domingo, 6 de março de 2022

ASTROS QUE MERECIAM UM OSCAR

Ainda tratando o Oscar como o assunto central no blog, hoje vamos destacar nomes de grandes atores, atrizes e diretores que já deveriam ter mas ainda não ostentam uma estatueta dourada em suas estantes chiques. Lembrando que esse post pode envelhecer mal já que todos que serão citados nessa matéria ainda podem ser congratulados com essa que é a premiação mais honrosa da sétima arte. Dito isso, vamos ao que interessa...

Edward Norton


Metódico, versátil e extremamente talentoso, Edward Norton se firmou como uma das estrelas mais importantes de Hollywood desde que começou a chamar atenção ao estrelar o suspense "As Duas Faces de Um Crime" de 1996 que é um dos seus primeiros trabalhos no cinema. Três anos após o seu debute, Norton já recebia sua segunda indicação ao Oscar pela sua performance em "A Outra História Americana" naquela que considero uma das melhores interpretações masculinas dos últimos vinte e cinco anos. Naquela ocasião o ator acabou sendo injustiçado pela Academia que achou melhor presentear o italiano Roberto Benigni pela sua atuação em "A Vida é Bela". De lá para cá, Norton foi indicado apenas mais uma vez por "Birdman" de 2014 e ainda segue na busca de sua estatueta dourada que já deveria estar em suas mãos a mais de duas décadas.


Will Smith


Conhecido no mundo todo pelos seus blockbusters arrasadores como "Bad Boys" de 1995, "Independence Day" de 1996 e "MIB: Homens de Preto" de 1997 a ideia de ter um Oscar parecia não fazer parte da realidade de Will Smith. Isso, até o ator começar a investir um pouco mais no seu lado mais dramático e começar a protagonizar obras mais densas e com melhor adesão por parte da Academia. Sua primeira indicação veio em 2002 ao estrelar o biográfico "Ali" dando vida a Muhammad Ali mas acabou perdendo para Denzel Washington por sua performance em "Dia de Treinamento". Mas foi no Oscar de 2007 que o ator merecia, de fato, levar a estatueta pra casa pela sua belíssima atuação em "À Procura da Felicidade". Mesmo sendo um dos grandes favoritos viu o Oscar ser entregue para Forrest Whitaker pela seu ótimo trabalho em "O Último Rei da Escócia". 
Nesta edição que está por vir Will Smith volta a concorrer a estatueta por sua atuação em "King Richard" e é tido como um dos nomes mais fortes para levar a premiação e deixar de vez essa lista tão amarga.

Glenn Close


Sabe qual a diferença entre as divas Meryl Streep e Glenn Close? O Oscar. Se enquanto Meryl tem uma estante repleta dessas estatuetas, Glenn não tem nenhum pra chamar de seu. E vale dizer que oportunidades não faltaram. Desde sua primeira indicação em 1983 pelo filme "O Mundo Segundo Garp" até hoje foram oito indicações e oito derrotas. Apesar de ter concorrido em papéis que entraram para a história do cinema como em "Atração Fatal" de 1987, "Ligações Perigosas" de 1988 e "Albert Noobs" de 2011 talvez o que mais tenha doído foi em umas de suas indicações mais recentes. Dada como a grande favorita na edição de 2019 pelo seu maravilhoso desempenho em "A Esposa", viu seu sonho ruir mais uma vez ao ver a estatueta sendo entregue a Olivia Colman que também esta ótima em "A Favorita".
Mesmo sendo o nome que mais recebeu indicações sem sequer receber um prêmio, não dá pra duvidar que logo menos a lendária atriz também receberá o seu Oscar tamanho o poder de seu talento.

Tom Cruise


Outro grande astro que ainda não teve a glória de receber uma estatueta dourada foi a estrela hollywoodiana Tom Cruise. Ator de renome astronômico desde os anos 80, Tom coleciona filmes de sucesso gigantesco e atuações que ficaram marcadas na história da sétima arte. Mesmo com um currículo vasto de grandes produções, o astro concorreu ao Oscar em apenas três ocasiões e saiu derrotado em todas elas. A primeira indicação veio em 1990 com a sua fortíssima interpretação em "Nascido em 4 de Julho" aonde ficou provado que Tom não tinha apenas beleza mas também muito talento. Sete anos depois ele voltaria a ser lembrado pela Academia ao protagonizar o superestimado "Jerry Maguire", longa que chegou a dar a estatueta para Cuba Gooding Jr. na categoria de "Melhor Ator Coadjuvante" mas não fez o mesmo por Tom. A sua terceira e até então, última nomeação ao prêmio foi em 2000 por sua participação em "Magnólia" porém com a concorrência fortíssima que teve naquela edição o ator acabou ficando no quase mais uma vez.

Emily Watson


Outra grande atriz que já deveria ter uma estatueta do Oscar para chamar de seu é a talentosíssima Emily Watson. Conhecida por interpretações fortíssimas tanto no cinema independente como no cenário comercial, Watson teve seu auge em meados dos anos 90 quando recebeu suas duas indicações a categoria de "Melhor Atriz" em um curto espaço de três anos. Na primeira vez que concorreu foi justamente pelo seu trabalho de estreia como protagonista de um dos melhores filmes de Lars Von Trier: o doloroso "Ondas do Destino". Mesmo sendo uma das mais cotadas a levar o Oscar pra casa, acabou sendo superada por Frances McDormand que venceu pela sua performance em "Fargo". Entretanto, sua derrota mais dolorosa aconteceria duas edições depois, mais precisamente no ano de 1999, onde Watson e mais três atrizes seriam injustiçadas pela Academia ao serem preteridas por Gwnethy Paltrow por sua atuação insossa em "Shakespeare Apaixonado". Desde então Emily Watson não foi mais nomeada para nenhuma indicação, algo que não condiz com o imenso talento que essa poderosa atriz possui.

Quentin Tarantino


Esse é o momento que o internauta mais antenado se revolta e fala: "Ei, mais peraí... o Quentin Tarantino já ganhou Oscar". E é verdade. Tarantino de fato já recebeu a estatueta em duas ocasiões mas nenhuma pela categoria que melhor o define que é a de "Melhor Direção". Agraciado por ter feito o "Melhor Roteiro Original" nas edições de 1995 por "Pulp Fiction" e em 2013 por "Django Livre", o cineasta responsável por clássicos do cinema recente como "Cães de Aluguel", "Kill Bill" e "Bastardos Inglórios" disputou o prêmio de melhor realizador em três oportunidades e bateu na trave em todas elas. Na primeira vez, mesmo sendo taxado como o franco favorito o diretor acabou perdendo para Robert Zemeckis que dirigiu "Forrest Gump". O mesmo aconteceu em 2010 (quando perdeu para Kathryn Bigelow por "Guerra ao Terror") e em 2020 (perdendo para Bong Joon-ho por "Parasita"). Fortes rumores indicam que o próximo filme que será lançado por Tarantino será o último de sua carreira como cineasta. Que seja essa então, a obra que enfim congratule o diretor com o prêmio que falta em sua cabeceira.

Woody Harrelson 


Por fim, vamos falar de um outro nome que não só merecia ter um Oscar na sua prateleira como merecia ter recebido muito mais indicações para a premiação do que ja teve. Versátil, carismático e dono de uma presença inigualável em cena, Woody Harrelson é um dos poucos astros hollywoodianos que vem se mantendo em alta na carreira desde os anos 80. Presente em diversos filmes épicos como "Assassinos por Natureza" de 1994, "Kingpin" de 1996, "Onde os Fracos não tem Vez" de 2007, "Zumbilândia" de 2009 entre outros, Harrelson foi lembrado pela Academia em apenas três ocasiões: Em 1997 quando protagonizou "O Povo Contra Larry Flynt", em 2010 pelo drama "O Mensageiro" e mais recentemente em 2018 por sua belíssima performance em "Três Anúncios Para Um Crime". Em nenhuma dessas oportunidades a estatueta veio. 


Nomes devidamente listados em mais uma matéria especial sobre o Oscar. Curtiu? Faltou alguém nessa lista? Então comenta, curte, compartilhe e claro, deixa seu like na nossa página do Facebook.














2 comentários:

  1. Faltou citar Willen Dafoe, um dos grandes atores em qualquer tempo, com vasta filmografia com grandes desempenhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Nelson!!! Realmente o Dafoe já merecia ter um Oscar na prateleira por pelo menos umas três oportunidades

      Excluir