segunda-feira, 25 de outubro de 2021

MORTES NO SET DE FILMAGENS

Apesar de tristes e dolorosos, casos trágicos como o que aconteceu recentemente com a diretora de fotografia Halyna Hutchens durante as filmagens do western "Rust" não são novidades em Hollywood. Desde fatos conhecidos até os menos repercutidos, tais acidentes só reforçam que a vida é um sopro e todo cuidado, atenção e um tostão de sorte é sempre bem vindo.


Halyna Hutchens


Ucraniana e com mais de trinta trabalhos na carreira, a cineasta e jornalista Halyna Hutchens foi a mais recente vítima das fatalidades ocorridas nos set de filmagens hollywoodianos. Responsável pela direção de fotografia do faroeste "Rust" que ainda se encontra em estado de pré produção, Halyna foi atingida acidentalmente por um tiro executado por Alec Baldwin, um dos atores e produtores do longa. Neste caso, o diretor Joel Souza também foi atingido por estilhaços e sofreu ferimentos, entretanto sobreviveu ao ocorrido.
O caso ainda está sendo investigado e novos fatos da tragédia vem sendo levantados constantemente, porém familiares da vítima e testemunhas já relataram a favor da inocência de Baldwin que foi registrado aos prantos e em pleno desespero ao descobrir a morte de sua colega de trabalho enquanto saia da delegacia que deu depoimento.

Joi "SJ" Harris


Apontada como a primeira negra a se licenciar motociclista nos Estados Unidos, Joi "SJ" Harris também teve destino trágico nos set de filmagens de "Deadpool 2".
Dublê da personagem Dominó interpretada originalmente por Zazie Beetz, Joi foi vítima de um acidente enquanto filmava uma cena em que dirigia uma moto sem capacete. Numa pequena falha de percurso no qual ela ja tinha ensaiado durante todo aquele dia, a dublê acabou colidindo com uma janela de vidro e acabou falecendo.
Esse era o primeiro trabalho de Joi "SJ" Harris em Hollywood e as investigações que ocorreram posteriormente atribuíram a culpa dessa tragédia aos produtores do longa já que a motociclista foi contratada as pressas para uma função que exigia mais experiência.

Roy Kinnear


Diferentemente dos casos anteriores a vítima dessa tragédia não acabou morrendo necessariamente no set de filmagens mas veio a falecer dias depois por decorrência do ocorrido. 
Enquanto rodava algumas cenas para "O Retorno dos Mosqueteiros" de 1989, o ator inglês Roy Kinnear caiu de um cavalo na cidade de Toledo localizado na Espanha e acabou fraturando a pélvis. Dias depois enquanto se encontrava hospitalizado, Kinnear sofreu um ataque cardíaco e veio a falecer.
Ostentando uma filmografia extensa que contém mais de sessenta trabalhos, o seu trabalho mais conhecido é o clássico "A Fantástica Fábrica de Chocolate" de 1971 aonde interpretou o Sr. Salt.
Na época de sua morte, Roy Kinnear deixou uma esposa e três filhos, entre eles, o ator Rory Kinnear que é o atual intérprete do personagem Bill Tanner da franquia de filmes mais recentes do James Bond.

Vic Morrow


Ainda nos anos 80, vamos falar de um dos casos mais trágicos já registrados em um set de filmagens na história da sétima arte.
Produzido por Steven Spielberg e co-dirigido por John Landis, "No Limite da Realidade" de 1983 é uma obra cinematográfica baseada na série televisiva de grande sucesso "The Twilight Zone" que aqui no Brasil ficou conhecida como "Além da Imaginação". O seu vasto elenco contava com o clássico ator Vic Morrow que protagonizava um dos segmentos da trama. Em uma sequencia aonde o seu personagem resgatava duas crianças dos escombros da guerra, o helicóptero que estava em cena se desequilibrou e suas hélices acabaram decapitando Vic vitimando também os garotinhos.
Tanto Landis quanto Spielberg foram processados pelo resultado da tragédia, as leis trabalhistas para atores mirins sofreram mudanças e a cena do acidente está disponível no Youtube. 

Jon-Erik Hexum


Mesmo que não sendo um grande nome dos cinemas e a tragédia que custou sua vida não tenha acontecido necessariamente em um set de filmagem cinematográfico, o ator Jon-Erik Hexum merece ser lembrado na matéria especial de hoje.
Aliando talento e beleza, Hexum acabou ganhando notoriedade por estrelar séries televisivas, porém seu sonho era se tornar um astro hollywoodiano e mostrar que era muito mais do que simplesmente um galã. Chegou até a contracenar com a lendária atriz Joan Collins no longa "Criando um Top Model" de 1983 no qual chegou a movimentar os tabloides que acusavam um affair entre os dois. Entretanto, um ano após o lançamento do longa, Hexum acabou atirando em si mesmo com uma arma carregada de festim de maneira acidental enquanto aguardava entediado as transições das filmagens da série "Retrato Falado" no qual era um dos protagonistas. Mesmo não sendo um projétil verdadeiro, o impacto do festim foi o suficiente para ferir gravemente o ator que viria a falecer horas depois.

Brandon Lee


E claro, não podemos tocar nesse assunto delicado sem mencionar aquele que talvez seja o caso mais famoso de uma morte em set de filmagens: a tragédia envolvendo Brandon Lee, ator promissor e filho de ninguém menos que a lenda Bruce Lee.
Diferente do que muitos pensam, "O Corvo" de 1994 não é o primeiro filme da carreira de Brandon mas foi sem dúvidas, seu trabalho de mais projeção. E foi justamente nele que o acidente que lhe custou a vida aconteceu.
De maneira bem similar ao ocorrido com Alec Baldwin recentemente, Brandon Lee morreu em cena após ser atingido por uma bala de verdade disparada acidentalmente pelo ator Michael Massee em um evento recheado de falhas graves da equipe de produção e uma dose de falta de sorte.
A morte de Brandon acabou de certa forma dando uma mística para o longa e acabou alavancando no seu sucesso de bilheteria.



Então é isso meus amigos! Finalizamos mais uma matéria especial listando e de certa forma prestando nossas condolências a estas e tantas outras pessoas que se foram enquanto tentavam nos fornecer um pouco mais daquilo que consideramos o melhor entretenimento do mundo que é o cinema. Que estejam todos em um bom lugar!






    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário