmática e cheia de camadas, Daniel Kaluuya é o favorito a ganhar a estatueta dourada e entre os demais concorrentes é de fato o dono da melhor atuação.

Injustiças: Confesso que até a contestável indicação de Sacha Baron Cohen pela sua atuação em "Os 7 de Chicago" não me causou tamanha indignação pois pra mim todos os indicados fizeram um trabalho bem decente. Mas também não consegui compreender a ausência de Delroy Lindo por "Destacamento Blood" e Robert Pattinson por "O Diabo de Cada Dia", ambos fenomenais. Frank Langella também merecia ser lembrado por seu trabalho em "Os 7 de Chicago".



Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Frances McDormand (Nomadland)
Quem deve ganhar: Carey Mulligan (Bela Vingança)

A categoria de "Melhor Atriz" costuma a ser a mais disputada da premiação e nesse ano não será diferente. Mesmo achando que a Academia presenteará a ótima atuação de Carey Mulligan em "Bela Vingança", Frances McDormand por "Nomadland" e Viola Davis por "A Voz Suprema do Blues" também tem grandes chances de levar a estatueta.
Mesmo embasbacado pela interpretação de Vanessa Kirby por "Pieces of a Woman", minha torcida vai para a performance realista, cativante e completamente desprovida de vaidades entregue por Frances McDormand no papel da nômade Fern. Simplesmente um primor!

Injustiças: Apesar de todas as atrizes indicadas estarem fantásticas e devidamente nomeadas nessa categoria, vale registrar a ausência de Michelle Pfeiffer que está ótima em "French Exit" e a jovem Anya Taylor-Joy que é a melhor coisa do longa "Emma".



Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Anthony Hopkins (Meu Pai)
Quem deve ganhar: Chadwick Boseman (A Voz Suprema do Blues)

Sim, Chadwick Boseman está perfeito em "A Voz Suprema do Blues" e merece (como provavelmente vai) levar a estatueta póstuma de "Melhor Ator" nessa edição do Oscar. Mas se tem um outro ator que também entregou uma atuação monstruosa e também merecia levar a douradinha pra casa, ele responde por mr. Anthony Hopkins. Sua performance em "Meu Pai" é um acontecimento a parte e demonstra que mesmo com a idade avançada o talento corre em suas veias.

Injustiças: Mesmo que eu cite ótimas interpretações como a de Tom Holland em "O Diabo de Cada Dia", ou de Mads Mikkelsen em "Druk - Mais Uma Rodada" ou até mesmo de Andy Samberg em "Palm Springs" não tem como dizer que houve injustiça nos cinco indicados ao Oscar nessa categoria.



Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Chloé Zhao (Nomadland)
Quem deve ganhar: Chloé Zhao (Nomadland)

Entre os indicados ao Oscar de "Melhor Direção" não tem quem tenha feito melhor trabalho do que a cineasta chinesa Chloé Zhao em "Nomadland". Com ótimos enquadramentos, um belo uso de plano sequência e extraindo do seu longa tudo do que há de mais contemplativo, Zhao transforma seu filme em uma obra de arte contemporânea.

Injustiças: Se entre os indicados ninguém assusta Chloé Zhao, as coisas poderiam ser diferentes se ao invés de terem indicado Emerald Fennell por "Bela Vingança" a Academia indicasse Florian Zeller que fez um trabalho primoroso em "Meu Pai" ou até mesmo Kurnél Mundruczó que merecia reconhecimento só pelo ótimo plano sequência no início de "Pieces of a Woman".



Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Meu Pai
Quem deve ganhar: Nomadland

Na categoria principal o Oscar pode surpreender assim como fez no ano passado mas tudo indica que a Academia deve gratificar o ótimo "Nomadland" na edição deste ano. Isso não me incomodaria se entre os indicados não tivesse o magnífico "Meu Pai" que se não é o melhor, é um dos melhores filmes do ano. Forte, triste, realista e porque não dizer original, o drama protagonizado por Anthony Hopkins é um soco no estomago e mereceria ser consagrado com tal premiação.

Injustiças: Fora a indicação dos super valorizados "Bela Vingança", "Mank" e "Os 7 de Chicago", a Academia não preencheu novamente as dez vagas possíveis pra essa categoria, dessa maneira deixou de fora obras muito boas como "O Diabo de Cada Dia", "Druk - Mais Uma Rodada", "Pieces of a Woman", a animação "Soul" e até mesmo a divertida "Palm Springs" que mereciam um lugar entre os indicados.


Feito os palpites do blog! Concorda com os meus pitacos? Discorda? Então não deixe de comentar sua opinião e fique atento ao Oscar 2021 que vai ao ar neste próximo domingo no dia 25. 


  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário