domingo, 23 de maio de 2021

CRÍTICA DA SEMANA - #138ª EDIÇÃO

Domingo é dia de Crítica da Semana e já estamos apostos para mais uma análise novinha em folha. O longa da vez é a mais recente animação dos estúdios Disney: "Raya e o Último Dragão". Então ajeita suas criaturas milenares e vamos conferir mais uma análise quentinha do blog.


RAYA E O ÚLTIMO DRAGÃO - 2021

Elenco de Vozes: Kelly Marie Tran, Awkwafina, Gemma Chan, Sandra Oh, Daniel Dae Kim, Izaac Wang, Benedict Wong, Thalia Tran e Alan Tudyk.


SOBRE O FILME:
Após eventos sobrenaturais malignos separarem a fictícia terra de Kumandra durante muitos anos, uma tentativa de união frustrada acaba ocasionando no retorno de criaturas demoníacas e forçando a jovem guerreira Raya a buscar ajuda para o último e perdido dragão milenar que habitam por aquelas terras.
A animação é dirigida pela dupla Carlos López Estrada (responsável pelo drama "Blindspotting" de 2018) e Don Hall (vencedor do Oscar por "Operação Big Hero" de 2014).

PRÓS:
Para falar sobre uma animação nada mais justo do que começar pelos seus quesitos técnicos, afinal trata-se de um dos principais fatores que definem a qualidade de uma obra desse gênero. Assim como de costume, a composição gráfica e visual das animações Disney continuam beirando a perfeição e demonstrando constante evolução. Isso se faz presente na belíssima construção de mundo, personagens mega desenvolvidos e detalhes cada vez mais realistas. Nesse quesito, o céu é o limite para os Estúdios Disney.(2)
Fora o que já foi citado, a produção leva mais meio ponto pela envolvente trilha e os ótimos efeitos sonoros.(0,5)
Apesar da imprevisibilidade que rodeia a estrutura narrativa de quase todos os roteiros dos filmes Pixar/Disney, "Raya e o Último Dragão" tem uma história bem elaborada, amarradinha e que traz alguns elementos que injetam um pouco de novidade e personalidade a trama.(0,5)
O ritmo do longa também merece destaque por se desenvolver de maneira fluida, engajante e gradativa.(0,5)
As sequências de ação e aventura são extremamente bem feitas e contribuem positivamente para o teor de entretenimento da obra.(1)

CONTRAS:
A maioria dos problemas que "Raya e o Último Dragão" apresenta está na previsibilidade de sua estrutura narrativa. Mesmo que bem realizado, a trama perde originalidade ao seguir todos os passos da pré estabelecida cartilha das animações Pixar/Disney.(-0,5)
Essa mesma previsibilidade influencia na trama pois ela perde algumas oportunidades inovadoras e quase acaba flertando com um final anticlimático.(-0,5)
Por fim, vale destacar que devido a um certo grau de complexidade do roteiro esse filme acaba se explicando demais através de flashbacks e repetições propositais que acabam subestimando o seu espectador.(-0,5)


DIAGNÓSTICO DO FILME:
Assim como de costume, "Raya e o Último Dragão" segue todas as estruturas narrativas das animações dos estúdios Disney, mas assim como de costume, o longa é maravilhosamente desenvolvido, beira a perfeição e traz uma trama divertida e muito bem elaborada. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:




E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:



Um comentário:

  1. Achei legalzinho, tem uma estrutura legal, mas a história pra mim, como essa crítica disse, deixou a desejar. Achei confuso.

    ResponderExcluir